SOFTBOL: Esporte confirma crescimento em MG

A equipe de softbol do BH Capitals realizou uma série de amistosos (adulto misto) em Belo Oriente – cidade próxima à Ipatinga, em Minas Gerais. Realizados entre os dias 21 e 22 de março, os Jogos da Amizade foram promovidos pela ANBI (Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga) e contou com a presença dos times mineiros de Ipatinga e Belo Horizonte e do capixaba Vitória – o que mostra que o esporte também “tem vida” além do eixo São Paulo-Paraná.

BH Capitals reuni nikkeis, afros e brancos (foto: cedida)

 

De acordo com os coordenadores do BH Capitals, os duelos foram emocionantes “confirmando que o esporte só tende a crescer em Minas Gerais”. O BH Capitals é formado por jogadores que conheceram e praticaram o softbol na infância, no Japão, Cuba, Venezuela e nos Estados Unidos e também em outros locais pelo Brasil.

Mais do que um time, em princípio, são um grupo de amigos e familiares. As atividades tiveram início em julho de 2011, em um campinho de futebol.

BH Capitals também mantém um time de beisebol para a garotada (foto: Landon Whigth)

 

Passados alguns meses, a equipe foi “apadrinhada” pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), que colocou o time na pasta da diretoria de esportes, sendo parte do quadro de atividades da entidade.

As cores do time são amarela, preta e branca – dependendo do ponto vista fazem certa alusão aos integrantes do time, composta por nikkeis, afro-descendentes e brancos, o que desmistifica o pensamento que esse é um esporte que só “os japoneses praticam”.

Atualmente o BH CAPITALS treina softbol (adulto misto) recreativo aos domingos e beisebol infantil com as crianças carentes da comunidade do Jardim Canadá, em Nova Lima (RMBH) de forma voluntária e gratuita.

Jogos da Amizade contou com a participação de times de MG e do ES (foto: cedida)

 

 

Ideiais – O intuito é promover e difundir o esporte na região, mostrando que com o esporte além de se exercitar e divertir pode crescer como pessoa, respeitando e cooperando com seus companheiros de time e com isso carregar esses ideais além do esporte.

BH Capitals busca democratizar o softbol e o beisebol (foto: Landon Whight)

 

Apesar de todas as dificuldades, o BH Capitals é uma equipe sem fins lucrativos. Para sobreviver, conta com vários colaboradores que acreditam no time e em seus ideais, que contribuem de diversas maneiras, seja em patrocínio, logística ou manutenção de website. Desta maneira o BH Capitals busca democratizar o beisebol e o softbol.

Mais informações sobre o BH Capitals podem ser obtidas com Emi Kyouho (que enviou esta matéria para o Jornal Nippak) no e-mail: emiky@msn.com e nos telefones: (31) 3267-1230/ (31) 8461-3462.

Podem também visitar e curtir a página no Facebook: www.facebook.com/bhcapitals e no website: e www.bhcapitals.com .

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LAZER: Baile Allegro está agora também no Hotel Ma... Os frequentadores do Baile Allegro organizado pela promoter Beth Yajima na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, vão ganhar ...
TRAGÉDIA: GOVERNO JAPONÊS ENVIA MENSAGENS DE COND... O governo do Japão enviou mensagens de pesar assinadas pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, s...
EXPOSIÇÃO ANUAL DE IKEBANA 2015 Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social - BUNKYO (Rua São Joaquim 381, Liberdade, São Paulo/SP, Salão Nobre) Abertura e...
SÃO PAULO: Jica e Abjica promovem Workshop Interna...   No dia 16 de agosto, a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e a Abjica (Associação dos Bolsistas Jica) promovem o Workshop In...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *