TAIKÔ: Festival reúne atração internacional e 30 grupos de todo o Brasil em Araçatuba

A cidade paulista de Araçatuba será sede do 10º Festival Kawasuji, evento anual de taikô , e que este nesta edição será realizada neste fim de semana (dias 17 e 18), e contará com delegações vindas de todo o Brasil, incluindo a participação do grupo internacional “Japan Marvelous”.

 

Kawasuji (foto: divulgação)

Kawasuji (foto: divulgação)

 

Ao todo serão 30 grupos participantes de 27 cidades: Araçatuba, Santa Fé, São Bernardo do Campo, Piracicaba,Campo Grande, Londrina, Cascavel, São Caetano do Sul, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo,Taboão da Serra, Belo Horizonte, Bauru, Maringá, Dracena, São Carlos, Atibaia, Bragança Paulista, Salvador, São José do Rio Preto, Tupã, Manaus, Ribeirão Pires, Araraquara, Jales, Lins e Rio de Janeiro.

 

Grupo Shinsei Taikô (foto: divulgação)

Grupo Shinsei Taikô (foto: divulgação)

 

O Festival terá início no sábado (17), às 9h, com um workshop no UniSalesiano, e se encerrará no  domingo (18), com os grupos se apresentando no do Teatro Unip (Universidade Paulista) também a partir das 9h.

Realizado pela Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba  e com apoio da Prefeitura local, o festival que reúne taikoistas de várias cidades do país, apresentará ao público toda a diversidade de ritmos e técnicas que cada região traz através do toque de seus tambores.

 

Grupo Wado (foto: divulgação)

Grupo Wado (foto: divulgação)

 

Igor Hiroshi Matsumoto, integrante do Grupo Ryuumei Waidako de Araçatuba, explica que, por serem anfitriões e organizadores, há uma responsabilidade maior do grupo araçatubense com a preparação do evento. “Serão muitos os  cuidados a serem tomados nesses dois dias. Confesso que dá medo pela extensão do evento, mas será muito bonito , e ainda sobrará histórias para contar”, diz Igor.

 

Grupo Ryuumei Wadaiko (foto: divulgação)

Grupo Ryuumei Wadaiko (foto: divulgação)

 

Japan Marvelous  – O grupo vindo de Fukuoka, no Japão, é hoje uma referência internacional quando o assunto é taikô. A sua participação especial em Araçatuba será no encerramento das apresentações no Teatro Unip, e o público poderá  conferir de perto este grupo que vem inspirando a nova geração de taikoistas do Brasil.

 

Wadaiko (foto: divulgação)

Wadaiko de Maringá (foto: divulgação)

 

(Massayuki Tamura, especial para o Jornal Nippak)

 

 

SERVIÇO

10º Festival Kawasuji

Quando: Dia 17 (sábado) – Workshop

Onde: Unisalesiano (Rua Teotônio Vilela Km 8,5  – Bairro Alvorada)

Dia 18 (domingo) – Show

Onde: Unip (Av. Baguaçu 1389 – Bairro Alvorada)

 

 

10928118_757578024324589_831052267_n

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: 39ª edição do Tanabata Matsuri r... “Foi um dos melhores festivais dos últimos anos”. A frase, dita pelo presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ie...
Hospital Santa Cruz lança livro de 77 anos de hist...  Publicação aborda a trajetória da Instituição como um marco da imigração japonesa   O Hospital Santa Cruz (HSC) está completando 77 anos de ativi...
SUMÔ: Brasil volta do Mundial com uma prata e dois... A Seleção Brasileira de Sumô encerrou sua participação no 20º Campeonato Mundial, 11º Campeonato Mundial Feminino, 13º Campeonato Mundial Júnior e 5º ...
POLÍTICA: William Woo e Walter Ihoshi esperam ‘mai... Por 61 a 20, o plenário do Senado decidiu, nesta quarta-feira (31), pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT). Não houve abstenção. A posse de Michel Te...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *