SILVIA IN TOKYO: JAPÃO PERDE 1 MILHÃO DE HABITANTES

ÚLTIMO CENSO REVELA QUE A POPULAÇÃO ENCOLHEU PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DESSAS ESTATÍSTICAS, EM 1920

 

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

Em números exatos, o Japão registrou 947 mil pessoas a menos no último censo demográfico. Até outubro de 2015 o país tinha 127,1 milhões de habitantes, ou seja, uma queda de 0,7% em comparação ao censo anterior de 2010.

A queda populacional é a primeira registrada no censo, desde o início dessas estatísticas, em 1920. E nos faz lembrar que estamos diante de um dos países que mais rapidamente encolhem no mundo.

MAIS IDOSOS, MENOS BEBÊS

A queda já era esperada. Entre os motivos, estão a queda da taxa de natalidade e escassez de imigrantes.

A isso, se soma o rápido aumento da população idosa, que contribui para a estagnação da economia e crescentes custos de saúde pública.

A população japonesa começou a diminuir em 2004 e atualmente é o país que mais rápido envelhece no mundo.

Mais de 22% dos japoneses têm hoje 65 anos ou mais, segundo o censo realizado pelo governo. Para 2060 o número de habitantes deve reduzir para 87 milhões, dos quais quase 40% estarão na idade da aposentadoria.

“É necessário estabelecer uma estrutura social para conter a queda”, disse Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete.

QUAL A TAXA DE NATALIDADE DO JAPÃO?

No Japão, a taxa de natalidade é de 1,4 filho por mulher. As economias mais avançadas estabelecem uma taxa de 2,1 filhos para conseguir uma estabilidade demográfica.

Uma das medidas tomadas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe foi criar o novo Ministério “dos 100 milhões de cidadãos ativos”, que tem como objetivo elevar a taxa de natalidade para 1,8. Abe também prometeu melhorar os incentivos fiscais e cuidados infantis.

Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade é notavelmente baixa, se igualando ao Japão, mas o país recebe mais de 1 milhão de imigrantes por ano e é um dos que mais crescem democraticamente no mundo.

 

 

Fonte:SILVIA-IN-TOQUIO

 

SILVIA KIKUCHI

SILVIA KIKUCHI

é jornalista há 16 anos da International Press, Ipc digital e telejornalista da IPCTV, agora lança seu próprio blog: http://silviakikuchi.jp/
SILVIA KIKUCHI

Últimos posts por SILVIA KIKUCHI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Responsável pelo restauro do Pavilhão ... Depois de receber a visita de Suas Aletzas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera (z...
    TÊNIS DE MESA: 66º Campeonato Brasileiro Intercolo... 17Todo segundo domingo do mês de setembro acontecem as seletivas regionais para a formação das equipes para o Campeonato Brasileiro Intercolonial do a...
    ELEIÇÕES 2012: Prefeito eleito de Janaúba, Yuji Ya...   Você, provavelmente, ainda não deve ter ouvido falar de Janaúba. Segunda maior cidade do norte de Minas Gerais (distante 132 km de Montes Cl...
    Especial/61º PREMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘Vocês s... Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo mais uma vez abriu suas portas para receber a cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de E...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *