SILVIO SANO > NIPÔNICA: O mal do Brasil está na índole de seus cidadãos

Daí, a caminho da praia, em pleno congestionamento quilométrico, um carro passa correndo pelo acostamento e segue adiante. Não dei bola. ”Esses espertinhos! Tomara que um policial rodoviário o pegue lá na frente!”, apenas pensei com meus botões, e segui em frente… ou melhor, alguns metros adiante. Vinte minutos depois, de longe, vislumbrei aquele carro sendo multado. Toc! Toc!, isto é… Top! Top!… rsrs.

Mas bem lá atrás, antes do congestionamento se formar, ainda na praça dos pedágios, alguns rapazes e garotas distribuíam panfletos com campanhas recomendando aos ocupantes dos veículos para que não se jogasse sujeiras (latinhas de bebidas, restos de comidas, papéis, etc.) nas praias. Logo a seguir alguns motoristas já jogavam esses mesmos panfletos na própria rodovia.

Esses dois maus exemplos me remeteram a outros, que de tão banalizados, agora, passam quase despercebidos aos nossos olhos. Não aos meus!! Como, por exemplo, jogar bitucas de cigarros no chão… isso, mesmo quando haja uma cigarreira pública bem ao lado. Já flagrei essa situação. Homens e mulheres, sem distinção, fazem isso! Ao atravessar a rua, antes de entrar no ônibus… tudo, de forma natural.

Ampliando o alcance para algo que interfere no nosso dia-a-dia, apesar de campanhas afins, ainda somos atrapalhados por filas-duplas de carros nas proximidades de escolas porque o pai ou a mãe não quer desembarcar o filhinho longe delas. E ampliando mais um pouco, quem nunca reparou em como são mal feitas as obras pontuais dos serviços públicos? E não por incapacidade, mas por desleixos de operários… e que, às vezes, ainda acham ruim se reclamamos da forma como as deixaram.

E assim vai. Buzinar em semáforos que acaba de se abrir… a dez carros do primeiro, à frente; furar filas, quaisquer filas; “molhar” a mão para algum privilégio ou, novamente ampliando, dar propina em troca de uma obra que, além de tudo, será superfaturada… e mal executada.

Tudo por culpa daquela campanha, lá atrás, do “levar vantagem em tudo”, que ficou conhecida como Lei de Gerson (jogador de futebol que a propagou, via publicidade do cigarro Charm. Lembram?) somada à “malandragem”, digo, “esperteza” dos brasileiros e que acabaram se impregnado na pele dos nossos cidadãos.

O que é o “levar vantagem” senão querer ter privilégio em relação aos demais iguais cidadãos? A ministra Carmen Lúcia, atual presidente do STF enfatizou, recentemente, que “os privilégios são incompatíveis com a República”. Quer mais? Quero! Fim das impunidades em todos os escalões… até para o simples jogar bitucas na rua!!

Nos países mais desenvolvidos e exemplares, como Suíça, Alemanha, Noruega, Japão (que conheço bem) essas “coisas” não ocorrem… ou quase não ocorrem, e não porque os são mais educados… mas por punições mesmo!, que ocorrem e que, com o tempo, tornam-se hábitos. Vide nossos cintos de segurança e até a indústria das multas do Haddad… rsrs. Daí a confusão.

Ou seja, para mim, a solução seria corretivos exemplares! Né, não?! Sonho meu… e irreal!

 

Levar vantagem…

Foro privilegiado…

Só mesmo punindo!

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

     

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Cilada de Mestre   Quando a esmola é grande, é bom desconfiar. Mas poucos seguem o conselho. É só assistir ao noticiário para constatar que muitos ainda caem t...
    LEGISLAÇÃO por FELÍCIA HARADA: O síndico em condom...   O síndico será eleito em assembléia. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, no praz...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: QUARTA-FEIRA DE CINZASR... Literalmente, é nesta quarta que estou escrevendo a Nipônica. Se bem que, muito bem antes de os foliões acordarem... alguns para ainda “pegarem no bat...
    JORGE NAGAO: Blogueiras nikkeis 1 | Fim de semana ... Existem milhares de blogs do Oiapoc à Paris. 99% deles não têm  importância alguma pois seus donos não têm fama ou conteúdo razoável. Entre os dive...

    One Comment

    1. Caro Silvio,
      como sempre arguto observador e cronista do cotidiano. |Muito bem observado, esta questão de hábito, que no fundo é falta de eduação mesmo.
      Um dia melhora …sonho irreal.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *