SEKAI WAKAMONO UCHINANCHU TAIKAI: Encontro Mundial de Jovens visa preservar identidade e divulgar cultura via redes sociais

 

A comunidade okinawana, em especial os jovens residentes no Brasil, já estão em contagem regressiva para o 1º Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai (Encontro Mundial de Jovens Okinawanos), que será realizado de 25 a 29 de julho, com atividades na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) e no Centro Cultural Okinawa do Brasil (Diadema).

O objetivo do evento, cuja segunda edição está marcada para o Havaí, é promover o intercâmbio entre os jovens uchinanchus do mundo e Okinawa, e passar a identidade uchiná para as novas gerações. Devem participar jovens da Argentina, Peru, Bolívia, Estados Unidos, Havaí, Inglaterra, França, Japão, Taiwan e China. Apenas de Okinawa, são aguardados 30 representantes. O Brasil deve mobilizar todas as 44 subsedes espalhadas pelo território brasileiro.

 

Niseta, realizado em janeiro, reuniu jovens da América do Sul (Foto: arquivo/aldo shiguti)

 

A organização é da Associação Mundial de Jovens Uchinanchus e co-organização da AOKB e Urizun-kai (Círculo de Bolsistas de Okinawa). A programação (confira em: http://www.urizun.blogspot.com.br/2012/06/wakamono-uchinanchu-taikai-programacao.html) inclui Campeonato de Vôlei, Artesanato de shisá, Festival de Curtas Metragens, Concurso de Karaokê e Visitas a Empresas de Imigrantes Uchinanchus, entre outras atividades.

No dia 28 acontece a Conferência Internacional de Jovens, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No dia 29 de julho, os jovens participarão de um dos maiores eventos da comunidade okinawana no Brasil: o Eisá Matsuri e Kyodo Matsuri, que será realizado no CCOB, em Diadema. Nesse dia haverá apresentação do Ryukyu Stomp e visita ao Memorial do Imigrante Okinawano.

Na noite do dia 26 está previsto o home stay na casa de uma família uchinanchu. O objetivo é fazer com que os jovens de foram possam conhecer um pouco o dia a dia de uma família no Brasil.

 

Como surgiu – Segundo o presidente da AOKB, Shinji Yonamine a ideia de realizar o Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai surgiu durante o 5º Uchinanchu Taikai, Festival Mundial realizado de cinco em cinco anos.
“Em 2011, foi criada uma organização de jovens, Wakamono Jimukyoku, e alguns membros do Urizun participaram das atividades desenvolvidas. Uma das propostas apresentadas e aprovadas, foi a de que em 2012 fosse realizado o Wakamono Uchinanchu Taikai no Brasil”, conta Yonamine, lembrando que durante a segunda edição do Uchinanchu Taikai, iniciou-se também, simultaneamente, o Encontro de Jovens, que a partir de 2006 passou a ser anual.
“Este Encontro ocorre em julho e reúne jovens de 13 a 18 anos, sempre em Okinawa. Este mês, estamos enviando dois representantes da AOKB e dois de Campo Grande”, explica, acrescentando que “um encontro completa o outro”.

 

Redes sociais – Segundo Yonamine, que em junho participou da cerimônia oficial das comemorações dos 40 anos da devolução de Okinawa, a ideia destes encontros é atrair a participação dos jovens e usar as redes sociais para promover a interação entre eles, fortalecendo as relações entre os okinawanos e seus descendentes no mundo.
“Sempre foi nosso sonho fazer com que os jovens participassem desta transição até porque o número de isseis está diminuindo cada vez mais Fazemos parte da terceira geração de uma corrente migratória e se antes a transmissão da cultura era uma preocupação, hoje ela pode ser encarada de forma mais tranqüila devido as redes sociais”, conta Yonamine, lembrando que o Niseta Tour Brasil – 5º Encontro Juvenil de Integração Uchinanchu, realizado em janeiro deste ano na AOKB e no CCOB com a participação de cerca de 60 jovens do Brasil, Peru, Bolívia e Argentina, foi uma espécie de “laboratório” para o Encontro Mundial. “A realização ficou a cargo dos jovens e eles mostraram que são capazes”, afirma Yonamine.
(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

II SEMANA DO JAPÃO NA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE... De haicai à meditação, semana japonesa na Biblioteca Mário de Andrade terá várias atrações De 18 a 24 de julho, acontece a II Semana do Japão na Bibl...
CINEMA ao ar livre: Casa das Rosas exibe filmes em... As exibições são gratuitas e contam com o apoio da Fundação Japão   A partir do próximo dia 8 de agosto, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo ...
ENTIDADES NIKKEIS DO INTERIOR: 3º ENCONTRO DE ENTI... A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão e a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, com apoio da  Uces ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *