SILVIO SANO > Nipônica: Folgado?… e/ou malandro?!

Em uma esquina em forma de “T”, perto de casa, parei o carro no sinal que acabara de fechar… antes da faixa, bem entendido. Logo chegaram dois motoqueiros, eles, sim, parando além dela Daí veio outro, que nem parou. Foi em frente, passando no vermelho! Em seguida, um ciclista (não tinha ciclovia ali) que tentava se manter sobre a bike quase parada enquanto aguardava o sinal… também além da faixa!

Até que surgiu um ônibus na pista contrária para entrar na transversal aproveitando o sinal a seu favor. Por ser longo, teve de fazer curva bem aberta que o levou a passar bem rente ao ciclista… que não arredou pé. Pensei que o ônibus o derrubaria.

Que ciclista folgado!”, pensei com meus botões. “E ainda quis dar de malandro, sem sair dali, mesmo estando além da faixa… como se desafiasse o motorista”, conclui e me remeti a outras situações semelhantes, que estamos acostumados a ver todos os dias.

Sei que existem motoristas, motoqueiros, ciclistas e até pedestres que se portam corretamente no trânsito, mas na minha lembrança só vêm os que não!!… tal qual jornal popular que chama atenção (vendem) pelas más e escandalosas notícias… rsrs.

Certa vez, no Japão, como pedestre, tive a atenção chamada “escandalosamente” por um policial em uma ronda. Na verdade, dei azar porque ele passava por lá exatamente naquele momento. Era uma travessa estreita de avenida, mas com semáforo para pedestre, num dia sem movimento. Mesmo com o sinal de pare, como “brasileiro”, não vacilei. Como o policial estava na outra pista usou um megafone. Pedi desculpas e recuei. Aquilo, em público, daquela forma, atingiu-me mais do que qualquer multa!

Por aqui, até já foi aprovada multa para pedestres que desrespeitarem suas faixas, mas… adivinhe se irá “vingar”. Talvez até funcionasse se fiscalização existisse. Né, não?! Como ocorreu aos cintos de segurança.

Mas como tudo é questão de formação e com o “folgado” e (sem /ou) “malandro” impregnado na personalidade do brasileiro… isso continuará presente em nossos cotidianos.

 

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

     

    Related Post

    JORGE NAGAO: Por que há poucos nikkeis em nosso fu...   Kaneco,Sergio Echigo e China (Ademir Ueta) com seu filho Rafael (FOTO: divulgação)   Nos anos 60, perto da Ponte Rasa, zona le...
    JORGE NAGAO: Carrtunistas Nikkeis Mesmo sem desenhar bem, talvez seja eu, desculpe a imodéstia, o cartunista nikkei mais premiado do país, ainda. (Adoraria ser contestado). Graças ...
    JOJOSCOPE: Mônica Toy no Youtube!   Série brasileira Mônica Toy ganha canal em japonês no YouTube Animações em estilo toy art são inspiradas nos personagens mais famosos de quad...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Uma sociedade d... Quando fazemos uma reflexão sobre a história da humanidade, o que se constata é a existência de classes sociais distintas, numa relação hierárquica e ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *