SUMÔ/ESPECIAL: Sudoeste mantém hegemonia no Campeonato Brasileiro

 

Mais uma vez não houve surpresas no 53º Campeonato Brasileiro Masculino e no 17º Campeonato Brasileiro Feminino, competições realizadas pela Confederação Brasileira de Sumô nos dias 19 e 20 no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão. A equipe Sudoeste confirmou seu favoritismo conquistou os títulos tanto entre os homens como entre as mulheres.

 

Gilberto Kassab, Walter Ihoshi, George Hato, Alex Hato e Victor Kobayashi com atletas da seleção. (foto: Aldo Shiguti)

 

 

No masculino, a equipe Norte ficou com a segunda colocação, seguida por São Paulo e Rio Grande do Sul na terceira e quarta colocações, respectivamente. No feminino, também deu Norte na segunda posição, com Nova Central em terceiro.

O destaque individual ficou por conta do atleta Rui Aparecido de Sá Junior, do Paraná, que ficou em primeiro na categoria Absoluto no Campeonato Brasileiro. Rui, que veio sozinho do Paraná, também faturou os títulos nas categorias Pesado e Absoluto do 19º Campeonato Sul-Americano, realizado logo após o encerramento do Brasileiro e que contou com as presenças de atletas do Paraguai e da Argentina. A Venezuela, uma das forças no continente, não enviou representantes pois o país está atravessando uma série crise política.

 

A delegação do Rio Grande do Sul trouxe 25 atletas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Empréstimo – Rui estava eufórico. Também não era para menos. Foi seu segundo ano na categoria adulto. No ano passado, o paranaense já havia batido na trave com as terceiras colocações no Pesado e Absoluto. Agora, o atleta se prepara para um novo desafio, o Campeonato Mundial, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto, em Taiwan.

 

O paranaense Rui Aparecido de Sá Júnior (foto: Aldo Shiguti)

 

“Sei que é bastante difícil, mas estou me preparando bastante”, explicou o atleta, que fará sua estreia na categoria adulto. “Como subi de peso – passou de 130 para 145 kg – estou procurando trabalhar mais a explosão para compensar a perda de agilidade”, disse Rui, que aponta os mongóis e representantes do leste europeu como principais rivais em sua categoria.

Para Rui, que até cogitou fazer um empréstimo bancário para participar do Brasileiro, todo sacrifício vale a pena. “Estou tendo que vender rifas para poder viajar mas todas essas dificuldades nos dão ainda mais ânimo para ir lá fora e representar bem o Brasil”, conta Rui, que começou a praticar sumô com 12 anos de idade – atualmente está com 20 – a convite de Cassiano Joaquim Gomes, técnico da equipe de sumô de Londrina e que comanda a Associação Kaiko, que mantém a Federação Paranaense de Sumô e um projeto de inclusão social onde são atendidas crianças e jovens entre 6 a 18 anos.

 

O presidente de honra da CBS com Sandra Bogado (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Saudosismo – Quem também não mediu esforços para participar do Campeonato Brasileiro foi a delegação do Rio Grande do Sul, que trouxe 25 atletas para São Paulo. De acordo com o veterano Carlos Rauch, as dificuldades encontradas pela Confederação Brsileira de Sumo em enviar os atletas para competições no Exterior acabam refletindo nas novas gerações. “As crianças acabam perdendo interesse pois percebem que, além de ralarem em treinos, conquistar uma vaga na seletiva nem sempre é sinônimo de viagem garantida”, explica Rauch, que vê com saudosismo o ano em que a CBS bancou o transporte dos atletas do Rio Grande do Sul à São Paulo. “Se não tivermos assistências teremos séria dificuldades em participar nos próximos anos”, destaca Rauch.

Mesmo sabendo que as dificuldades financeiras “fazem parte do dia a dia dos praticantes”, o debutante em Mundiais, Wagner Yoshihiro Higuchi, admite que preferia estar se dedicando aos treinos ao invés de estar correndo atrás de patrocínio. “Nós que lutamos praticamos nascemos com esses obstáculos, mas é um desgaste emocional que poderia ser evitado”, diz Yoshihiro.

 

Morio Tsuchiya, Hatiro Shimomoto e Issao Kagohara (Aldo Shiguti)

 

Políticos – Com o início da campanha eleitoral, muitos políticos marcaram presença no Bom Retiro neste fim de semana. No sábado, estiveram presentes o ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSD ao Senado, Gilberto Kassab, acompanhado do deputado federal, Walter Ihoshi (PSD), além do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), do vereador George Hato (PMDB) e dos candidatos a deputado estadual Roberto Sekiya (PSB) e a deputado federal Alex Hato (PMDB).

 

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GOLFE: Disputa no VII Aberto Damha Golf Club acont...   FPG supervisiona competição válida para os Rankings Paulista Scratch Masculino e Feminino em São Carlos A Federação Paulista de Golfe - FPG...
NIPPAK PESCA: Cobertura Pesca Trade Show 2015 Por Mauro Novalo     A Pesca Trade Show se caracteriza por duas propostas: juntar fabricantes com lojistas e mostrar o turismo ...
COMUNIDADE: Uces concretiza projeto ‘Um Milhão’ e ... Em meio à crise que o país atravessa, pelo menos uma entidade da comunidade nipo-brasileira não tem do que reclamar. Trata-se da Uces (União Cultural ...
Especial/61º PREMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘Vocês s... Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo mais uma vez abriu suas portas para receber a cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de E...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *