SUMÔ: Campeonato Paulista deve reunir cerca de 200 atletas em São Paulo

Acontece neste domingo, 26, a partir das 9 horas, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo, o 39º Campeonato Paulista Masculino e o 19º Campeonato Paulista Feminino de Sumô. As competições juntas devem reunir cerca de 200 atletas, masculino e feminino, das Regionais Norte, Nova Central, São Paulo, Santo Amaro, ABC e Sudoeste. No masculino, estarão em disputa as categorias Mirim “A”, “B” e “C”,  Infantil e Juvenil. No feminino, haverá disputa na categoria Mirim, Infantil e Juvenil.

 

Campeonato Paulista de Sumô deve reunir cerca de 200 atletas no Bom Retiro. Foto: Aldo Shiguti

 

No ano passado, a equipe Sudoeste ficou com os títulos no masculino e no feminino. Os destaques ficaram por conta das participações das equipes da Nova Central e São Paulo, respectivamente, segunda e terceira colocadas na contagem de geral pontos, tanto no masculino como no feminino.

 

Equipe da Nova Central, com Luciana Watanabe, é uma das gratas surpresas do sumô brasileiro. Foto: Aldo Shiguti

 

Na Nova Central, uma das responsáveis pela presença cada vez mais frequenta da equipe nos pódios tem sido Luciana Watanabe, que idealizou e coordena o projeto “Lutas Como Forma de Educação”. Em 2016, ela conseguiu levar cerca de 30 alunos na faixa etária de 6 a 7 anos de duas escolas da rede municipal de ensino de Suzano para competir no Bom Retiro. Já no São Paulo, uma parceria entre a equipe e a Academia de Judô Pissara, da zona Norte de São Paulo, levou 11 alunos, entre 5 e 14 anos, da professora Lívia Higuti para disputar a competição.

Segundo presidente da Confederação Brasileira de Sumô, Issao Kagohara, “são trabalhos como esses” que contribuem para a continuidade da modalidade. De acordo com seus cálculos, o país conta hoje com cerca de 200 praticantes em todo o território brasileiro, sendo que apenas 10% desse total são descendentes de japoneses. “É um número preocupando porque vem caindo ano a ano”, desataca o dirigente, lembrando que “na minha época, entre os anos 60 e 70, era o contrário, ou seja, 90% eram nikkeis”.

 

O futuro em ação: competição deve reunir cerca de 200 atletas. Foto: Aldo Shiguti

 

“É uma situação dificil porque a crise financeira do país também acaba prejudicando o desenvolvimento do sumô”, explica Kagohara, acrescentando que em maio acontece o Campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires, na Argentina, e na última semana de julho será realizado o World Games, na cidade polonesa de Wroclaw.

Para os Jogos Mundiais, que acontecem a cada quatro anos – a última edição foi realizada em 2013, em Cáli, na Colômbia – o Brasil será representado por Takahiro Higuchi (pesado), Cristiano Mori (Leve) e Flávio Tooru Kosahira (Médio), no masculino, e Luciana Watanabe (Leve), Daniela Oliveira (Médio) e Sara Gomes (Pesado), no feminino.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    39º Campeonato Paulista Masculino e 19º Campeonato Paulista Feminino de Sumô

    Quando: Dia 26, domingo, a partir das 9 horas

    Onde: Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo Brasil-Japão (Av. Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro)

    Informações pelo telefone: 11/3221-5105

    Entrada franca

     

    Related Post

    BEISEBOL PRÉ-INFANTIL: Pereira Barreto é campeão d...   A equipe de Pereira Barreto sagrou-se campeã do 15º Festival Primavera de Beisebol Interclubes Pré-Infantil (9 e 10  anos), competição reali...
    TÊNIS DE MESA: Rio busca Jogos Olímpicos sustentáv... Para assegurar o comprometimento dos Jogos Olímpicos com a sustentabilidade, garantindo a preservação dos ecossistemas através de obras "verdes", a Au...
    TÊNIS DE MESA/64º INTERCOLONIAL: Eric Jouti e Izum...   Eric Jouti e Izumi Nishida são os grandes campeões individuais do 64º campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, realizado de24 a...
    KENKO TAISSO: KENKO TAISSO DO BRASIL PARTICIPA DO ... Com o objetivo de divulgar a cultura e as tradições japonesas no Nordeste, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, em parceria com o Escritório...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *