SILVIA IN TOKYO: INICIATIVA: MÚSICA SEM FRONTEIRAS

⇒ Texto enviado por Melissa Sanada, de Gunma

 

resized_musico

 

 

O projeto se iniciou com o intuito de unir a comunidade japonesa com a comunidade estrangeira através da música. Observamos que além da falta de integração, o interesse dos jovens pela música é grande, mas que há dificuldades por conta do idioma e pelo alto custo de investimento com cursos particulares.

Através da ajuda e aconselhamento de profissionais, o responsável Rafael Kinoshita conseguiu que o projeto se fortalecesse e fosse realizado. As aulas são oferecidas gratuitamente para jovens com idades de seis a dezoito anos e para adultos em classes separadas. O objetivo é concretizar uma orquestra de jovens estrangeiros, fazendo com que nossa comunidade esteja mais presente e possa contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

O grupo ganha apoio da orquestra japonesa Japan Junior Orchestra, comandada pelo maestro senhor Minami Shinichi. A orquestra foi fundada em 1983 e desde então já teve mais de 2000 alunos. Eles já participaram em mais de 50 concertos fora do Japão, incluindo países como Áustria (Viena), Estados Unidos (Nova York), Inglaterra (Londres) e outros. O maestro é formado na Faculdade de Música de Viena e já lecionou para estrangeiros dentro de seu grupo. “Estarei me esforçando para transmitir os mesmos ensinamentos a esse novo grupo formado por estrangeiros. Conto com a ajuda dos alunos e de suas famílias”.

Inicialmente, o projeto ganhou apoio do Consulado Geral do Brasil, que estará acompanhando as aulas e investigando como o grupo poderá ser aprimorado, contribuindo com a solução de eventuais problemas. A colaboração do Consulado foi de essencial ajuda para o contato das escolas interessadas.

Desde a sua criação, o realizador pesquisou como solucionar o problema físico, ou seja, o acesso dos alunos aos instrumentos, já que o grupo não dispõe de instrumentos para empréstimo. Sabendo da dificuldade financeira de muitas famílias também, o grupo tem realizado rifas e tentado captar recursos através de patrocínio para a compra desses instrumentos. A dificuldade de um grupo novo é grande, mas acreditamos que com o esforço de todos conseguiremos alcançar e solucionar todas as dificuldades.

Sabemos que tocar algum instrumento nos traz benefícios essenciais para nosso desenvolvimento pessoal. Mas além disso, o projeto espera que os alunos possam viver uma experiência inesquecível e que levem consigo para suas futuras gerações. Que perseverem e conquistem seus espaços onde estiverem, contribuindo sempre em prol de uma sociedade cada vez melhor.

anbaConheça mais as atividades da ANBA (Associação Nipo Brasileira de Arte e Música)

 

 

Fonte:SILVIA-IN-TOQUIO

SILVIA KIKUCHI

SILVIA KIKUCHI

é jornalista há 16 anos da International Press, Ipc digital e telejornalista da IPCTV, agora lança seu próprio blog: http://silviakikuchi.jp/
SILVIA KIKUCHI

Últimos posts por SILVIA KIKUCHI (exibir todos)

     

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *