SHOGUI: Associação Brasileira realiza Campeonato no próximo dia 9

Jogo bastante praticado no Japão mas ainda pouco divulgado no Brasil, o shogi (ou shôgui, em português) – também conhecido como xadrez japonês – está ganhando cada vez mais adeptos no país. Em parte, resultado do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira, cuja sede fica bem no “coração” da Liberdade – principal reduto da comunidade nikkei em São Paulo. Com o intuito de divulgar o jogo também entre os não descendentes de japoneses, a entidade elegeu, como um de seus vice-presidentes, o professor de xadrez James Mann de Toledo, um descendente de alemães com espanhóis.

 

James Mann de Toledo com Yasuji Baba e Koyu Yamada, presidente da Associação Brasileira de Shogui (Foto: Aldo Shiguti)

James Mann de Toledo com Yasuji Baba e Koyu Yamada, presidente da Associação Brasileira de Shogui (Foto: Aldo Shiguti)

 

Casado com uma nissei, James explica que conheceu o shogui através de seu filho, Nicholas, há aproximadamente oito anos. “Ele aprendeu com o avô materno e certa ocasião apareceu com um tabuleiro em casa. Achei muito interessante porque o jogo é muito semelhante ao xadrez”, lembra James, que por conta própria decidiu se aperfeiçoar e, por acaso, acabou descobrindo a entidade. Hoje, não só é o atual vice-presidente como também encaminhou a filha, Livia, de 12 anos.

“Antes de ser eleito vice-presidente eu já divulgava o shogui em escolas e associações. A diferença é que agora o faço de forma oficial”, destaca James, afirmando que “cem por centos dos praticantes de shogui também jogam xadrez”. “A parte básica é a mesma”, diz.

Para quem conhecer um pouco mais sobre esse milenar jogo, a Associação Brasileira de Shogui realizará no próximo sábado (9), a partir das 10 horas, na sede da entidade, o Campeonato Brasileiro. A competição deve reunir cerca de 100 participantes de várias faixas etárias de São Paulo e também de outros Estados. Os jogadores serão divididos por idade: crianças, de 8 a 18 anos, e adulto, a partir dos 18 anos, e por dan. A taxa de participação é de R$ 50,00 (isento para crianças).

 

Brasil conta atualmente com cerca de 300 federados (Foto: divulgação)

Brasil conta atualmente com cerca de 300 federados (Foto: divulgação)

 

De acordo com o presidente da associação, Koyu Yamada, a entidade conta hoje com cerca de 60 associados. “Mas no Brasil temos aproximadamente 300 federados que participam regularmente das competições”, conta Yamada, acrescentando que a associação realiza três competições no decorrer do ano – em fevereiro, maio e agosto.

“Excepcionalmente neste ano, o Campeonato Brasileiro de agosto será antecipado para julho para coincidir com a visita de um profissional do Japão que estará visitando o Brasil nessa data. Além de prestigiar nosso campeonato, ele participará também do Festival do Japão”, diz Yamada, referindo ao evento realizado anualmente pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e que este ano chega a sua 18ª edição nos dias 24, 25 e 26 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (zona Sul de São Paulo), com o tema “120 Anos de Amizade Brasil-Japão”.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

Campeonato Brasileiro de Shogui

Quando: Dia 9 de maio, a partir das 10 horas

Onde: Associação Brasileira de Shogui (Rua Galvão Bueno, 17 – 3º andar – Liberdade)

Informações pelo tel.:

11/3209-7687

Täxa de inscrição: R$ 50,00 (isento para crianças)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: 46º Festival de Danças Folclóricas Int... Acontece neste fim de semana (23 e 24), no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da...
JCI BRASIL: Rafael Jun Mabe assume como presidente... Rafael Jun Mabe tomou posse como novo presidente nacional da JCI Brasil (sigla para Junior Chamber International ou Câmara Junior Internacional), para...
FALECIMENTO: Samuel Massanori Yoshida morre em SP ... O advogado Samuel Massanori Yoshida faleceu no ultimo dia 19 de fevereiro devido a complicações de um câncer. O corpo foi sepultado no Cemitério Geths...
PARQUE DO CARMO: FEDERAÇÃO DE SAKURA E IPÊ REALIZA... Começa nesta sexta-feira, 4, e prossegue no sábado e domingo (5 e 6), no Parque do Carmo, a 39º Festa das Cerejeiras. Com o apoio da Secretaria do Ver...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *