SISTEMA KOBAN: Bahia terá bases comunitárias

Uma filosofia policial criada e implantada nas províncias do Japão, o sistema Koban, está sendo implantada também na Bahia. No último dia 4, 260 policiais militares que vão atuar nas bases comunitárias de segurança do Bairro da Paz (Salvador) e Itinga (Lauro de Freitas) concluíram o Curso Nacional de Operador de Policiamento Comunitário – Sistema Koban. A formatura aconteceu no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio, em Salvador.

 

Formatura do curso de Operador de Polícia Comunitária para atuação nas bases de segurança de Itinga e Bairro da Paz (Foto: Carol Garcia / SECOM)

 

Segundo o superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Zeliomar Almeida Volta, as obras das bases já começaram. “Temos de 60 a 90 dias para sua conclusão. Esta é a estimativa para o início da operação dessas bases”.

O comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Nivaldo Nascimento dos Anjos, disse que, a exemplo das cinco bases inauguradas no Calabar (uma), Complexo do Nordeste de Amaralina (três) e Fazenda Coutos (uma), para o policiamento comunitário é fundamental que os PMs façam o curso. “Essas bases fazem parte do programa Pacto pela Vida, implantado pelo Estado para reduzir os índices de criminalidade na Bahia”.

O conteúdo aplicado durante o curso é composto de atividades práticas e teóricas. Boa parte dos PMs se apresentou voluntariamente para integrar o policiamento comunitário. Na seleção dos militares foram considerados itens como produtividade, histórico e comportamento.

Na solenidade de formatura, o sargento Joel dos Reis Santana discursou em nome da turma. Ele destacou que se sente preparado para atuar em parceria com a comunidade. “Recebemos informações sobre policiamento comunitário aplicado, direitos humanos, direito, trato com os animais. Acredito que isso vai ser de suma importância para nosso trabalho dentro das bases comunitárias de segurança no Bairro da Paz e Itinga”.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: 44º Festival de Danças Folclóricas Intern... DANÇA – O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizou nos dias 26 e 27, no Grande Auditório da entidade, o 44º ...
COMUNIDADE: ENTIDADES NIKKEIS PROMOVEM HOMENAGEM A... Nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h30, as entidades nipo-brasileiras promovem a Homenagem aos Políticos Nikkeis do Estado de São Paulo eleitos em ...
COMUNIDADE: Izumu Honda assume presidência do Gaim... Em cerimônia realizada no último dia 12, na Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, foi empossada a nova ...
MARINGÁ: Parque do Japão promove atividades em com... O Parque do Japão promove durante esta semana várias atividades culturais em comemoração aos 104 anos de Imigração Japonesa. As ações terão início nes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *