TAIKÔ: Araçatuba estremece ao som do taiko de Kawasuji

Nos dias 17 e 18 de janeiro a Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba sediou o 10º Festival Kawasuji que aconteceu nas dependências da capela UniSalesiano o Workshop e integração de taikoístas, e no Teatro UNIP as apresentações dos grupos de taiko. O evento contou com a participação dos grupos: Ryuumei Wadaiko de Aaraçatuba/SP, AkaiRyu Taiko de Santa Fé do Sul/SP, Mizuho Wadaiko de São Bernardo do Campo/SP, Kyuryu Daiko de Piracicaba/SP, Shisei Taiko de Campo Grande/MS, Sansey Taiko de Londrina/PR, Dantai Fenix de Presidente Prudente/SP, Shinkyidaiko de São Caetano do Sul, Zenshindaiko de Cascavel/PR, Kiendaiko de São Bernardo do Campo/SP, Ikioidaiko de Taboão da Serra/SP, RaikiDaiko de Belo Horizonte/MG, Muguenkyo Wadaiko de Bauru/SP, Wakadaiko de Maringá/PR, Ishin Ladies de Londrina/PR, Seishin Daiko de Dracena/SP, Yanagi Taiko de São Carlos/SP, Kawasuji Seiryu Daiko de Atibaia /SP, Aozora Daiko de Bragança Paulista/SP, Grupo Cultura Wadô de Salvador/BA, Hatsumi Taiko de São José do Rio Preto/SP e Instituto Cultural e Social Ishindaiko de Londrina/PR. Destaque para apresentação especial do grupo Japan Marvelous, coordenado pelo renomado Sensei Yukihisa Oda que deu um show à parte.

 

Araçatuba sediou o 10º Festival Kawasuji (foto: Luci Judice Yizima)

Araçatuba sediou o 10º Festival Kawasuji (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

 

Em entrevista ao Jornal Nippak a coordenadora do evento, Mizue Sawada Otsuka fala da importância do festival. “É com grande alegria que estamos realizando mais uma edição do Festival  Kawasuji”, diz. “O evento promove troca de conhecimento dos tocadores e fomenta o intercâmbio entre gerações”, conclui Otsuka.

 

A frente: Presidente, Mizue Sawada, Sr Oda, Lika (foto: Luci Judice Yizima)

A frente: Presidente da Associação Nipo-brasileira de Araçatuba: Mitsuo Motoyama, Mizue Sawada Otsuka – coordenadora do Kawatsuji, Sr Oda, Lika Kawano (foto: Luci Judice Yizima)

 

Conforme o Secretário de Cultura do Município de Araçatuba e representando o prefeito Cido Sério, Helio Consolaro destaca o Festival Kawasuji como um promotor do turismo na cidade de Araçatuba.”A colônia japonesa é uma das construtoras da cidade”, afirma. “A Associação Nipo Brasileira sempre foi uma parceira cultural e representa a diversidade ao munícipio de Araçatuba”, define Consolaro.

 

Walter Ihoshi (foto: Luci Judice Yizima)

Secretário de Cultura do Município de Araçatuba – Helio Consolaro, Presidente da ACNBA – Mitsuo Motoyama e Deputado Federal Walter Ihoshi (foto: Luci Judice Yizima)

 

Na cerimônia de abertura o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba, Mitsuo Motoyama recepcionou o deputado federal Walter Ihoshi, Secretário de Cultura do Município de Araçatuba e representado o prefeito Cido Sério, Helio Consolaro, Kazoshi Shiraishi, Mizue Sawada Otsuka (Coordenadora do evento e Diretora do Departamento de Cultural da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba), Akimassa Aoyama (Presidente da Associação Kawasuji do Brasil), Elisa Abe (Presidente da Associação das Senhoras da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba), Marcio Saito Assistente e Professor da UNIP, Lika Kawano (Coordenadora do Grupo de Taiko da Associação Nipo de Salvador) que veio ao evento com o patrocínio do Ministério da Cultura através Edital Conexão Cultura Brasil Intercambio, com o apoio do Consulado Honorário do Japão de Salvador.

 

 

 

(Luci Judice Yizima)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

WORKSHOP DE CULINÁRIA JAPONESA – COMIDAS CAS... Chef do restaurante Kagi Aula 1 - dia 05/07/2015, domingo, das 10h às 14h Donburi (Gyu-don, Katsu-don, Sukiyaki-don) Aula 2 - dia 12/07/2015, do...
19º FESTIVAL DO JAPÃO: Culinária japonesa é ‘um fe... Declarada em 2013 pela Unesco “Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade”, a culinária japonesa foi o que originou o Festival do Japão, que este an...
HOMENAGEM: Masato Ninomiya recebe título de ‘Cidad...   O professor doutor da USP (Universidade de São Paulo) Masato Ninomiya recebeu no último dia 28, o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Munic...
COMUNIDADE: Com Gus Hokama, 15º Okinawa Festival e... A Associação Okinawa de Vila Carrão, em conjunto com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil, realiza neste fim de s...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *