SUMÔ: Atletas buscam patrocínio para participar do Mundial em Taiwan

 

A Confederação Brasileira de Sumô realiza neste fim de semana (19 e 20), no Ginásio de Sumô do Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão, no Bom Retiro, o 53º Campeonato Brasileiro, 17º Campeonato Brasileiro Feminino, 19º Campeonato Sul-Americano Masculino e 7º Campeonato Sul-Americano Feminino. As competições, que começam às 8 horas nos dois dias, devem reunir cerca de 250 atletas, entre homens e mulheres. As disputas do Brasileiro tem início no sábado. As finais serão realizadas no domingo. O Sul-Americano começa em seguida, com as presenças de brasileiros, argentinos e paraguaios.

 

Atletas buscam patrocínio para participar do Mundial em Taiwan (FOTO: divulgação)

 

 

O presidente da Federação Paulista de Sumô, Oscar Morio Tsuchiya, lembra que o Sul-Americano deste ano era para ter sido realizado em maio, na Venezuela. “Mas por problemas internos eles pediram para que a competição fosse transferida para o Brasil”, conta Morio, acrescentando que o Campeonato Brasileiro do ano passado serviu de seletiva para o Sul-Americano.

Desta forma, participam do Sul-Americano: Ellen Cristina Rodrigues (Leve/Sudoeste); Fernanda Rojas (Médio/Sudoeste); Janaína Silva (Pesado/Paraná). Já a equipe masculina será representada por: Tetsushi Nakaya (Leve/Sudoeste); René Crespo Jr.(Médio/Rio Grande do Sul) e Julio César Vieira (Pesado/Sudoeste).

A categoria Juvenil é formada por: Anny Pires (Sudoeste/Leve); Larissa Marques (Sudoeste/Médio); Larissa Catarino (Paraná/Pesado); Luiz Carlos da Silva (Leve/Paraná); Matheus Cruz (Médio/Norte) e Victor Camargo (Pesado/Norte).

Trata-se de uma oportunidade de ver em ação os sumotoris que representarão o Brasil no Campeonato Mundial, programado para os dias 30 e 31 de agosto, em Kaohsiung (Taiwan). A equipe (veja quadro) foi formada durante seletiva realizada no último mês de março.

Composta inicialmente por 15 atletas, a delegação brasileira já sofreu três baixas. Caio Cesar, Camila Fukushima e a experiente Fernanda Pereira, que retornava à Seleção Brasileira após longa ausência, desistiram por falta de patrocínio.

A dificuldade financeira, aliás, tem sido uma constante na vida dos atletas que praticam sumô. Longe dos holofotes da mídia, o esporte sobrevive graças ao sacrifício de atletas e empenho de dirigentes e colaboradores. Como o fundador do Instituto Paulo Kobayashi (IPK), Victor Kobayashi, e de pessoas como Cláudio Kurita, que ajudaram os trâmites burocráticos junto ao Consulado de Taiwan com a cooperação do cônsul Fernando Wang.

 

Victor Kobayashi, e de pessoas como Cláudio Kurita, que ajudaram os trâmites burocráticos junto ao Consulado de Taiwan com a cooperação do cônsul Fernando Wang. (foto: divulgação)

 

Mas ainda é pouco. “O gasto com as passagens aéreas é muito grande”, conta o atleta Willian Takahiro Higuchi, deca campeão Brasileiro e um dos mais experientes do grupo.

Segundo ele, cada atleta teria que desembolsar, somente com passagens, cerca de R$ 5 mil. Diferentemente das competições anteriores, quando cada Regional corria atrás de seu próprio patrocínio, desta vez os atletas decidiram se unir e lançaram o Projeto Go, Gordo. Idealizado por Takahiro Higuchi, o projeto consiste basicamente na venda de camisetas. “Decidimos fazer algo diferente porque este ano é um ano atípico. Com a realização da Copa do Mundo, muitas empresas e colaboradores cortaram o patrocínio”, diz Takahiro, lembrando que os atletas já estiveram em eventos como o 17º Festival do Japão e na 29ª Festa da Cerejeira de Suzano para vender as camisetas.

“Mas já estamos em cima do prazo e estamos partindo para o Plano B, ou seja, tentar incrementar com a venda de salgadinhos e rifas”, conta Taka, explicando que, com tanta dificuldade, ao invés de desistir, “dá ainda mais vontade de se empenhar para representar bem o Brasil”.

 

(foto: divulgação)

 

 

Como ajudar– Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com Takahiro Higuchi através do e-mail: taka.higuchi@gmail.Já quem quiser conhecer um pouco mais o sumô brasileiro podem acessar o blog sumobrasileiro.blogspot.com

(Aldo Shiguti)

 

 

 

53º Campeonato Brasileiro

17º Campeonato Brasileiro Feminino

19º Campeonato Sul-Americano

7º Campeonato Sul-Americano Feminino de Sumo

Quando: Dias 19 e 20, a partir das 8 horas

Onde: Ginásio de Sumô do Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão (A. Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro)

Entrada franca

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TÊNIS DE MESA: Jovens surpreendem o mundo do mesa-... No último fim de semana, Tomokazu Harimoto, do Japão, sagrou-se campeão e a grande sensação do Aberto da República Checa. Harimoto, que completou 14 a...
MARINGÁ: 26º Festival Nipo-Brasileiro prossegue ne... Em sua 26ª edição, prossegue até o próximo domingo (13) – a programação artística termina sábado – , na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Mar...
NIPPAK PESCA: Hora de ajustar seu material de pesc... Menos de um mês para acabar o inverno, hora de conferir e deixar a tralha em ordem para a próxima pescaria.   Por: Mauro Yoshiaki Novalo &...
NEGÓCIOS: Jetro traz seis empresas japonesas para ... O sabor singular da culinária japonesa será apresentado na Apas Show 2017, maior feira de negócios do setor supermercadista do mundo, por uma comitiva...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *