SILVIO SANO > Nipônica: Moradores de rua letrados

Nesta semana, tendo de ir ao Poupatempo da Sé, fui de metrô. Da estação até lá tive ainda de fazer boa caminhada e grande parte subterrânea. Fiz esse caminho apenas na ida porque na volta, dentro do espírito de me provocar caminhadas, resolvi pegar o metrô na estação Liberdade. Para isso, obviamente, o caminho todo foi ao nível da superfície.

Para minha sorte… ou azar, acabei me deparando com cenas nada agradáveis, apesar de muito comuns no nosso dia-a-dia: moradores de rua! Já abordei o assunto aqui, principalmente referente ao título, porque me lembrara de que no Japão “eles” procuravam cantinhos aquecidos dentro das estações de metrô para dormirem. Para mim, só o fato de existirem naquele país já me fora uma surpresa, mas fiquei estupefato ao vê-los que se cobriam com jornais… não sem antes lê-los!!, visto que, devido à alfabetização 100% do país, todos sabem ler!… e olha, cheio de kanjis!!

Como aqui as estações do metrô são fechadas de madrugada e com seguranças que não permitem que se adentrem nas estações, dormem sob marquises de prédios ou viadutos, mas a maioria se cobre com papelões ou cobertores… sujos, porque não tem como lavá-los, causando péssima impressão. Mas isto é outra história.

O que fez com que retomasse o tema foi porque, dias antes, vira na TV reportagem sobre a Coréia e que mostrou também essa situação lá, igualmente, nas estações de metrô. Caramba! Também lá que, como o Japão, vive momento de situação econômica excepcional?!

Pois é, as razões “deles” no Japão, país da sociedade das aparências, já as trouxe aqui e repito: rejeição à sociedade; rejeitado pela sociedade; rejeitado pela família por algo cometido que a “desonrou”, ou até por simples motivos, como “caduquice”… ou, acredite, velhice!; etc. E bem como, desemprego, mas que acaba se encaixando em algum dos itens anteriores.

Por não conhecer a Coréia, não posso afirmar o mesmo, até porque seu milagre econômico é recente. Mas como a maioria é também de idade avançada, não sei se são tão letrados assim, né.

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

     

    Related Post

    AKIRA SAITO: A INTENÇÃO E A VONTADE O kanji (ideograma) que identifica a palavra intenção/vontade é o “SHI” e é formado pela junção de dois ideogramas diferentes, o de guerreiro “SHI” e ...
    AKIRA SAITO: Viva bem – Mexa-se!!!!! “Mais do que se preocupar apenas com a estética do corpo, devemos buscar o equilíbrio e a saúde física e mental.” Todos sabem que o exercício físico ...
    AKIRA SAITO: DISCIPLINA DESDE CEDO “Aprender desde cedo verdadeiros valores podem fazer toda a diferença no Futuro”     A prática do Karate é indicada para toda cri...
    ERIKA TAMURA: Gaviões da Fiel Japão na Jogada Bon...   Conforme escrevi há algumas semanas, volto a falar sobre o evento Jogada Bonita. Dessa vez preciso enfatizar o apoio da Gaviões da Fiel no e...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *