SILVIO SANO > NIPÔNICA: Eduardo, #Dia13DeMarçoEuVou!!

resized_niponica4-11Também me iludi com a Operação Aletheia, da condução coercitiva ao ex-presidente Lula para que fosse prestar depoimento à Polícia Federal. Cheguei até a acrescentar ao meu hashtag, acima, nas redes sociais, o complemento… “e agora… #PraComemorar!!” Além de uma ilustração com fogos e artifícios acrescido do refrão, “#Tu vens…

Ingenuidade?! Não creio. No começo até me achei precipitado, mas depois, pela forma como respondia aos amigos que me cobravam pela lentidão da PF, de que isso ocorria devido à necessidade de provas consistentes para não se desmoralizarem em caso de terem de voltar atrás, achei que havia, sim, fortes razões para isso.

Na verdade, parece que já as têm até para a prisão dele. Por isso, acho, lançaram a operação apenas como teste para ver a reação do povo. Cinco anos atrás nem se cogitaria isso. Pelo visto, apesar de algumas manifestações contrárias… e de militantes “mortadelas”, já é possível, sim, pisar na cabeça da jararaca, como ele próprio se denominou.

O próprio depoimento, na condição de testemunha ao “ex-amigo” Bumlai, marcado para o dia seguinte da grande manifestação pode ser um sinal disso. Bumlai, era o único que tinha acesso irrestrito, à qualquer hora, ao Palácio do Planalto, na gestão Lula. Pois é… no #Dia13DeMarçoEuVou… mesmo… #PraComemorar!!

E este final de semana passado, para mim, foi marcante também por outra razão. O retorno, apesar de por pouco tempo, de um amigo que saiu do país, por culpa também deste desgoverno, para vencer no Japão como cantor profissional… e o conseguiu!!

No caso dele, pela paixão que tinha pelo canto, mesmo com o país em melhor situação faria essa tentativa, mas não com o sacrifício que passou nesses cinco anos para atingir seu objetivo. Foi na condição de decasségui.

Mas perseverante como é, somado a uma pitada de sorte nos últimos anos, chegou lá! E em grande estilo! No dia do lançamento já deixou boquiaberto o mercado musical japonês ao vender mais de  seiscentos CDs! Daí, em pouco tempo, foi convidado a participar do programa musical mais popular do Japão (NHK Kayou Hall) e, em apenas quatros meses de carreira, já vendeu mais de 17mil CDs, marca raramente atingida até por renomados cantores.

Sua agenda para 2016 está quase que completamente tomada. Mas nem tudo são flores, aprendeu. “Foi difícil chegar, mas parece que é igualmente difícil se manter na carreira”, começou o papo comigo. “As obrigações como profissional, principalmente no que se refere a relacionamento e aparência, são tão rigorosas que, em certos momentos, até fingir que não conheço minha mãe é preciso”, lamentou. “E conversar com outro cantor(a) de outra produtora? Só depois de os respectivos empresários se acordarem em relação ao assunto, local e tempo da conversa”, sorriu meio sem graça. “E isso é só o começo”, concluiu.

Tínhamos mais a falar, mas o papo ficou tão curto quanto a estada dele no Brasil. Vale a reflexão aos que desejam seguir o mesmo caminho… naquele país! Né, não?!

 

Difícil chegar.

Igualmente, se manter.

Só se por amar.

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

    Related Post

    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Passagem dos di...    Passagem dos dias   Um gosto de sal na boca Do sol que reina na pele Milhares de raios Infiltrando-se na carne Cada ve...
    MEIRY KAMIA: Qual é o melhor tipo de empresa para ... Reclamamos tanto dos salários que a impressão que temos é que o salário seja o principal retentor de talentos nas organizações. Puro engano! Pesquisas...
    CANTO DO BACURI > Mari Satake: Saudades da terra n...   É isso mesmo! Tirei férias e fui para a cidade onde nasci. Está certo que fiquei poucos dias, mas foi o suficiente para fazer o que era ...
    AKIRA SAITO: QUESTÃO DE HOMBRIDADE   “O valor de uma pessoa se mede pela sua dignidade” Em uma sociedade em que se busca mais os resultados, muitas vezes pessoas se esquecem ...

    One Comment

    1. Pingback: 【ニュース記事】 ニッケイ新聞にエドアルド記事掲載 – ブラジル人演歌歌手「エドアルド」公式ファンサイト

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *