TAIKÔ: Associação Brasileira realizará 11º Festival neste domingo

 

A Associação Brasileira de Taikô (ABT) realizará neste domingo (6), a partir das 8h30, no Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação, em São Bernardo do Campo (região do ABC paulista), o seu 11º Festival Brasileiro. Será a primeira vez que São Bernardo do Campo sediará o evento, que já percorreu outras cidades do interior do Estado de São Paulo como Marília, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. No ano passado, o festival foi realizado no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), na capital paulista.

 

Festival de Taikô deve reunir mais de 40 grupos (foto: Aldo Shiguti)

 

“Optamos pelo Cenforpe porque o Grande Auditório do Bunkyo já estava ficando pequeno para um evento do porte do Festival Brasileiro de Taiko”, destaca o presidente da ABT, Orlando Shimada, lembrando que o Cenforpe oferece capacidade para cerca de 1700 pessoas.

A competição deve reunir 39 grupos divididos nas categorias Mirim (até 11 anos), com 7 grupos; Júnior (até 18 anos), com 19 grupos; Livre (sem restrição de idade), com 11 grupos; e Máster (acima de 40 anos), com 2 grupos. Estão inscritos ainda 14 participantes na categoria Odaiko (solo), além dos campeões do ano passado nas categorias Livre (Ishindaiko, de Londrina) e Júnior (Grupo Hisho Daiko, de Colônia Pinhal).

De acordo com Shimada, o vencedor da categoria Júnior representará o Brasil no 17º Nippon Taiko Junior Contest, campeonato anual que será realizado no dia 23 de março de 2015 em Nagano, no Japão, com a participação dos melhores grupos locais e que tem o Brasil e Taiwan como únicos países convidados.

 

Grupo Tenryuu Wadaiko foi o campeão em 2012 (foto: Aldo Shiguti)

 

Hisho Daiko – Como representante brasileiro de 2014, o Hisho Daiko conquistou a brilhante quinta colocação entre 53 grupos japoneses. E o próximo representante brasileiro já sabe o que esperar. “Este ano esperamos escolher um grupo tão forte e bom que consiga um resultado próximo ou quem sabe até melhor”, diz Shimada, acrescentando que a cobrança tem fundamento.

 

Hisho Daikô de Colônia do Pinhal fichou com o título na categoria Junior em 2012 (foto: Aldo Shiguti)

 

“Acreditamos que com o trabalho que estamos desenvolvendo, nossa técnica está cada vez mais próxima da que é praticada no Japão, o berço do taikô. Prova disso é que até 2005 participávamos do evento realizado no Japão como convidado e a partir de 2012, em função da evolução da nossa técnica, passamos a competir com os japoneses em condições de igualdade”, justifica Shimada, explicando que a ABT realiza anualmente diversas atividades como a formação de regionais, exame de capacitação técnica e o encontro de líderes, que acontece entre três a quatro oportunidades.

 

Odaikô terá 14 participantes (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Esforço – A convite da Jica (Japan International Agency Cooperation), também encontra-se no Brasil o exigente mestre Toshiyasu Minowa, que participará do 11º Festival Brasileiro de Taiko como jurado. Minowa esteve no Brasil até novembro do ano passado, quando retornou ao Japão. Voltou novamente em janeiro e foi embora em março. Depois do festival, Minowa deve retornar novamente para o Japão e voltar em definitivo ao Brasil no final de julho, quando aí sim, ficará dois anos percorrendo várias associações e regiões do país para ensinar e difundir as técnicas.

Todo esse trabalho, explica Shimada, está rendendo frutos. Atualmente, de acordo com estimativas da ABT, o Brasil conta com cerca de três mil tocadores. A criação da categoria Mirim, implantada no ano passado, vem de encontro à filosofia proposta pela entidade.

“Em 2013, foram apenas cinco grupos contra sete deste ano. Para 2015 esperamos aumentar ainda mais esse número”, conta Shimada, acrescentando que “a ideia é incentivar a criançada a tocar desde cedo”.

“Os tocadores de taiko tem um período relativamente curto, que abrange geralmente a faixa etária que compreende entre os 14 e 17 anos. Criamos a categoria Mirim justamente para estender mais esse período”, diz o presidente da ABT.

(Aldo Shiguti)

SERVIÇO

11º Festival Brasileiro de Taikô

Quando: Dia 6 de julho (domingo), a partir das 8 horas

Onde: Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo, SP)

A entrada é franca, mas pede-se a contribuição com R$ 20,00 para ajudar a custear as despesas com passagens e estadias do grupo vencedor da categoria Júnior ao Japão

Informações pelos telefones: 11/3207-1261 ou 3341-1077

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BEISEBOL: Cooper Clube é campeão da VI Taça de Clu... A categoria Pré-Júnior do Cooper Clube sagrou-se campeã da VI Taça de Clubes Campeões “João Nakaie” – I Copa Fukaya Gumi 2015. A competição foi realiz...
SOCIAL: A Associação Nikkey do Brasil, presidida p... SHINENKAI DA ANB – A Associação Nikkey do Brasil, presidida por Yoshio Kyono, realizou no dia 18 de fevereiro, no salão Oficial da Aeronáutica, na zon...
MEMAI: INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE ESTUDOS Templo de Osu Kannon, em Chikusa, Nagoya.   Até 28 de junho, interessados em concorrer a uma bolsa de estudos pelo governo japonês podem s...
ARTES: Artistas e Poetas se reúnem na mostra “Imag... Exposição reúne trabalhos de 60 artistas (Foto: divulgação) A exposição “Imagem & Haicai” prossegue até o próximo dia 30, na Biblioteca Latino...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *