TAIKÔ: 12º Kawasuji Fest reunirá 15 grupos em São Caetano neste domingo

A Associação Nipo-Brasileira de São Caetano do Sul (Bunka SCS) em parceria com o grupo Shinkyo Daiko, realizam neste domingo (22), das 9 às 18h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, no bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul (Região do ABC paulista), um grande Festival de Taiko com os milenares tambores japoneses.

 

12ª edição do Kawasuji Fest reunirá 15 grupos de taiko em São Caetano do Sul neste domingo. Foto: divulgação

 

Trata-se da 12ª edição do Kawasuji Fest, que este ano reunirá 15 grupos vindos de várias cidade do Brasil – São Bernardo, Atibaia, Ribeirão Pires, Bauru, Maringá, Presidente Prudente, Rio de Janeiro e Piracicaba, entre outras.

A programação tem início no sábado, com a realização de um Workshop ministrado pelos japoneses  Ryouhei Kayashima e Daiki Tsujimura, que pertencem ao grupo Japan Marvelous lideradado pelo sensei Yukihisa Oda e que participa do evento desde a sua primeira edição, em 2006. No total, são 21 grupos (incluindo os que participam do workshop), sendo que o festival terá apresentações de 15 grupos: Shinkyo Daiko (São Caetano), Kyuryu Daiko (Piracicaba), Kiendaiko (São Bernardo do Campo), Dantai Fenix (Presidente Prudente), Yanagi Taiko (São Carlos), Kawasuji Seiryu Daiko (Atibaia), Washi Daiko (Ribeirão Pires), Komyo (Rio de Janeiro), Mizuho Wadaiko (São Bernardo do Campo), Muguenkyo Bauru Wadaiko (São José do Rio Preto), Hatsumi Taiko (São José do Rio Preto), Ryuumei Wadaiko (Araçatuba), Wakadaiko (Maringá) e Ikioidaiko (Taboão da Serra), além de uma apresentação especial com a participação dos músicos do Japan Marvelous e brasileiros.

 

Grupo Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul, co-realizador da 12ª edição do Kawasuji Fest. Foto: Nobuo Sasaki

 

Os grupos Kaminari Wadaiko (Tupã), Mitsuba Wadaiko (Campinas), Nisho Wadaiko (Araraquara), Ribeira Ryofu Daiko (Registro), Rio Nikkei Taiko (Rio de Janeiro), Ryuukadaiko (Lins) e Shinzui Daiko, da Argentina, participam apenas do Workshop.

Segundo o coordenador geral do evento, Nilton Miyamura, o objetivo é divulgar não só a cultura oriental como também o estilo Kawasuji, trazido da Província de Fukuoka, no Japão, pela Jica (Japan International Cooperation Agency), para o Brasil pelo mestre Yukihisa Oda no ano de 2002, quando teve início o ensinamento no estado de São Paulo e que no decorrer de 2 anos ensinou para mais de 60 grupos em todo Brasil.

 

Evento conta com a participação de tocadores do Marvelous. Foto: divulgação

 

Miyamura explica que o Kawasuji Fest é realizado anualmente sempre em uma cidade diferente. Teve início em Atibaia e passou por cidades como Maringá e Presidente Prudente – a última edição, em 2016, foi realizada em Atibaia. A frequência maior é no eixo SP-PR, conta o coordenador, pois São Paulo e Paraná são os Estados que concentram o maior número de grupos.

No dia, haverá duas barracas de alimentação no local.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    XII Kawasuji Fest

    Data: 22 de janeiro, das 9 às 18h

    Onde: Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Bairro Santa Maria – SCS)

    Entrada franca

     

     


     

    GRUPOS – APRESENTAÇÕES

    Programação começa no sábado, com a realização de workshop. Foto: Nobuo Sasaki

    Shinkyo Daiko (São Caetano do Sul – SP)

    Kyuryu Daiko (Piracicaba – SP)

    Kiendaiko (São Bernardo do Campo – SP)

    Dantai Fenix (Presidente Prudente – SP)

    Yanagi Taiko (São Carlos – SP)

    Kawasuji Seiryu Daiko (Atibaia – SP)

    Washi Daiko (Ribeirão Pires – SP)

    Komyo (Rio de Janeiro – RJ)

    Mizuho Wadaiko (São Bernardo do Campo – SP)

    Muguenkyo Bauru Wadaiko (Bauru – SP)

    Hatsumi Taiko (São José do Rio Preto – SP)

    Ryuumei Wadaiko (Araçatuba – SP)

    Wakadaiko (Maringá – PR)

    Ikioidaiko (Taboão da Serra – SP)

    Apresentação especial (Japan Marvelous + Wadan + Grupos)

     

     

     

    Related Post

    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    SOCIAL: Exposição e lançamento do livro “Em Tarde ... IKOI-NO-SONO – Exposição e lançamento do livro “Em Tarde Ser”, de Gonçalo Luiz de Melo e Luiz Barros Braga com fotos e depoimentos dos residentes Jard...
    MEMÓRIA/AVIAÇÃO: Livro conta a história de Saburo ... O piloto de caça Saburo Sakai: 64 aviões inimigos abatidos (foto: reprodução)   Já está à venda nas principais livrarias do país o mais re...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *