SUMÔ: Brasil tenta manter hegemonia no Sul-Americano

A Confederação Brasileira de Sumô e a Federação Sul-Americana de Sumô realizam neste fim de semana (15 e 16), no dohyo do Ginásio de Sumô do Complexo Esportivo Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo, o 21º Campeonato Sul-Americano Masculino e 9º Campeonato Feminino. A competição deve reunir atletas do Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela. Estará em disputa apenas a categoria Adulto Masculino e Feminino – Pesos Leve, Médio e Pesado.

 

Luciana Watanabe conquistou o título Sul-Americano na categoria Leve no ano passado, no Paraguai. Foto: Aldo Shiguti

Luciana Watanabe conquistou o título Sul-Americano na categoria Leve no ano passado, no Paraguai. Foto: Aldo Shiguti

 

No sábado, acontece a seletiva. O Sul-Americano está marcado para o domingo, quando será realizado também um Torneio Amistoso. O Sul-Americano será seletivo para o World Games, programado para 2017, na Polônia.

 

Brasil tenta manter hegemonia no Sul-Americano de Sumô. Foto: Aldo Shiguti

Brasil tenta manter hegemonia no Sul-Americano de Sumô. Foto: Aldo Shiguti

 

Segundo o presidente da Federação Sul-Americana de Sumô, o brasileiro Issao Kagohara, o Sul-Americano era para ter sido realizado na Argentina, mas a entidade local alegou problemas financeiros e o Brasil aceitou sediar a competição.

 

O paranaense Rui Júnior é um dos destaques do Sul-Americano. Foto: Aldo Shiguti

O paranaense Rui Júnior é um dos destaques do Sul-Americano. Foto: Aldo Shiguti

 

Para os brasileiros, além de ser uma das poucas oportunidade de disputar uma competição internacional, a expectativa é manter a hegemonia. No ano passado, em Pirapó, no Paraguai, os brasileiros ficaram em primeiro nas disputas por equipes e também no torneio individual. No Masculino, o Brasil ficou em primeiro, com o Paraguai em segundo e a Venezuela em terceiro. No Feminino, o Brasil ficou com o título e a Venezuela foi a segunda colocada.

Na disputa individual feminino, as brasileiras conquistaram a primeira colocação em todas as categorias, com Luciana Watanabe (Leve), Fernanda Rojas Pelegrini (Médio) e Ana Cláudia Gomes (no Pesado e Absoluto). No individual masculino, Ricardo Aoyama (Médio) e Willian Takahiro Higuchi (Absoluto) ficaram em primeiro enquanto Cristiano Mori (Leve) e Júlio Cesar Vieira (Pesado) conquistaram a prata.

 

Equipe brasileira que disputou o Sul-Americano em Pirapó. Foto: divulgação

Equipe brasileira que disputou o Sul-Americano em Pirapó. Foto: divulgação

 

Para o peso pesado paranaense Rui Júnior, “mesmo com pouco treino espero fazer boas lutas e representar bem o Brasil”. “Também espero que brasileiros ganhem as outras categorias”, disse o atleta. Já a Pedagoga e professora de Educação Física Luciana Watanabe, que este ano trocou alianças com o também atleta Willian Takahiro Higuchi, apesar de não conhecer bem as adversárias, a expectativa é a melhor possível.

“Espero que o ritmo seja forte, mas no Brasil também temos lutadoras muito boas”, conta Luciana, explicando que a partir do ano que vem pretende pisar no freio. “Quero disputar este Sul-Americano e o World Games em ritmo forte, depois a gente vê como vai ficar”, disse.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    21º Campeonato Masculino de Sumô e 9º Campeonato Feminino de Sumô

    Quando: Dias 15 e 16, a partir das 9 horas

    Onde: Ginásio de Sumô do Complexo Esportivo Brasil-Japão (Av. Presidente Castelo Brasil, 5440)

    Entrada franca

     

     

     

    Related Post

    XADREZ: Mariana Kikuchi brilha na etapa Juquiá do ... Representantes da Região também estarão presentes na Final Estadual da Olimpíada Escolar de Xadrez   Xadrez não tem idade: com apenas dez ano...
    MARÍLIA: O Departamento de Beisebol e Softbol do ... Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey realiza neste sábado evento social O Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey Clube de Marília realiz...
    SUMÔ: Governo japonês reconhece trabalho e dedicaç... Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do sumô nacional acaba de ser condecorado pelo governo japonês. Trata-se de Masatoshi Akagi, que c...
    TÊNIS DE MESA: TORNEIO PROFISSIONAL THE THONA Aconteceu nos últimos dias 14 e 15, na cidade de Santo André, mais precisamente no Complexo Esportivo Pedro Dellantonia, mais uma etapa do Campeonato ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *