SILVIO SANO > NIPÔNICA: Ué?! Todo mundo faiz…

Quem nunca ouviu essa expressão? Ou melhor, quantos até já a adotaram? Não precisa responder… rsrs, porque sei que é constrangedor e que para muitos foi por consequência da banalização… ou “formação” involuntária (?) dessa postura. Se bem que, não se justifica…

Mas por que trouxe o tema aqui?

Culpa de uma reportagem que vi em um noticiário, advinda dessas aéreas que costumam trazer ao público. Tendo a atenção chamada por uma fumaceira escura vista desde longe, o repórter pediu ao comandante do helicóptero para que se dirigisse até lá. “Incêndio em lixão”, afirmou.

Lixão? Às margens de um rio? Sim, mas não lixão… isto é, sim, lixão, provocado por caçambeiros, mas também por moradores… “já que todo mundo joga lá e não há fiscalização”.

Mas e a autofiscalização? Porque o rio, de tão perto, pode até já ter recebido lixo caído no próprio ato do descarregamento. Ou seja, em defesa própria… ou “delatando” às autoridades. Né, não?!

Não!!… “porque todo mundo faiz!”

Que mal isso… “faiz”?! Oras, jogar bitucas de cigarro no chão… como todos os fumantes “faiz” o autoriza a também fazê-lo? E que tal ver uma mãe falar, indiferente, ao filho para jogar o papel do doce pela janela do ônibus? São apenas dois exemplos de milhares (sem exagero) ligados a essa expressão.

Tudo isso vem de formação, de berço. Né, não?! Bom, como dentro desta seção (Nipônica) minha associação é sempre ao Japão, apesar de outros países poderem perfeitamente serem citados, vamos lá!

A começar por essa minha afirmação… involuntária, provocada pelo meio em que se vive. Foi o que conclui vivendo lá e cá. Principalmente lá, ao observar como as posturas de brasileiros vindos com esses “vícios” do Brasil se transformaram, reverteram.

E que tal uma lembrança recente, da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, dos torcedores japoneses nos estádios, nas arquibancadas, após os términos dos jogos do Japão? Aquilo, naquele país, é coisa banal, todo mundo faiz!!

Ou seja, tudo é apenas questão de consciência cidadã. Simples, assim.

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

     

    Related Post

    LEGISLAÇÃO por FELÍCIA HARADA: O síndico em condom...   O síndico será eleito em assembléia. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, no praz...
    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: QUE GAFE DESSE SARGENTO NIKK... Confessando, por motivo religioso, ter apagado um integrante de assaltantes de caixas eletrônicos na capital, ele colocou também 17 seus colegas em si...
    ERIKA TAMURA: Carlos Kubo no Japão Estive na embaixada brasileira em Tóquio, onde fui levar o meu abraço ao artista Carlos Kubo, que está realizando uma exposição das suas obras. ...
    BEM ESTAR: RELACIONAMENTOS Todos são parte de um. Estão interligados, comprometidos. Hão de se adaptar, ajeitar, alinhar, participar, contribuir. Nada está solto, indep...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *