TAIKÔ: 4ª edição do Itigo Itie acontece neste sábado em São Paulo

Três dos mais tradicionais grupos de taiko do Brasil – Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia; Shinkyo Daiko, de São Caetano do Sul, e o Kien Daíko, de São Bernardo do Campo, estarão reunidos para uma única apresentação no Teatro J. Safra, na Barra Funda (zona Oeste de São Paulo). Trata-se da quarta edição do Itigo Itie, que acontece neste sábado (13), a partir das 19h30.

 

Em sua quinta edição, o Kawasuji Seiryu dividirá o palco com os grupos Shinkyo Daiko e Kien Daiko (foto: divulgação)

Em sua quinta edição, o Kawasuji Seiryu dividirá o palco com os grupos Shinkyo Daiko e Kien Daiko (foto: divulgação)

 

O espetáculo deve reunir cerca de 20 taikoistas selecionados pelos três grupos, que se apresentarão separadamente e também “misturados”. Este ano, estava prevista a participação especial da taikoista japonesa Kaori Shiozawa, do grupo Tawao, de Tóquio, que está no país a convite do Colégio Harmonia, de São Bernardo do Campo. No entanto, por problemas particulares, ela achou por bem não se apresentar este ano. Mas  os grupos tocarão uma música de sua autoria.

Com o tema “Vibração da alma”, o espetáculo é inspirado no conceito da Cerimônia do Chá e promete encantar o público com a cadência dos tambores japoneses, flautas, pratos e toda a harmonia própria desse encontro.

Segundo Akimasa Aoyama, responsável pela coordenação das três primeiras edições, o concerto nasceu em 2011 com o objetivo de mostrar ao público um pouco do que foi passado pelo professor Yukihisa Oda, que veio ao Brasil através da Jica (Japan International Cooperation Agency) para divulgar as técnicas do taiko no país.

Objetivo é apresentar um grande espetáculo aos paulistanos (foto: divulgação)

Objetivo é apresentar um grande espetáculo aos paulistanos (foto: divulgação)

 

Celebração – A ideia era fazer um concerto o mais próximo possível de um espetáculo profissional.Por isso, os ensaios começaram há mais de um mês”, conta Aoyama, explicando que Itigo Itie é uma ocasião para celebrar um encontro único de dois ou mais grupos, “pois cada momento é especial”. “Nenhum encontro é igual a outro. O de hoje não será o mesmo de amanhã”, observa Aoyama, acrescentando que nesta quarta edição passou a coordenação do evento para os mais jovens. “É hora de passar o bastão”, brinca Aoyama, antecipando que em janeiro de 2015 a cidade de Araçatuba (SP) receberá a 10ª edição do Festival Kawasuji, que contará com a participação professor Oda e taikoístas do Grupo Japan Marvelous, vindos diretamente de Fukuoka, no Japão. No sábado eles participam de um workshop. O festival acontece no domingo, com a participação de 25 grupos.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

4º Itigo Itie

Quando: Dia 13 de dezembro (sábado), a partir das 19h30

Onde: Teatro J. Safra (Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda – SP)

Lotação: 633 lugares

Entrada franca

Reserva de convites através do site: atibaiataiko@atibaiataiko.com.br

Site: www.atiabaiataiko.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Como estudar no Japão? Desde que foi criado em 1954, o sistema de bolsas de estudo do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão beneficiou (ou ...
KARAOKÊ: 9º Taikai Okinawa São Caetano: um evento ...   “O 9º Taikai da Associação Okinawa de São Caetano do Sul foi realizado em um ambiente agradável, espaço maravilhoso e equipe de sonorização ...
KARAOKÊ: Com muitas novidades, 16º Taikai da Ajab ...   A Associação Cultural e Assistencial Nipo-Brasileira do Jabaquara – realizarás neste domingo (25), das 8 às 20 horas, em sua sede (zona Sul ...
COOPERAÇÃO TÉCNICA: Japão busca informações sobre ... 15Uma comitiva do Japão visitou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na semana passada, para conhecer aspectos da produção e comercialização ...

One Comment

  1. Com certeza, a quarta edição de Itigo Itie deve ter sido SUCESSO!!! Parabéns aos taikoistas dos grupos Kawasuji Seiryu Daiko, Shinkyo Daiko e Kien Daíko pelas apresentações!! Felicitações também a Akimasa Aoyama san em divulgar o bonito trabalho do professor Yukihisa Oda!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *