SILVIO SANO > NIPÔNICA: Ainda… #eusoucharlie?!

Conforme afirmei na Nipônica anterior, minha intenção era ter abordado o tema relativo à tragédia da revista Charlie Hebdo já na época devida, no que fui impedido por um apagão de mais de 36 horas na quadra do bairro onde moro. Em vista disso, já que semanal, tinha até me decidido a não mais voltar ao tema… não fosse a aparição dos reféns japoneses pelo EI (Estado Islâmico), um grupo fundamentalista ao extremo, sem vínculo (?) nenhum com qualquer país mulçumano e disposto a matar (por decapitação) a todos que forem contrários aos seus princípios (?). Como se não bastasse, tem a Boko Haram (na Nigéria), que continua matando muitos… cristãos! (no Massacre de Baga, em 3 de janeiro deste ano, foram 2 mil pessoas!).

Mas a razão de retomar o tema nem será para discutir seu conteúdo no âmago, coisa que já ocorreu intensamente nesse período por toda mídia e, principalmente, por bloguistas que possibilitam interação direta com leitores. Li muitos. É nesse aspecto das opiniões divergentes que pretendo fazer a reflexão, até porque acabei participando de uma, polêmica, na época, com um grupo do qual faço parte nas redes sociais.

E o que me chamou a atenção foi ler opiniões prós e contras o ataque à revista de pessoas… de boa formação…!! “Ué?! Por acaso, pessoas de boa formação deveriam ter mesmas opiniões?!”, já estou lendo nas mentes de cada um… rsrs. Calma! Deixem-me terminar o raciocínio. O que vi foram opiniões a ambos os lados (#eusoucharlie/ #nãosoucharlie), com algumas chegando até a contestar outras de formas contundentes… mas sem imposições! Aí é que está! Respeitando-se mutuamente. Ou seja, o bacana da “boa formação” é poder se ter opiniões divergentes, mas com respeito às de outrem… sem partir logo para a briga.

Foi onde mais peguei em meus comentários, até para rechaçar a atitudes dos terroristas contra a revista e, bem como do EI e Boko Haram, que não representam a comunidade mulçumana, mas a si próprios com a desculpa de, aí sim, fazê-los em nome de Alá e Maomé. O que é uma contradição já que não dá para aceitar que se possa matar… em nome de Deus! Né, não?!

Nunca quis entrar no mérito da qualidade das charges da CH, que nem é muito do gosto deste escriba, também “meio” chargista, mas da liberdade de expressão a que todos têm direito. Por isso finalizei lembrando que desde criancinha reparo que os valentões, aqueles que logo partem para a briga, sempre foram os sem-argumentos, para imporem suas vontades pela força.

No caso desses terroristas, em minha opinião, nem mesmo a razão original adveio da religião, mas de outra, de natureza política, da busca do poder. A religião foi apenas um instrumento por sua facilidade de manejo diante de multidões de fanáticos que, além disso, vivem em situações precárias. Qualquer “paraíso” é melhor do que este “inferno”, ainda mais com “virgens” a recebê-los.

ET: No momento em que escrevo falta, ainda, cerca de 12 horas para o prazo dado ao governo japonês em relação ao segundo refém japonês (agora também a um jordaniano). E assim caminha a inhumanidade!

 

 

Ainda #soucharlie!

Se não gosto da revista,

Não a compro! Simples!

 

 

=====================================================================

silvio-nippak

Silvio Sano

é arquiteto, jornalista e escritor. E-mail: silvio.sano@yahoo.com

www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano

=========================================================================

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MEMAI: O Segredo da Espada Japonesa Por que os ocidentais são fascinados por samurais e artes marciais ? Desde o século XIX , quando começou a modernização no Japão, no período Meiji, a ...
AKIRA SAITO: ARTE – MANIFESTAÇÃO DA ALMA “No momento da criação, é como se estivesse ligado a algo magnífico, algo muito superior e em perfeita harmonia” Toda forma de arte, tem como base ...
ERIKA TAMURA: DIA DOS PROFESSORES Essa semana foi comemorado o dia dos professores no Brasil, acho uma data justa e que merece ser comemorada mesmo! Afinal, essa profissão no Brasil nã...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: E as mulheres e os negros ... Desde que tomou posse e anunciou seu ministério, o presidente interino, Michel Temer, tem sofrido uma saraivada de queixas, principalmente da parte do...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *