SOCIAL: Shin Koike faz palestra na Residência Oficial do Consul

Na tarde de 27 de janeiro, na Residência Oficial do Cônsul o trabalho do chef Shin Koike, dono dos restaurantes Aizomê e Sakagura A1, foi reconhecido recentemente pelo governo do Japão. Ele recebeu o “Prêmio Difusão da Culinária Japonesa no Exterior”, promovido pelo Ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF). Este prêmio é concedido a estrangeiros ou japoneses residentes no exterior que tenham feito uma notável contribuição para a difusão e promoção da culinária japonesa, dos alimentos e outros produtos agrícolas e pescados japoneses, colaborando na expansão das exportações destes produtos.

Shin Koike apresentou uma palestra sobre a arte, a cor e o sabor da culinária japonesa. Segundo o chef Koike sua culinária japonesa no Brasil, é uma culinária democrática e sem frescura. No cardápio, petiscos típicos dos botecos japoneses (izakayas) com toques gourmets. Desperta a atenção, o uso de ingredientes pouco usuais em restaurantes japoneses como rabada, língua e chuchu, resultado de pesquisas para encontrar novas combinações de sabores, mas sempre seguindo técnicas japonesas. Após a palestra os convidados puderam degustar dos diferentes pratos produzidos por ele. Entre os convidados as executivas Chieko Aoki e Maria Luiza Trajano.

 

 

 

TRAJETÓRIA

Shin chegou ao Brasil em 1994. Trabalhou nos restaurantes Aoi, Tamayura, Mosaic, Roppongi e Rangetsu of Tokyo, onde presta consultoria atualmente. Seu trabalho começou a chamar atenção quando abriu o A1, uma casa de apenas 14 lugares no Top Center, em 2004, onde não servia pratos frios. A casa funcionou até 2009. Em 2006, ele abriu o Aizomê, onde exercita a alta gastronomia japonesa.

“A Cor do Sabor” não é um livro de culinária em sua proposta. É um livro-conceito, ou um livro-processo, no qual o leitor poderá flanar pelos conceitos gastronômicos do chef Shin Koike, seja através das receitas, seja através dos diversos bate-papos com outros artistas, como o músico Ed Motta, a ceramista Kimi Nii, o hair designer Hideaki Iijima. Ou até mesmo viajar, numa expedição gastronômica à Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, num projeto cujo objetivo era buscar a essência dos sabores simples, um desafio para quem lida com a complexidade dos sabores no dia a dia.

 

Sobre o Sakagura A1

O Sakagura A1 revela uma nova faceta do renomado chef Shin Koike. Conhecido por suas criações sofisticadas, Shin propõe uma “culinária democrática”: comida japonesa caseira, uso de ingredientes sem preconceito para agradar ao paladar ocidental.

No subsolo, fica o sushibar com clima intimista. É comandado pelo sushiman japonês Katsuhiro Kobayashi, que desembarcou diretamente de Sapporo (Japão) especialmente para trabalhar no novo A1. O confortável balcão de sushi com 15 lugares é uma das atrações da casa. Nas paredes, estão transcritos trechos de poemas em japonês.

 

  (Luci Júdice Yizima)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Bunkyo apresenta 16º Concerto Beneficente ...   Na noite de 5 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa apresentou o 16º Concerto Beneficente de Natal no Grande Auditório do ...
TRADIÇÃO: Blue Tree aceita reservas para o Almoço ... Realizado há 11 anos no Blue Tree Premium Paulista, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, o Almoço de Ano Novo com Osechi é um convite para quem...
NIPPAK PESCA: Gosto de barro nos peixes! Ás vezes percebemos isso em alguns peixes e até vegetais... como eliminar? Mauro Yoshiaki Novalo         Acont...
SOCIAL: 1º Arraial das Estrelas de Itaquera Arraial - Com realização da Prefeitura da cidade de São Paulo e Subprefeitura de Itaquera e organização da Associação Miyagi Kenjinkai em parceria com...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *