SILVIO SANO > NIPÔNICA: Não se abstenha, cidadão brasileiro! Praia, tem todos os dias!

Às vésperas da data que deverá se transformar num marco histórico ao país, conforme afirma o historiador Marco Antonio Villa, não poderia deixar de registrar o tema aqui. Na verdade, já o tenho feito em minha rede social, desde o dia seguinte ao encerramento do 1º turno, intercambiando-o com os de meus grupos.

Por que marco histórico? Também nas palavras do historiador, porque nunca houve disputa tão acirrada entre dois candidatos em toda história da república brasileira. As pesquisas de intenção de votos, apesar das credibilidades de seus principais institutos estarem “lá embaixo”, têm mostrado isso, com variação na liderança numérica, mas com empate técnico entre ambos.

Para mim, surpreendente é ver a disputa tão acirrada assim. Não pela qualidade dos adversários, mas justamente pelo contrário, pela discrepância de qualidade evidente entre ambos. Lógico que sabe do que me refiro. Mas não escrevo para que concorde comigo. Faço-o apenas porque, em se tratando mesmo de algo tão relevante ao país, gostaria de contribuir para que o eleitor insatisfeito com a imagem dos políticos brasileiros, dessa vez, não se abstenha ou, simplesmente vote em branco ou nulo. No primeiro caso, porque fins de semanas para lazer há o ano todoo; e nos demais casos, porque apenas ajudam a consolidar o que já está aí, que o deixou insatisfeito… isso, para ver como seu votozinho é importante, sim, e faz enorme diferença.

Pois bem. E por que afirmei discrepância evidente?

Começo por dois exemplos recentes vindos da Terra do Sol Nascente, de duas ministras, recentemente empossadas por Shinzo Abe, acabam de renunciar, suspeitas de uso indevido de recursos públicos e tráfico de influência, se bem que não tão graves assim… se compararmos com o que estamos acostumados a ver por aqui. E uma delas, nem por ter sido ela própria a autora, mas membros de sua assessoria, afirmou que, “O fato de eu não saber disso não justifica minha permanência”. Humn… já ouvi algo… contrário, por aqui!

Daí, sigo para os que se deixam levar por impressões. Como, por exemplo, o do tal “Rouba, mas faz” que até hoje, mesmo com o registro negado pelo TSE, ainda tem uma legião de fãs (precisamente, 250.281!)… ou o “Rouba, mas dá Bolsa-Família” que faz coincidir os mapas geográficos da mesma (Bolsa) com a das vitórias de um desses candidatos. O que, aqui, até nos faz refletir se o ideal não seria associar aqueles chavões a este outro, do “dar a vara, não o peixe”… tirando o “roubar” daqueles… rsrs, mas mantendo o “peixe”… por direitos adquiridos, se bem que temporário Ou seja, retomando o original Bolsa-Escola para valorizar a Educação, seguindo o exemplo da Coréia do Sul nessas últimas dezenas de anos e que, agora, nos dá um “banho de estabilidade econômica, PIB exemplar, poder aquisitivo, etc., etc.

Enfim, como não vai mais se abster e nem votar branco ou nulo… rsrs, valorize bem seu voto fazendo a escolha certa e que, tenho certeza, ainda lhe trará mais prazer no outro lazer que fará no restante do dia!

 

 

Momento histórico,

E como protagonista,

Vou participar!

 

=====================================================================

silvio-nippak

Silvio Sano

é arquiteto, jornalista e escritor. E-mail: silvio.sano@yahoo.com

www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano

=========================================================================

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: Tóquio, a capital do Japão!   Esses dias atrás fui dar uma volta por Tóquio, a capital japonesa. Engraçado que moro há 15 anos no Japão, estou à 45 minutos de trem de Tóq...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Rail Pass, um DIREITO̷... Pois é, achava que pela obviedade... do DIREITO!, o assunto se esgotaria na Nipônica anterior... mas em consideração às quase quatro dezenas de leitor...
ERIKA TAMURA: Tadokoro e os trens Semana passada escrevi um artigo com o tema: Brasileiros de destaque no Japão. Mas cometi um erro quando citei a empresa do Sr. Tadokoro.   ...
JOJOSCOPE: Japão na GIFT FAIR 2015 O Japão estará presente na 50ª Brazilian International Gift Fair, uma gigantesca feira de utilidades domésticas e artigos para presentes voltada para ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *