SUMÔ/ESPECIAL: Seletiva define seleção brasileira para o Campeonato Mundial de Osaka

Já estão definidas as equipes brasileiras que disputarão o 20º Campeonato Mundial, 11º Campeonato Mundial Feminino, 13º Campenato Mundial Junior e 5º Campeonato Mundial Feminino Junior, que acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, no Sakai Ohama Park Sumo, em Osaka, no Japão. Sob a supervisão da Confederação Brasileira de Sumô e realização da Federação Paulista de Sumô, a seletiva foi realizada no último dia 11, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo.

 

Fernanda Rojas (à esquerda) conseguiu vaga para o Campeonato Mundial de Osaka, no Japão (Foto: FACEBOOK/FERNANDA ROJAS)

Fernanda Rojas (à esquerda) conseguiu vaga para o Campeonato Mundial de Osaka, no Japão (Foto: FACEBOOK/FERNANDA ROJAS)

 

Participaram cerca de três atletas de cada categoria. Na categoria Junior, estão classificados, no masculino: Manoel Panissa, categoria leve, do Paraná; Yuuki Ramos Sato, médio, do RS; Victor Camargo Espírito Santo, pesado, da Norte; e Victor Freitas, absoluto, da  Sudoeste. No feminino: Victória Trajano, leve, da Sudoeste; Camila Fukushima Vaz, médio, da Sudoeste; Sarah Luiza Gomes, pesado, da Nova Central; e Jéssica Arlene, absoluto, da Sudoeste.

 

Cônsul Tomoyuki Naganuma (2º à dir) e Shimomo com dirigentes (Foto: Aldo Shiguti)

Cônsul Tomoyuki Naganuma (2º à dir) e Shimomo com dirigentes (Foto: Aldo Shiguti)

 

Na categoria Adulto, a equipe masculina será formada pelo leve Zenhiti Kubagawa (ABC), pelo médio Victor Pastrelo (Sudoeste), pelo pesado Ruy Aparecido de Sá Junior (PR) e pelo peso absoluto Yoshihiro Higuchi (São Paulo). No feminino, carimbaram seus passaportes a leve Luciana Watanabe (Nova Central), a médio Fernanda Rojas (Sudoeste), a pesado Ana Cláudia Gomes (Norte) e a absoluto Dorotéia da Costa (Sudoeste).

 

Deputado estadual Jooji Hato (acima, sentado) com dirigentes (Foto: Aldo Shiguti)

Deputado estadual Jooji Hato (acima, sentado) com dirigentes (Foto: Aldo Shiguti)

 

Projeto – Medalha de bronze no Mundial do ano passado, em Kaohsiung, em Taiwan, para Luciana Watanabe a competição terá um sabor especial. “Vou estar completando um ciclo”, diz a atleta de 30 anos e 12 vezes campeã Brasileira. Uma das mais experientes do grupo – está na seleção desde 2000 – Luciana Watanabe também esteve no Mundial de 2001, em Aomori. De volta ao Japão, ela conta que a busca é sempre pelo primeiro lugar. “Mas se não for possível ja estou muito feliz com tudo que o sumô me proporcionou”, diz Luciana.

Formada em Pedagogia e Educação Física, ela também desenvolve o projeto “Lutas como forma de educação” na Escola Manoel Vicente Ferreira Filho, em Suzano (região da Grande São Paulo). A ideia é ensinar a prática de sumô a alunos de 7 a 12 anos da rede municipal de ensino.

 

O presidente de honra da CBS, Hatiro Shimomoto (Foto: Aldo Shiguti)

O presidente de honra da CBS, Hatiro Shimomoto (Foto: Aldo Shiguti)

 

Também foi através do sumô que Luciana Watanabe conheceu Willian Takahiro Higuchi, outro representante de peso do sumô brasileiro. O casamento deve sair ainda este ano. Aliás, foi por conta disso que Taka – como Takahiro é conhecido – decidiu ficar de fora da seletiva deste ano e priorizar a participação de Luciana.

“Tivemos que escolher quem ficaria de fora, pois seria puxado ir os dois juntos. Como a Luciana tem mais chances é ela quem irá”, explicou Taka, que ainda assim poderá encontrar com a amada no Japão. Explica-se. Ele foi eleito presidente do Comitê Internacional de Atletas e talvez terá que participar da reunião nos dias que antecedem o Mundial.

 

Takahiro Higuchi batizou o pequeno Daiki Caio Kanashiro Takahashi, filho de Maurício e Midori (foto: Aldo Shiguti)

Takahiro Higuchi batizou o pequeno Daiki Caio Kanashiro Takahashi, filho de Maurício e Midori (foto: Aldo Shiguti)

 

Problemas – Como já é de praxe, mais uma vez as associações terão que arcar com as despesas de seus atletas. “Gostaríamos de ajudar, mas este ano nosso caixa está pior que no ano passado”, lamenta o presidente da Confederação Brasileira de Sumô, Issao Kagohara. “Pode ser que a gente ajude um pouco, mas não como nos anos anteriores, quando, mesmo sendo pouco, ainda conseguíamos ajudar a custear as despesas de alimentação e estadia”, conta o presidente da CBS.

 

Takahiro Higuchi e Luciana Watanabe (Foto: Aldo Shiguti)

Takahiro Higuchi e Luciana Watanabe (Foto: Aldo Shiguti)

 

Para Taka, tanto a Confederação como a Federação fazem o que podem. “Na minha opinião, está na hora de os atletas também contribuírem para o fortalecimento do sumô em suas regionais. Muitas vezes a Confederação e a Federação acabam tendo que se desdobrarem para enviar os atletas para os Mundiais e na volta muitos desses atletas acabam não rettribuindo esse aprendizado”, diz.

“Tentamos fazer de tudo para não transferir o problema para os atletas. Deixamos a atribuição de levantar os recursos para cada regional, mas infelizmente sempre acaba resvalando nos atletas”, diz Morio, para quem defender a seleção brasileira “já é um grande incentivo e motivo de orgulho”.

(Aldo Shiguti)

 

 

rodape

 

rodaape1

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

120 ANOS/PARANÁ: Governador Beto Richa será presid... O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), será o presidente de honra da Comissão Organizadora das comemorações relativas aos 120 anos de rel...
HOMENAGEM: Masato Ninomiya recebe título de ‘Cidad...   O professor doutor da USP (Universidade de São Paulo) Masato Ninomiya recebeu no último dia 28, o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Munic...
NIPPAK PESCA: Propriedade ecologicamente correta As práticas descritas abaixo sao adotadas há mais de 20 anos, rotineiramente, no Sítio do Coqueiro – fabricante do Queijo Catauá    ...
SENTENÇA: Caso Patrícia Fujimoto termina após 10 a... O caso da brasileira acusada de provocar um acidente automobilístico no Japão que acabou causando a morte de uma criança japonesa de apenas 2 anos de ...

One Comment

  1. PARABÉNS aos Vencedores dos Campeonato de Sumô: Mundial, Feminino, Junior e Feminino Junior!!! SUCESSO no Campeonato Mundial de Osaka!!!!
    Pessoalmente estava torcendo por Daniel Guedes, Kleidson Oliveira e Joaci Machado: Sumotori san pelo Rio de Janeiro, que tiveram espaço para treinar na Associação Nikkei do Rio de Janeiro no ano passado sob orientação do Sensei Willian Takahiro Higuchi.
    Fiquei encantada com a história de Willian Takahiro Higuchi san e da Luciana Watanabe san: sejam MUITO premiados no Sumô e na Vida, SEMPRE!!!
    Felicitamos todos os Participantes e Organizadores também ao FAZEREM O MELHOR!!!!

    Teruko Okagawa Monteiro
    Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *