SUMÔ: Sudoeste confirma favoritismo; dirigentes confirmam ‘bom momento do sumô brasileiro’

A equipe Sudoeste mais uma vez confirmou seu favoritismo e faturou os títulos do 38º Campeonato Paulista Masculino e do 18º Campeonato Paulista Feminino – Categorias Mirim, Infantil e Juvenil, competições realizadas neste domingo (3), no Ginásio de Sumô do Bom Retiro. Os destaques ficaram por conta das participações das equipes da Nova Central e São Paulo, respectivamente, segunda e terceira colocadas na contagem de geral pontos, tanto no masculino como no feminino.

 

Sudoeste mais uma vez conquistou os títulos nas categorias no masculino e no feminino. Foto: Aldo Shiguti

Sudoeste mais uma vez conquistou os títulos nas categorias no masculino e no feminino. Foto: Aldo Shiguti

 

O recém-inaugurado Centro de Esportes Radicais, que fica encostado ao ginásio, conferiu um clima de “domingo no parque” e agregou um público diferente ao esporte. Como o casal Liziane Luciane e Luciano Cerqueira. Acompanhados da filha, Luisa, de um ano, e da sobrinha, Ana Pereira, de 11 anos, eles foram conhecer as instalações do novo centro esportivo e aproveitaram para dar uma conferida no sumô, modalidade que, se não era familiar também não chegava a ser uma completa “desconhecida” para Luciano.

“Sou professor de Educação Física e judoca, mas não sabia que existia um dohyo aqui”, disse Luciano, explicando que gosta de lutas. “Achei o sumô interessante e já gravei um vídeo para mandar para os alunos”, revelou Luciano, que quis saber quando aconteciam os treinos de sumô no Bom Retiro. “Por ser uma arte marcial, recomendaria para os meus alunos sim. A prática de esportes de contato só traz benefícios e ajuda a desenvolver a auto-confiança, além de ensinar a ganhar e perder”, ensinou o professor.

 

O casal Luciano e Liziane com a sobrinha e a filha, Luisa, de um ano. Foto: Aldo Shiguti

O casal Luciano e Liziane com a sobrinha e a filha, Luisa, de um ano. Foto: Aldo Shiguti

 

Os “novos vizinhos” também mereceram elogios dos dirigentes da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Sumô. Presidente da FPS, Maurício Uehara comemorou o fato de estrear à frente da entidade com  o pé direito. “É gratificante assumir e logo no primeiro ano poder constatar um aumento do número de participantes”, disse Uehara, lembrando que a edição passada contou com a presença de cerca de 100 atletas contra 150 deste ano.

 

Cristiane Sakeshita. Foto: Aldo Shiguti

Cristiane Sakeshita. Foto: Aldo Shiguti

 

Uehara atribuiu o crescimento ao desenvolvimento de projetos tanto da FPS quanto da CBS aliado à  movimentação das Regionais, em especial da Nova Central e de São Paulo. “Também a inauguração do Centro de Esportes Radicais deu maior visibilidade ao sumô e vamos trabalhar para aproveitar esse bom momento que o sumô está atravessando”, explicou Uehara.

 

ugo Fukushima. Foto: Aldo Shiguti

ugo Fukushima. Foto: Aldo Shiguti

 

Primeiro vice-presidente da CBS, Oscar Morio Tsuchiya lembrou que o objetivo do Campeonato Paulista é justamente o de dar continuidade ao sumô brasileiro. “Dependemos desses pequenos atletas que se tornarão os futuros campeões de amanhã”, explicou Morio, que destacou também o trabalho das Regionais Nova Central e São Paulo.

 

O vereador Aurélio Nomura com dirigentes do sumô brasileiro. Foto: Aldo Shiguti

O vereador Aurélio Nomura com dirigentes do sumô brasileiro. Foto: Aldo Shiguti

 

Cidadãos – O vereador Aurélio Nomura, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo que prestigiou o evento, bem como o assessor parlamentar do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), Osmar Maeda, elogiou o empenho de atletas e dirigentes. “Estamos atravessando um momento extremamente difícil que nos deixa até desanimados. Mas ao verificar este Campeonato, fruto do trabalho de abnegados e com apoio dos pais, vemos cada vez mais a participação de jovens que nos enche de esperança e renova nossas energias. O legado que nossos maiores nos deixaram e que hoje são transmitidos às novas gerações pelos mais antigos, são ensinamentos de dignidade, integridade, disciplina e respeito ao próximo. Valores basilares voltados à valorização humana pois sabemos que muitos dos  que aqui estão não se formarão atletas mas certamente vão se impor como cidadãos seguindo essas tradições”, explicou Aurélio Nomura.

 

 

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    anu1

    anu2

     

    Related Post

    BEISEBOL: LUIZ GOHARA CHEGA AO TOPO E SERÁ O QUINT... Pela primeira vez na história Brasil conta com quatro atletas na principal liga de beisebol do mundo atuando na mesma temporada   Definitivam...
    COMUNIDADE: Mario Ikeda é empossado membro da Acad... O delegado aposentado da Polícia Federal, Mario Ikeda, tomou posse como membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abras...
    CINEMA: Ciate exibe filme ‘Kaze Tachinu’ com entra...   O Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) exibe neste sábado (26), a partir das 15 horas, em sua sede (Rua São Joaqu...
    SILVIA IN TOKYO: DIFÍCIL SITUAÇÃO DOS ESTRANGEIROS... ESTRANGEIROS DESABRIGADOS PELAS CHUVAS EM JOSO PASSAM DIFICULDADES   Situação perto do rio Kinugawa, em Joso (Ibaraki) Foto: Sankei  ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *