SILVIO SANO > NIPÔNICA: As aparências enrustidas!

Sempre que o assunto é relativo, devido à Nipônica, acabo trazendo à pauta minha afirmação de que o Japão é o país da sociedade das aparências. Não é apenas minha opinião, nem fui o primeiro a afirmá-la. Nem minha invenção e nem de quem a fez pela primeira vez, mas da própria sociedade japonesa. Duvida? Passe uma temporada lá. Nem precisa ir com esse intuito. Logo terá a atenção chamada para isso… rsrs.

Por que trago o assunto novamente? Devido às redes sociais que, na verdade, são reveladoras das personalidades individuais e que, até por isso, num mea-culpa, talvez tenha sido meio injusto com a sociedade japonesa naquela afirmação porque existem também outras sociedades das aparências pelo mundo. Né, não?! Bem, talvez, num impulso, tivesse querido insinuar que era a mais… rsrs.

Mas agora, em alta, são nas redes que as aparências, todas, reais ou enrustidas, estão evidenciadas. Em relação à enrustida, fui remetido aos que alegam que o Brasil seja, assim, um país de forte discriminação racial. Não concordo. Considero que esse tipo de afirmação só possa ser feita se a ocorrência for generalizada. Não é nosso caso. Lógico que há e enrustida. Mas aqui e ali, de forma pontual.

Nas redes, muitas pessoas se colocam como não são. Vendo postagens de pessoas conhecidas, em muitos casos, fica claro o… “se bem o conheço, ele não é bem isso que está afirmando”.

Isso é enrustir! E está mais pra brasileiro do que pra japonês! Lá, é descarada… rsrs. Aqui, pois, é de forma sutil. Repare bem… Olhe para o lado… ao seu círculo social.

Não trouxe o assunto provocado por uma situação particular… mas também!, porque foi por whatsapp, e me fez levantar a anteninha em direção às reveladoras redes sociais.

Aliás, a questão da aparência enrustida é tão poderosa que muitas grandes empresas no mundo fazem uso da mesma a fim de atrair seus clientes pelo lado sentimental, humanitário. Né, não?!

Pensando bem, até eu próprio, já me senti tratado como além do que sou. Será que também enrusti?

Mas… Quem não?!

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *