SUZANO: Prefeitura realiza 2ª edição do Patchwork Solidário

Depois do sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, a Prefeitura de Suzano, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), realiza entre os dias 14 e 16 de junho (quinta-feira a sábado) o 2º Festival de Patchwork Solidário de Suzano. O evento será no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, com entrada gratuita.

Como em 2011, o festival terá exposição de trabalhos de grandes lojistas do ramo, como Editora Minuano, Fernando Maluhy, Singer, Teclabel e Walkits Feltros, além de comerciantes da cidade, entre eles Ateliê Flor e Arte (pintura country), Ateliê Jéssica, Fruto Armarinhos e Artesanato, Maria Arteira, MN Center, Oficinas de Retalhos by Suzano, Patchworkeiras by Suzano, Tudo Novo de Novo e Universal Cortinas.

 

Festival de Patchwork em Suzano (Foto: Wanderley Costa - Secom)

 

Também haverá artesanato produzido pelas oficineiras da Secretaria Municipal da Cultura, workshops, palestras, apresentações culturais e um bistrô que comercializará comidas e bebidas.

As palestras serão com Marina Ugo, sobre “História do patchwork”, e Rita Paiva, sobre “Patchwork solidário”. Os workshops serão com Jô Benvenutti, MN Center e Selma Cunha. O apresentador de TV e artista dos sabonetes Peter Paiva também fará uma palestra com workshop sobre sabonetes e aromatizadores para tecidos, no Casarão das Artes, anexo ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. É necessário fazer inscrição prévia para estas atividades e algumas delas já estão com as vagas esgotadas.

De acordo com a coordenadora de eventos do Fuss, Sueli Eguchi, não é necessário ter experiência em costura para participar dos workshops e palestras. “É um despertar. Quem participa volta para casa e percebe que é capaz de fazer muitas coisas em patchwork”, afirmou.

Uma das atrações do Festival de Patchwork Solidário deste ano será um Fusca em patchwork, produzido pela Fernando Maluhy Tecidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Depois de exposto em Suzano, o veículo seguirá para a Semana Senac de Patchwork, em São Paulo.

 

Abertura – A abertura oficial do 2º Festival de Patchwork Solidário será às 17h30 do dia 14/6 (quinta-feira), e contará com uma presença ilustre: o artista plástico Gustavo Rosa, reconhecido internacionalmente por seus quadros bem humorados, coloridos e com personagens caricatos. Ele virá ao município para prestigiar o festival e conhecer as releituras de obras suas feitas em patchwork. Os trabalhos foram produzidos durante a Oficina Arte em Patchwork, realizada entre abril e maio de 2012 pelo Fuss. A proposta do curso era o desenvolvimento de quadros e painéis que tinham como ponto de partida trabalhos de artistas plásticos brasileiros, como Gustavo Rosa, Aldemir Martins, Cândido Portinari, Romero Brito e Tarsila do Amaral.

Os resultados da Oficina Arte em Patchwork também poderão ser conferidos durante o 2º Festival de Patchwork, no Centro Cultural. Outra mostra que também é parte do evento é a Exposição Colcha de Retalhos, que reunirá os trabalhos que concorreram no 8º Concurso Colcha de Retalhos, promovido pela Prefeitura dentro da Campanha do Agasalho.

Dentro do 2º Festival de Patchwork Solidário, haverá também a Exposição Colcha de Retalhos, com apresentação dos trabalhos que participaram da oitava edição do Concurso Colcha de Retalhos, também organizado pelo Fuss. Embora as colchas sejam avaliados por uma comissão julgadora, os visitantes do festival também poderão eleger, por voto popular, as colchas de que mais gostaram.

Suzano vem se firmando como uma cidade de destaque na técnica de patchwork, desde que foi implementado, em 2007, o Projeto Oficina Colcha de Retalhos. O curso, que até o momento já formou mais de 1,7 mil pessoas, é um dos três oferecidos ao longo do ano pelo Fuss, com o objetivo de criar oportunidades de geração de renda.

O Projeto Oficina Colcha de Retalhos contribuiu com a formação de dois grupos de artesãs suzanenses, que criaram as marcas Patchworkeiras by Suzano e Oficinas de Retalhos by Suzano, entre outras. Elas se conheceram durante a realização dos cursos e continuam se reunindo para produzir e comercializar artigos em patchwork.

Informações sobre o 2º Festival de Patchwork Solidário podem ser obtidas no Fuss, pelo telefone 4745-2195.

 

O que é patchwork?

 

Trata-se de uma técnica de costura que forma desenhos geométricos a partir de retalhos de tecidos. Ela é ensinada desde 2007 na Oficina Colcha de Retalhos, promovida anualmente pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fuss). Além do patchwork aplicado na confecção e colchas, o curso atualmente também ensina a fazer bolsas com esta técnica.

 

2º FESTIVAL DE PATCHWORK SOLIDÁRIO DE SUZANO

De 14 a 16 de junho de 2012, das 14h às 20h

 

Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

Endereço: rua Benjamin Constant, 682 – Centro

Entrada gratuita

 

Programação Completa

 

De 14 a 16/6

– Exposição Colchas de Retalhos

– Exposição de quadros e painéis em patchwork (resultado da oficina Arte em Patchwork)

– Exposição de Fusca em patchwork (por Fernando Maluhy Tecidos e Secretaria Municipal de Cultura)

– Exposição e comércio de produtos de Suzano: Ateliê Flor e Arte (pintura country), Ateliê Jéssica, Fruto, Oficinas de Retalhos by Suzano, Maria Arteira, MN Center, Patchworkeiras by Suzano, Tudo Novo de Novo, Universal Cortinas e artesanato produzido pelas oficineiras da Secretaria Municipal da Cultura

– Comércio de produtos de São Paulo: Editora Minuano, Fernando Maluhy, Singer, Teclabel, Walkits Feltros

– Bistrô com salgados, caldos, doces e bebidas

 

14 de junho (quinta)

14h: Workshop sobre patchcolagem com as professoras de artesanato da Secretaria Municipal de Cultura (vagas esgotadas)

17h30: Cerimonial de abertura com a entrega de certificados para alunas da Oficina Colcha de Retalhos de 2012, para as alunas da Oficina Arte em Patchwork e entrega da premiação dos vencedores do Concurso Colcha de Retalhos

19h: apresentação de espetáculo de balé com alunas da Secretaria Municipal de Cultura

 

15 de junho (sexta)

16h: palestra com Marina Ugo sobre “História do patchwork” e com Rita Paiva sobre “Patchwork solidário” (100 vagas)

16h: workshop MN Center (30 vagas)

17h30: workshop MN Center (restam poucas vagas)

 

16 de junho (sábado)

15h: workshop com Jô Benvenutti (vagas esgotadas)

15h: workshop com Selma Cunha (restam poucas vagas)

17h: palestra com Peter Paiva sobre “Sabonetes, aromatizantes especiais para tecidos e ambientes” (100 vagas) – no Casarão das Artes (ao lado do Centro Cultural)

19h: divulgação e entrega da premiação da colcha vencedora da votação popular

 

(da Prefeitura de Suzano)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

“A PAZ É POSSÍVEL”: Hibiki Family, Yuubi & Ki... Os mais saudosistas, principalmente os “cinquentões e sessentões”, devem se lembrar de um conjunto chamado “Os Incríveis”, que fez sucesso entre as dé...
COMUNIDADE: Organizadores comemoram sucesso da 38ª... Realizada no último dia 31, a 38ª Festa da Azaléia do Yassuragui Home/ Akebono Home reuniu um grande público na sede da entidade, em Guarulhos (SP). “...
MARILIA: Festival da Primavera Bon Odori terá vá... (Evento será dia 7/10 e terá até sorteio de hospedagem em resort)     Com muitas atrações para o público, como danças, gastronomi...
TRADIÇÃO: Presidente Prudente e Amazonas definem s... Mais duas regiões definiram suas representantes para o Concurso Miss Nikkei Brasil 2016, que acontece no palco do 19º Festival do Japão, que este ano ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *