SILVIA IN TOKYO: JAPÃO PERDE 1 MILHÃO DE HABITANTES

ÚLTIMO CENSO REVELA QUE A POPULAÇÃO ENCOLHEU PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DESSAS ESTATÍSTICAS, EM 1920

 

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

Em números exatos, o Japão registrou 947 mil pessoas a menos no último censo demográfico. Até outubro de 2015 o país tinha 127,1 milhões de habitantes, ou seja, uma queda de 0,7% em comparação ao censo anterior de 2010.

A queda populacional é a primeira registrada no censo, desde o início dessas estatísticas, em 1920. E nos faz lembrar que estamos diante de um dos países que mais rapidamente encolhem no mundo.

MAIS IDOSOS, MENOS BEBÊS

A queda já era esperada. Entre os motivos, estão a queda da taxa de natalidade e escassez de imigrantes.

A isso, se soma o rápido aumento da população idosa, que contribui para a estagnação da economia e crescentes custos de saúde pública.

A população japonesa começou a diminuir em 2004 e atualmente é o país que mais rápido envelhece no mundo.

Mais de 22% dos japoneses têm hoje 65 anos ou mais, segundo o censo realizado pelo governo. Para 2060 o número de habitantes deve reduzir para 87 milhões, dos quais quase 40% estarão na idade da aposentadoria.

“É necessário estabelecer uma estrutura social para conter a queda”, disse Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete.

QUAL A TAXA DE NATALIDADE DO JAPÃO?

No Japão, a taxa de natalidade é de 1,4 filho por mulher. As economias mais avançadas estabelecem uma taxa de 2,1 filhos para conseguir uma estabilidade demográfica.

Uma das medidas tomadas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe foi criar o novo Ministério “dos 100 milhões de cidadãos ativos”, que tem como objetivo elevar a taxa de natalidade para 1,8. Abe também prometeu melhorar os incentivos fiscais e cuidados infantis.

Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade é notavelmente baixa, se igualando ao Japão, mas o país recebe mais de 1 milhão de imigrantes por ano e é um dos que mais crescem democraticamente no mundo.

 

 

Fonte:SILVIA-IN-TOQUIO

 

SILVIA KIKUCHI

SILVIA KIKUCHI

é jornalista há 16 anos da International Press, Ipc digital e telejornalista da IPCTV, agora lança seu próprio blog: http://silviakikuchi.jp/
SILVIA KIKUCHI

Últimos posts por SILVIA KIKUCHI (exibir todos)

     

    Related Post

    JAPÃO/COMUNIDADE JAPONESA / BELEZA: Miss Nikkey 20... tradicional concurso de beleza da comunidade brasileira no Japão, o Miss Nikkey, começou a receber inscrições de candidatas. O evento, realizado há 11...
    POLÍTICA: Ihoshi assume terceiro mandato com todas... A comunidade nipo-brasileira não poderia desejar um início de ano melhor. Reeeleito para seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, com 88.070 voto...
    FILOSOFIA ESPIRITUALISTA: Câmara Municipal de São ... Por iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB), foi realizada na manhã da última segunda-feira (3), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo,...
    RIO NIKKEI: Noite do Japão, Nota 10!   Os participantes de eventos, que já conhecem a  Associação Nikkei do Rio de Janeiro, tiveram surpresa agradável em 9 de março de 2013, nesse...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *