SILVIA IN TOKYO: JAPÃO PERDE 1 MILHÃO DE HABITANTES

ÚLTIMO CENSO REVELA QUE A POPULAÇÃO ENCOLHEU PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DESSAS ESTATÍSTICAS, EM 1920

 

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

População cresce em Tokyo mas diminui nas áreas rurais. Foto: enjoytokyo.jp

Em números exatos, o Japão registrou 947 mil pessoas a menos no último censo demográfico. Até outubro de 2015 o país tinha 127,1 milhões de habitantes, ou seja, uma queda de 0,7% em comparação ao censo anterior de 2010.

A queda populacional é a primeira registrada no censo, desde o início dessas estatísticas, em 1920. E nos faz lembrar que estamos diante de um dos países que mais rapidamente encolhem no mundo.

MAIS IDOSOS, MENOS BEBÊS

A queda já era esperada. Entre os motivos, estão a queda da taxa de natalidade e escassez de imigrantes.

A isso, se soma o rápido aumento da população idosa, que contribui para a estagnação da economia e crescentes custos de saúde pública.

A população japonesa começou a diminuir em 2004 e atualmente é o país que mais rápido envelhece no mundo.

Mais de 22% dos japoneses têm hoje 65 anos ou mais, segundo o censo realizado pelo governo. Para 2060 o número de habitantes deve reduzir para 87 milhões, dos quais quase 40% estarão na idade da aposentadoria.

“É necessário estabelecer uma estrutura social para conter a queda”, disse Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete.

QUAL A TAXA DE NATALIDADE DO JAPÃO?

No Japão, a taxa de natalidade é de 1,4 filho por mulher. As economias mais avançadas estabelecem uma taxa de 2,1 filhos para conseguir uma estabilidade demográfica.

Uma das medidas tomadas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe foi criar o novo Ministério “dos 100 milhões de cidadãos ativos”, que tem como objetivo elevar a taxa de natalidade para 1,8. Abe também prometeu melhorar os incentivos fiscais e cuidados infantis.

Nos Estados Unidos, a taxa de natalidade é notavelmente baixa, se igualando ao Japão, mas o país recebe mais de 1 milhão de imigrantes por ano e é um dos que mais crescem democraticamente no mundo.

 

 

Fonte:SILVIA-IN-TOQUIO

 

SILVIA KIKUCHI

SILVIA KIKUCHI

é jornalista há 16 anos da International Press, Ipc digital e telejornalista da IPCTV, agora lança seu próprio blog: http://silviakikuchi.jp/
SILVIA KIKUCHI

Últimos posts por SILVIA KIKUCHI (exibir todos)

     

    Related Post

    CIDADES – (MOGI DAS CRUZES) 27º Akimatsuri ... O Akimatsuri (Festa de Outono), tradicional festa da comunidade nikkei em Mogi das Cruzes, chega a sua 27ª edição. Este ano, o evento será realizado n...
    EDUCAÇÃO: Escola Roberto Norio realiza Festa Junin...   Para aquecer o friozinho deste outono com cara de inverno, a Escola Roberto Norio realiza seu arraial com a tradicional Festa Junina, no dia...
    SUMÔ: Confira os resultados do Campeonato de Santo... Realizado no dia 5 de julho, na Associação Beneficente e Cultural de Colônia Paulista (zona Sul de São Paulo), o Campeonato Regional de Santo Amaro co...
    POLITICA: Jamil Ono é homenageado por Comando dos ...   Comandante Geral da PM de SP Benedito Roberto Meira, Jornalista Carla Vilhena     O prefeito Jamil Ono (PT) foi conde...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *