SEKAI NO UCHINACHU TAIKAI: Vice-governador de Okinawa divulga o ‘6º Encontro Mundial’

A Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) foi sede de um encontro com diversas lideranças, personalidades e interessados em cultura japonesa em geral, no dia 11 e fevereiro. Na ocasião, o vice-governador de Okinawa, Mitsuo Ageda, acompanhado de uma comitiva oficial, deu detalhes sobre o “6º Sekai no Uchinanchu Taikai – Encontro Mundial de Okinawanos”, a ser realizado entre os dias 26 e 30 de outubro, no Japão.

 

Apresentação do 6º Encontro Mundial aconteceu na sede da Associação Okinawa do Brasil (Foto: divulgação)

Apresentação do 6º Encontro Mundial aconteceu na sede da Associação Okinawa do Brasil (Foto: divulgação)

 

Recepcionado pelo presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro, diretoria, ex-bolsistas de Okinawa (Urizun), e pelo vereador Ushitaro Kamia, além da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, o grupo que desembarcou no Brasil foi composto por sete pessoas.

Além do vice-governador, estavam presentes o seu secretário Kazuharu Omine; o diretor geral do Departamento de Cultura, Turismo e Esportes, Mitsuyuki Maeda; o diretor geral do Comitê Executivo do Uchinanchu Taikai, Takashi Yonamine; o chefe do departamento de Propaganda e Marketing do Comitê Executivo do Uchinanchu Taikai, Kenta Shimoji; o intérprete do Comitê Executivo, Arturo Toyama Higuti; além da representante executiva do WYUA (Worldwide Youth Uchinanchu Association – Associação Mundial dos Jovens Okinawanos), Minami Tamamoto.

Antes de desembarcar na capital paulista, a comitiva passou por Santa Cruz (Bolívia), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina). Realizado de cinco em cinco anos, sempre em Okinawa, o Uchinanchu Taikai tem como objetivo promover e celebrar o encontro dos okinawanos (uchinanchu) e seus descendentes espalhados por todo o mundo e, ainda, proporcionar a oportunidade única de estabelecer uma conexão com a natureza, a cultura e o povo de Uchina, além de fortalecer os laços com a terra-mãe.

Em sua sexta edição, o evento espera um grande engajamento: mais de 300 mil pessoas, sendo uma boa parte de países como Brasil, Havaí, Bolívia, Peru, França, Estados Unidos, dentre outros. De fora, são esperados mais de 5 mil okinawanos, sendo que  Brasil e Estados Unidos costumam enviar as maiores delegações, com cerca de mil integrantes cada.

 

O vereador Ushitaro Kamia homenageou o vice-governador (Foto: divulgação)

O vereador Ushitaro Kamia homenageou o vice-governador (Foto: divulgação)

 

Surpresas – Ageda destacou a força da comunidade okinawana no Brasil, esperando uma grande adesão dos brasileiros na edição deste ano do encontro. “É um grande prazer estar no Brasil para reencontrar amigos e fazer o convite especial para o ‘Uchinanchu Taikai’. Nesta edição, muitas surpresas estão sendo preparadas e muitos ‘irmãos’ são esperados. De todos os países, porém, o Brasil sempre é marcante, com sua alegria e criatividade. Tenho certeza que nosso reencontro, lá em Okinawa, será emocionante”, ressaltou Ageda.

Presente no bate-papo, o vereador Ushitaro Kamia homenageou o vice-governador com uma placa oficial da Câmara Municipal. Para o parlamentar – descendente de okinawanos -, a vinda da comitiva reforça ainda mais a necessidade de manter o elo forte entre Brasil e Okinawa.

“É sempre um grande prazer recepcionar autoridades de Okinawa e poder prestar uma singela homenagem. O encontro mundial é uma forma de levarmos adiante a nossa cultura, pois, de geração em geração, mantemos todo o legado dos nossos antepassados. É primordial, portanto, manter viva a chama do Uchinanchu Taikai e incentivar os jovens a participarem”, disse Kamia.

 

Ichariba Chodee – Reconhecidos pela receptividade, os okinawanos preparam uma grande festa, tendo como lema a expressão “Ichariba Chodee” (A partir do momento em que nos conhecemos, somos como irmãos). Assim, serão três dias de muita festa e confraternização, com shows musicais, teatro, danças típicas e gastronomia. Tudo para manter intacto o espírito de solidariedade e os laços inexoráveis de seus descendentes.

“Será uma oportunidade de revermos familiares, encontrarmos amigos e confraternizar com uchinanchus do mundo inteiro. Nossos esforços serão para reunirmos um grupos grande, representativo. Trata-se de uma rara oportunidade de mostrar toda a nossa alegria e satisfação para os okinawanos de todo o mundo, destacou o presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro.

 

Transformações – Um dos 15 embaixadores brasileiros da Boa Vontade – são cerca de 150 no mundo todo, indicados na primeira edição do evento –  e presente em todas as edições do Encontro, Shinji Yonamine lembra que, desde 1900, quando teve início a emigração okinawana, até a realização do primeiro Seikai no Uchinanchu Taikai, em 1990, “o mundo passou por uma série de transformações”. “Desde a implantação do sistema de discagem direta internacional até o skype e o whatsapp, passando pela videoconferência, Internet e o celular. São conquistas que não tem retrocesso”, conta Yonamine, destacando que ao longo das cinco edições igualmente foram idealizados projetos importantes como a Associação Internacional Uchinanchu de Comercio (WUB)  – entidade que ele próprio presidiu entre 2005 e 2008 – o Niseta Tour e o Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai (Encontro Mundial de Jovens Okinawanos).

“Além dessa integração entre as comunidades internacionais e a possibilidade de melhorar essa relação a cada ano que passa, o Encontro Mundial de Okinawanos oferece uma oportunidade única de voltar para a sua terra de origem. As pessoas ficam muito emocionadas quando chegam em Okinawa e retornam aos países que residem com outro espírito. Esse sentimento tem sido muito positivo”, explica Yonamine.

 

Como participar – Para participar dos eventos oficiais do “6° Festival Mundial Uchinanchu”, incluindo a abertura e encerramento no Okinawa Cellular Stadium em Naha, será necessário adquirir uma credencial. Os interessados devem entrar em contato com as agências oficiais. São elas:

Interban Turismo – Telefone: 11/(32850411). Site: www.interbanturismo.com.br

Oshiro Turismo – Telefones: 11/2941-9025 / 2294-1131. Site: www.oshiroturismo.com.br

Travel Way: www.travelway.tur.br

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    Related Post

    FILOSOFIA ESPIRITUALISTA: Câmara Municipal de São ... Por iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB), foi realizada na manhã da última segunda-feira (3), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo,...
    MUSICA: Zabaione Musicale encerra temporada do ‘Co...   A Comissão de Música do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza neste domingo (9), às 11h, no Pequ...
    LITERATURA: Livro aborda as Copas pelo olhar de um... O jornalista Gilson Yoshioka trabalhou no Jornal Nippak (foto: divulgação) A Copa do Mundo é nossa. Mas será que todos podem compartilhar dessa pa...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *