SOLIDARIEDADE: Corinthians apoia plantio de 20 mil mudas no Parque do Carmo

 

A Associação Brasileira dos Imigrantes Japoneses (ABIJA) em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo vem desenvolvendo o projeto “Floresta Kizuna – Brasil – Japão”, no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, em memória às vítimas do terremoto e tsunami que assolaram o nordeste do Japão, no ano passado. Agora a instituição contará com mais um reforço para o plantio de 20 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que será realizado em 1º de novembro, com a presença e apoio do Sport Club Corinthians Paulista. As 20 mil mudas representam o número aproximado de vítimas da tragédia.

 

Preocupados com a sustentabilidade o presidente da Associação Brasileira dos Imigrantes Japoneses, Akiyo Koyama, fala sobre o apoio do Corinthians no plantio. “O objetivo do projeto  é recuperar e preservar o meio ambiente. O apoio do Corinthians vem fortalecer e estreitar a paixão dos brasileiros pelo Japão”, comenta. “O reforço do Corinthians mostra que o clube e seus dirigentes também se preocupam com a sustentabilidade do planeta. Que nem só de bola vive o time”, enfatiza Koyama.

 

Força Japão – O primeiro vice-presidente da Diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, Luis Paulo Rosenberg destaca a importância da homenagem ao povo japonês através do plantio.

 

“Há tragédias naturais de tal envergadura, que a única opção a viver sob o terror de tais ameaças é a solidariedade entre os povos”, afirma. “Ao tomar conhecimento da tragédia inconcebível do tsunami, o Corinthians quis, rapidamente, mostrar que queríamos ajudar nossos irmãos japoneses a carregarem o fardo sufocante de 20 mil vidas ceifadas em instantes. O “Força Japão” que anotamos no nosso manto sagrado foi como um aceno doloroso, que dizia “ estamos sofrendo juntos”. Ao relembrarmos os dois anos deste holocausto, é bem da refinada cultura japonesa que homenageemos estes 20 mil irmãos desaparecidos fazendo-os voltar ao nosso convívio, através do plantio de 20 mil árvores. Assim, fazemos com que a lembrança pungente desta perda seja compensada pelo ato de, em memória deles, estarmos fazendo esta Terra um pouco mais habitável”, conclui Rosenberg.

 

O projeto “Floresta Kizuna Brasil-Japão”, pretende não apenas preservar a memória das vítimas das  catástrofes da natureza, mas também com a construção de um memorial, mas como reflexão de como devemos atuar perante os fenômenos da natureza, tema de fundamental importância para as próximas gerações.

Nos quatro anos do projeto foram produzidas aproximadamente 130 mil mudas de arvores nativas das espécies da Mata Atlântica, dentre elas foram utilizadas 50 mil, portanto possuímos atualmente 80mil, que destinamos para os plantios no “Floresta Kizuna Brasil-Japão”. Serão plantados 20 mil na região A e mais 40 mil na região B, completando com os 40 mil da Floresta da Amizade Brasil Japão, os 100 mil em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa.

 

Bosque da Amizade Brasil-Japão (foto: divulgação)

 

Outrossim, deixamos consignado que a meta do projeto “Floresta do século 21” é 1 milhão de árvores. O Parque Municipal Natural Fazenda do Carmo, localiza-se na Zona Leste de São Paulo, na Subprefeitura de Itaquera, na região de aproximadamente de 10 hectares, situa-se próximo a confluência da Avenida Aricanduva e rua que dá acesso ao SESC-Itaquera.

O parque está localizado próximo ao Estádio do Itaquerão que receberá a abertura da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e como este Parque está próximo ao estádio, acredita-se que será um dos locais mais visitados.
Além do apoio Sport Club Corinthians Paulista, o projeto também tem os apoios das Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Secretaria da Energia e Saneamento, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Sociedade
Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias Japonesas do Brasil, as Associações de Províncias (Kenjinkai) das vítimas do terremoto e tsunami.

(Luci Júdice Yizima)

 

link corinthians: http://www.corinthians.com.br/portal/noticias/2012/10/17/15h39-id16829-em+memoria+de+tragedia+japonesa+corinthians+apoia+plantio+de+20+mil+arvores+.shtml#.UH8tssXR4kV

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
RECONHECIMENTO: Shin Koike recebe título de “Embai... Em cerimônia que acontece nesta sexta-feira (17), às 16 horas, na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, no bairr...
REGISTRO: Cerimônia de Tooro Nagashi faz apelo em ...   Realizado no último dia 16, na Praça Beira Rio, em Registro, o 6º Tooro Nagashi da Paz foi marcado por um clima de emoção. Celebrado para ho...
BOLSA DE ESTUDOS: Mais uma empresa japonesa aceita...   A IHI Group é a mais nova empresa japonesa que se habilitou a receber, como estagiários, bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *