SOLIDARIEDADE: Tsurus da Naguisa enfeitam o Hospital Santa Cruz

 

Repetindo o que foi feito no ano passado, o grupo de Artesanato da Associação Naguisa confeccionou origamis de tsuru (grou) e levou, no dia 14 de novembro, para enfeitar o hall principal do Hospital Santa Cruz.

 

(esq/dir) Akiko e Ciro Kobayashi (atrás), Norio e Maiumi Miyahara (na frente), Luzia Denda, Lumi (Hosp.Sta.Cruz), Sandra e Lourenço Nakagawa e Morie (Hosp.Sta.Cruz) (foto: divulgação)

 

Este ano foram dobrados cerca de 4.000 tsurus que foram montados em 2 pontos da entrada do hospital, para a alegria da Lumi, responsável da parte administrativa.

“A nossa intenção é que esses tsurus, além de trazerem alegria, tragam também bons fluidos ao hospital e a todos aqueles que o frequentam” disse Luzia Denda que coordenou o projeto.

 

Montando os tsurus: Sandra e Luzia com a ajuda do funcionário do hospital (foto: divulgação)

 

O tsuru (grou) é considerado um símbolo de longevidade  e de felicidade no Japão e há várias histórias e lendas envolvendo essa ave mítica, mas nada comparável à uma história real envolvendo uma menina chamada Sadako Sasaki vítima e sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima e que morreu 10 anos depois do bombardeio, de leucemia.

 

Norio e Maiumi fazendo o acabamento da fieira de tsurus (foto: divulgação)

 

Durante a sua doença, animada pela história que uma amiga contou de que quem fizesse mil tsurus teria um pedido atendido, passou a fazer origamis de tsurus, falecendo entretanto, sem completar os mil, mas sem nunca se mostrar desanimada ou revoltada.

 

Akiko e Ciro Kobayashi passaram por baixo dos tsurus para receber energia positiva (foto: divulgação)

 

De acordo com os relatos, mais do que a sua cura, ela desejou através do seu ato que nunca mais houvesse guerra que vitimasse outras crianças como ela.

Há, inclusive, um monumento dedicado a Sadako naquela cidade.

 

Tudo pronto. (esq/dir) Ciro, Akiko, pessoa do Hospital, Lumi, Norio, Sandra, Luzia, Maiumi, Lourenço e Morie. (foto: divulgação)

 

Os tsurus vão ficar enfeitando o Hospital Santa Cruz até a primeira semana de janeiro e depois serão desmontados e distribuídos para os frequentadores.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JOJOSCOPE: Festival da Fertilidade   Kanamara Matsuri: devoção ao falo, um canto da primavera   Escultura em nabo: um trabalho para artesãos. É primavera no Japã...
TORNEIO MUNDIAL POR EQUIPES MISTAS DE KARATÊ KYOKU... O evento reunirá atletas de cinco continentes, divididos em 12 equipes: Brasil (2), América do Sul (2), Europa (2), Américas Central e do Norte, Áfric...
LITERATURA: Livro de Kazuo Ohno traduzido para o p... O motivo é o lançamento do livro “Treino e(m) poema”, de autoria de Kazuo Ohno (1906/2010), um dos dançarinos japoneses mais relevantes do século 20, ...
INCLUSÃO DIGITAL: Enkyo recebe novo centro de info... O Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) inaugurou seu novo centro de informática, na manhã de quarta-feira (27/6). Para montar o novo espa...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *