SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Um acordar insólito

 

Você já leu o romance Metamorfose, de Kafka? O personagem acorda um dia e constata que tinha se transformado em uma barata.

No meu caso não foi tão espetacular assim. Mas ao acordar no dia do meu aniversário, ao fazer 74 anos, senti-me um tanto esquisito: algo disse-me que o prazo da minha validade tinha vencido. Foi um pressentimento repentino. E senti uma fragilidade incrível. Aquele mundo que vivi parecia estar desmoronando.

E o passado começou a ser exibido como num filme na memória. Embora minha vida tivesse sido constante contradição, faria tudo diferente se tivesse outra oportunidade. Não que me arrependesse do que fiz. Mas para que ter vivido esses anos todos se não acrescentasse algo mais?

Pelo menos aquele comprometimento não teria mantido com aquele lema. A teimosia de falar:  Perco um amigo, mas não perco uma boa piada.

Perdi muitos amigos e as piadas nem sempre foram boas, pois nem sequer lembro delas.

É a conclusão ao chegar nesse patamar da vida. Teria deixado as piadas de lado e empenhado mais em preservar os amigos. Pelo menos, um.

 

 

(Shigueyuki Yoshikuni é jornalista e reside em Lins, também colunista do jornal Correio de Lins, colaborador do Jornal da Colônia de Araçatuba e do Jornal das Nações de Àguas de Prata, e diretor de comunicação do Bunkyo de Lins)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Grande Culto no Templo Taise...   Em memória pelos 550 anos do falecimento do Mestre Nitiryu Daishounin (1385-1464), um dos pilares desse ramo Budista – HBS – Budismo Primord...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Patriarca dos Yassunagas, Ta...   A festa foi no dia 30, no sítio da família, Bom Sucesso, Promissão, com farta comida típica e cantorias e cerca de 250 convidados. E aprovei...
AKIRA SAITO: NUNCA ABANDONE O CAMINHO “Os antigos Samurais eram conhecidos por suas habilidades com o manuseio da espada, mas principalmente por sua palavra e honra”   Os tempos e...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *