TAIKÔ: Grupo Hikari Daiko, de Brasília, é o grande campeão na categoria Júnior

 

A Associação Brasileira de Taikô realizou no último dia 6,no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação),em São Bernardodo Campo (região do ABC paulista), o 11º Festival Brasileiro de Taiko. A cerimônia de abertura contou com as presenças do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e do vereador de São Bernardo do Campo, Mauro Miaguti (DEM), entre outros.

Nishimoto parabenizou os dirigentes da ABT, em especial o presidente da entidade, Orlando Shimada, patrocionadores e apoiadores pela realização do evento, “que divulga a tradicional arte dos tambores japoneses e contribui para a integração entre o Brasil e o Japão”.

 

Grupo Hikari Daiko, de Brasília, é o grande campeão na categoria Júnior (foto: divulgação)

 

Apoiador e grande incentivador do taiko, Ihoshi destacou que a ABT foi “muito feliz” em escolher o Cenforpe – foi a primeira que São Bernardo sediou o festival – como palco do evento. “É um local muito aconchegante e à altura do porte do Festival de Taiko”, disse Ihoshi, que ressaltou o trabalho do vereador Miaguti, “que articulou junto ao prefeito de São Bernardo do Campo a cessão do espaço”.

“Trata-se de um evento muito importante, que não só preserva e divulga a cultura japonesa como também cumpre um papel importantíssimo que é o de formar novos líderes, que servem de ponte entre as novas e as velhas gerações”, explicou Ihoshi.

Este ano, a equipe da categoria Junior Hikari Daiko de Brasilia sagrou-se a grande campeã deste festival e irá representar o Brasil em 2015 no 17º Junior Festival Concur em Nagano, cuja participação já esta confirmada com convite pela Nippon Taiko Foundation. A equipe vice-campeã foi Genryu Daiko, de Capão Bonito, seguida por Hatsumi Taiko de São Jose do Rio Preto, na terceira colocação; Kouran Daiko, de Suzano, em quarto lugar, Wakaba Daiko, de Curitiba,na quinta colocação.

Na categoria Livre, o campeão foi a equipe de Dantai Fenix de Presidente Prudente, em segundo a equipe de Ishindaiko de Londrina, em terceiro a equipe de Genryu Daiko de Capão Bonito, em quarto a equipe de Ryubu Daiko de Ibiuna e em quinto a equipe Osasco Todorokidaiko de Osasco.

Na categoria Master, o campeão foi a equipe de Kouran Daiko de Suzano, com Mizuho Taiko de São Bernardo do Campona segunda colocação.

Na categoria Mirim, o campeão foi a equipe Zenshin Daiko de Cascavel, em segundo a equipe de Kouran Daiko de Suzano, em terceiro a equipe de Mizuho Taiko de São Bernardo do Campo, em quarto a equipe de Seishin Daiko de Dracena e em quinto a equipe Wakaba Daiko de Curitiba.

Na categoria Odaiko o campeão foi Guilherme de Oliveira Tomishima da equipe Dantai Fenix de Presidente Prudente.

Segundo Shimada, este ano, coincidentemente, as campeãs de três categorias – Junior (Hikari Daiko de Brasília/DF), Livre (Dantai Fenix de Presidente Prudente-SP) e Mirim (Zenshin Daiko de Cascavel-PR) vieram de muito longe, enfrentando um viagem de7 a15 horas para participar.

 

Vereador Mauro Miaguti, deputado Walter Ihoshi, Orlando Shimada, Elisa Tomonari e deputado Helio Nishimoto (foto: divulgação)

 

 

Balanço – Segundo o presidente da ABT, o 11º Festival Brasileiro de Taiko “superou em todos os sentidos tanto na participação como na organização que tiveram o cuidado de disponibilizar a todos os presentes café da manhã, almoço e jantares no próprio local confortável e agradável, logística de organização comparada ao festival realizado no Japão”.

“No balanço geral do festival, o evento deste ano foi bem mais organizado iniciando e terminando nos horários programados, dentro um cronograma anteriormente definido. O teatro escolhido também agradou, sendo bem mais amplo e confortável do que das edições anteriores, com amplo espaço abrigando a todos”, destacou Shimada, lembrando que, em seu pronunciamento final, o professor Minowa Sensei fez vários elogios ao andamento do festival. Segundo Shimada, a diretoria da ABT já está se preparando para a realização do próximo festival e para isso já iniciará os contatos.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIO GRANDE DO SUL: Governo apresenta potencialidad... Representantes do governo do Rio Grande do Sul estiveram em missão oficial no Japão, onde, no último dia 19, foi realizado um seminário para 60 empres...
GUARULHOS: 3ª edição do Temaki Matsuri acontece ne... Passar um domingo agradável com a família, entre amigos, degustando à vontade sabores diferentes de temakis e ao som de uma boa música é a proposta da...
DOMINGO: Kibo-no-Iê faz boi e porco no rolete no “... Prepare a sua roupa de caipira, traga a sua turma que o “Arraiá da Kibo-no-iê” acontece neste domingo, das 10h às 17h, realizada na sede da Sociedade ...
TOCANTINS: Embaixada japonesa doa equipamentos hos...   O HGPP – Hospital Geral Público de Palmas foi contemplado na tarde dessa segunda-feira, 28, com 06 instrumentos de respiração artificial e 0...

One Comment

  1. VIVAS aos Tocadores de Taiko assim como aos Realizadores, Organizadores, que elevam a cada ano o nível das competições: penso que campeonatos – além de congraçamentos – estimulam aprimoramentos!!!
    PARABÉNS!! PARABÉNS!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *