SUMÔ: Com clima favorável, Campeonato Paulista vê aumento de praticantes

Acontece neste domingo, 3, a partir das 8 horas, no Ginásio de Sumô do Bom Retiro, em São Paulo, o 38º Campeonato Paulista Masculino e o 18º Campeonato Paulista Feminino de Sumô. As competições juntas devem reunir cerca de 160 atletas, masculino e feminino, das Regionais Norte, Nova Central, São Paulo, Santo Amaro e ABC. Estarão em disputa as categorias Mirim “C” (atletas nascidos após 2007), Mirim “B” (nascidos em 2005 e 2006), Mirim “A” (nascidos em 2003 e 2004) Infantil (nascidos em 2000 e 2002) e Juvenil (nascidos em 1998 e 1999).

 

Competição deve reunir cerca de 160 participantes, das categorias mirim a juvenil no Bom Retiro. Foto: Aldo Shiguti

Competição deve reunir cerca de 160 participantes, das categorias mirim a juvenil no Bom Retiro. Foto: Aldo Shiguti

 

O número representa um aumento de cerca de 60% em relação ao ano passado. Segundo o primeiro vice-presidente da Confederação Brasileira de Sumô, Oscar Morio Tsuchiya, o fato tem explicação. “Podemos atribuir esse crescimento ao incentivo da Prefeitura de Suzano ao projeto ‘Lutas como forma de educação’, idealizado pela atleta Luciana Watanabe. Formada em Pedagogia e Educação Física, Luciana ensina sumô a crianças da rede municipal de Suzano. O projeto, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Suzano, reúne atualmente cerca de 80 alunos de duas escolas municipais da cidade. A meta, explica Luciana, é chegar a 100 atletas.

Para ela, se conseguir levar seus alunos, o Campeonato Paulista promete ser ainda mais emocionante. No ano passado, a Nova Central já foi uma das gratas surpresas do Paulista ao conquistar a segunda colocação na contagem geral de pontos. Se tudo correr conforme o planejado, a ideia é repetir o bom desempenho e confirmar o crescimento do setor.

Segundo Morio, outro fator que está ajudando a impulsionar o sumô é a recente parceria firmada entre a equipe de São Paulo e a professora de judô Livia Higuti, que também participará com seus alunos.

Desta forma, conta Morio, o Campeonato Paulista deve ganhar em motivação. “Surpreendentemente, os atletas estão bastante animados, mesmo com a decisão de cancelarmos nossa participação no Campeonato Mundial, que será realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Ulan Bator, na Mongólia”, explica Morio, lembrando que a decisão foi tomada na última reunião da entidade, realizada no dia 20 de março.

 

Foto: Aldo Shiguti.

Nova Central espera repetir os bons resultados de 2015. Foto: Aldo Shiguti.

 

Inspiração – “Decidimos não enviar uma equipe pois o custo seria muito alto e estamos sem senhum patrocínio, em parte, reflexo da grave crise que o país atravessa”, justifica Morio, acrescentando que a única competição internacional que os atletas disputarão este ano será o Campeonato Sul-Americano, marcado para o dia 8 de outubro. “Na verdade, o Sul-Americano era para ser realizado na Argentina, mas eles desistiram por problemas financeiros”, diz Morio, destacando que o Sul-Americano será classificatório para o World Games 2017, programado para a Polônia.

Mas Morio afirma que não são apenas as viagens que servem de estímulos aos praticantes, estimados hoje em cerca de 500 espalhados pelo território nacional – se for levado em consideração somente os que estão na “ativa”.

“O Campeonato Paulista, por exemplo, foi a competição que revelou o lutador profisisonal Ricardo Sugano e que hoje é destaque no sumô japonês. Hoje ele é um maegashira mas pode ser promovido a Sekiwaki”, conta Morio, afirmando que a trajetória do brasileiro serve de inspiração para as novas gerações.

 

Foto: divulgação

Prefeito Fernando Haddad (PT) aproveitou a inauguração do primeiro Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo e visitou o Ginásio de Sumô. Foto: facebook/Takahiro Higuchi.

 

Esportes radicais – “Ainda estamos engatinhando, mas não deixa de ser uma nova fase essa que estamos vivendo no sumô”, diz Morio, para quem o clima para o esporte pode se tornar ainda mais favorável, mesmo em meio ao mar de crise que o país está mergulhado. Em parte, isso se deve aos novos vizinhos do sumô.

É que no último dia 26, com a presença do prefeito Fernando Haddad (PT), aconteceu a inauguração do primeiro Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo. Voltado para a prática de skate, bike BMX, patins inline, patinete e Parkour, com circuitos e pistas para todas as modalidades, o equipamento público ocupa uma área de 38 mil m² e é um dos maiores do setor na América Latina, conforme Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Com investimentos de R$ 13,4 milhões, o Centro de Esportes Radicais conta ainda com ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground. A área fica encostada ao ginásio de sumô.

“Externamente, o espaço ficou muito agradável e a movimentação tem chamado a atenção da garotada também para o sumô. Isso, aliado ao trabalho que o Takahiro Higuchi, o Yoshinobu Kuroda e o Kiyoshi Shimozaki vem desenvolvendo, além do empenho pessoal da Luciana Watanabe, tem contribuído para atrair mais praticantes para o sumô”, conta Morio.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    38º Campeonato Paulista Masculino e 18º Campeonato Feminino de Sumô

    Quando: Dia 3 de abril, domingo, a partir das 8 h. Cerimônia de abertura: 9 h

    Onde: Ginásio de Sumô do Bom Retiro (Av. Presidente Castelo Branco, 5446)

    Entrada franca

    Informações pelo telefone: 11/3221-5105

     

    Related Post

    INTERNACIONAL: Mauricio de Sousa é laureado pelo G...   Mauricio de Sousa (foto: diuvlgação) O desenhista Mauricio de Sousa foi agraciado pelo governo japonês em reconhecimento a sua  contribu...
    HOMENAGEM: Akagi e Rodas recebem homenagem do gove... O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) foi palco, na noite desta terça-feira (6), da Homenagem aos Condecorados d...
    INTERNACIONAL: Simpósio Japão-Brasil sobre Colabor...   Organizado conjuntamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e a Sociedade Japonesa para a Promoção da Ci...
    ELEIÇÕES 2012: Em jantar de apoio a Victor Kobayas...   Amigos e simpatizantes de Victor Kobayashi realizaram no dia 12 de setembro (quarta), no Hotel Matsubara, no bairro do Paraíso (zona Sul), j...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *