SUDOKU: Desafio do Sudoku ganha Campeonato Nacional

 

O Sudoku, quebra-cabeça mais popular do mundo, baseado na colocação lógica de números, será o desafio da 1ª Copa Jornal Nikkey de Sudoku 2012, no próximo dia 29 de setembro, em São Paulo.

“Nosso objetivo é divulgar o Sudoku como um jogo simples, que não requer nenhum instrumento especial além da própria mente”, afirma Yoshifumi Horie, um dos coordenadores do evento, “não somente como um lazer, como também um programa alternativo para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos”.

 

 

Nesse sentido, ressalta Raul Takaki, diretor do jornal Nikkey Shimbun, “é relevante a visita do criador do Sudoku, há cerca de 30 anos, o japonês Maki Kaji, presidente da Nikoli Co., que virá especialmente para participar do evento e proferir palestra”.

Os interessados poderão disputar as modalidades: Individual ou Equipes (no máximo 4 pessoas), com inscrições antecipadas pelo email: sudokunikkey@gmail.com.

A 1ª Copa está sendo organizada pelo jornal Nikkey Shimbun, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Associação Miyagi do Brasil e Editora Kojiro.

 

SERVIÇO

1ª Copa Jornal Nikkey de Sudoku 2012

Quando: 29 de setembro de 2012, sábado, às 10h

Onde: Associação Miyagi do Brasil (Rua Fagundes, 152 – Liberdade – São Paulo – SP)

Inscrições: envie nome e idade para o e-mail sudokunikkey@gmail.com

Entrada franca – colabore doando 1Kg de alimento não perecível

 

 

 

O que é Sudoku

 

O mais famoso jogo de lógica do mundo foi batizado por seu criador, Maki Kaji, como Sudoku, que é a redução de sua regra básica: “Suuji wa dokushin no kagiru”, ou seja, o número deve ficar sozinho – su (número) e doku (sozinho).

Assim, o jogo consiste em completar as linhas verticais e horizontais, sem se esquecer de observar a divisão em blocos, preenchendo as casas vazias do diagrama com números de 1 a 9 de forma que eles não se repitam na mesma coluna, nem na linha e nem dentro do bloco.

Aparentemente simples, este é um quebra-cabeça cuja linha de raciocínio pode ser complexa até se alcançar a solução. E, portanto, é recomendado por alguns educadores como o exercício ideal para o desenvolvimento do pensamento lógico para crianças, ou mesmo como uma atividade para idosos.

 

 

 

Quem é Maki Kaji, o pai do Sudoku

 

Maki Kaji o pai do Sudoku (foto: divulgação)

No colegial, Maki Kaji chegou a figurar entre os oito melhores no Campeonato Nacional de Tênis, desistiu do curso de Literatura Japonesa da Universidade de Keio. Trabalhou nas mais variadas áreas: moldador, tradutor de produtos farmacêuticos, mensageiro de músicos e, também, em gráficas e editoras.

A chance para se transformar no presidente da Nikoli, a maior empresa japonesa de quebra-cabeças, aconteceu em 1979, ocasião em que um amigo em viagem ao exterior lhe enviou de presente a revista Dell. Entre diversos quebra-cabeças na publicação, havia o chamado Number´s Place, que lhe chamou a atenção.

Assim, a evolução e adaptação desse jogo foi que resultou no Sudoku, hoje conhecido mundialmente, fundamentado no fato de que “os números são solteiros”, “os números devem ser únicos”, isto é, os números devem ocorrer apenas uma vez.

Em 1980, Maki fundou a empresa Nikoli que, além de publicar livros específicos sobre lógica e quebra-cabeças, é a grande fornecedora de jogos veiculados em jornais e revistas do mundo inteiro. Hoje, conta com mais de 250 tipos de quebra-cabeças e mais de 150 revistas publicadas.

Apesar da fama mundial, Maki Kaji não abandonou os velhos prazeres: gosta de passar horas pescando, jogando golfe, e é um profundo apreciador de jogos, especialmente, turfe. Gosta tanto que batizou sua empresa com o nome de um grande cavalo de corrida da Irlanda, chamado Nikoli.

Com a sua mente visionária, sonha formar uma rede mundial de jogos através de plataformas de multimídia como videogames, celulares e jogos online através do site www.nikoli.co.jp.

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Concurso Brasileiro da Canção Internacion... Neste domingo (13), a partir das 8h30, acontece a terceira edição do Concurso Brasileiro da Canção Internacional, uma promoção da Abrac (Associação Br...
MISS: Inscrições para o 8º Miss Akimatsuri entram ... As inscrições para o concurso Miss Akimatsuri entraram na reta final. Os cadastros, que são gratuitos, podem ser feitos até 13 de março (domingo). Jov...
FESTA DE OUTONO: 32ª edição do Akimatsuri acontece... A tradicional Festa de Outono “Akimatsuri” realizada pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) geralmente na segunda e terceira semanas de ...
MÚSICA: Horiuchi Takao se diz “ansioso” em cantar ... Em sua primeira apresentação em solo brasileiro, o cantor japonês de estilo enka demonstra ansiedade. Os shows acontecem neste sábado (25) e domin...
Tags:

One Comment

  1. Gostaria imensamente de participar de uma Associação de Sudoko. Pelo fato de residir em Porto Alegre – RS, Brasil gostaria de saber se já existe alguma em Porto Alegre. Caso náo existir ainda gostaria de participar da criação de uma Associação de Sudoko em Porto Alegre. Sou Engenheiro de Telecomunicações e Professor Universitário aposentado. Jogo Sudoko há vários anos entre outros jogos do tipo quebra cabeça.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *