TAIKÔ: Hisho Daiko conquista o bicampeonato no 12º Festival

O grupo Hisho Daiko, de Colônia Pinhal, sagrou-se campeã na categoria Júnior do 12º Festival Brasileiro de Taiko, realizado pela Associação Brasileira de Taiko no dia 26 de julho, no Cenforpe – Centro de Formação de Profissionais da Educação – em São Bernardo do Campo (região do ABC paulista). O Hisho Daiko já havia conquistado o título em 2013. A segunda colocação na categoria Júnior ficou com o grupo Genryu Daiko, de Capão Bonito, também de São Paulo.

 

Hisho Daiko, de Colônia Pinhal, comemora o título do 12º Festival (Foto: divulgação)

Hisho Daiko, de Colônia Pinhal, comemora o título do 12º Festival (Foto: divulgação)

 

Como prêmio, o Hisho Daiko representará o Brasil no Concurso Nacional do Japão, que acontece anualmente no mês de março. Em 2016, o concurso será realizado na província de Oita. Em 2014, como representante do Brasil, o Hisho Daiko conquistou a honrosa quinta colocação entre 55 participantes – de estrangeiros, competem apenas grupos do Brasil e de Taiwan. Este ano, quem representou o Brasil – como campeão de 2014 – foi o Hikari Daiko, de Brasília, que recebeu o Prêmio Especial.

Além da Júnior – que reuniu 14 equipes com integrantes até 18 anos de idade –, o Festival contou ainda com taikoístas nas categorias Mirim (até 12 anos), Master (acima de 40 anos) e Livre, além da Odaiko. As duas equipes campeãs da edição passada, o Hikari Daiko, de Brasília (DF), na categoria Júnior, e o Dantai Fênix, de Presidente Prudente (SP), na categoria Livre, fizeram apresentação especial.

Na Odaiko, em que cada tocador tem dois minutos para mostrar seu talento, o vencedor foi Guilherme de Oliveira Tomishima, do Dantai Fênix, de Presidente Prudente.

A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito de São Bernardo do Campo, Luís Marinho; do vereador de SBC, Mauro Miaguti; do Assessor da Presidência do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Elzo Sigueta, entre outros.

 

Crianças – Segundo o presidente da ABT, Orlando Shimada, “todas as equipes se apresentaram com muito empenho, e garra”. “Fiquei muito feliz com a participação dos jovens taikoístas pois, apesar da dificuldade econômica que o país atravessa, os grupos de taiko se esforçaram para comparecer e participar do maior festival de taiko do Brasil”, disse Shimada, lembrando que o evento contou com a participação de muitas crianças. “Isso é muito bom porque as crianças são o futuro do nosso taiko”, afirmou.

Para a coordenadora geral da ABT, Elisa Yoshimi Tomari, “o Festival não é apenas mais um concurso”. “Nosso intuito é promover a integração entre os amantes do taiko, que apresentam suas performances diante do grande público”, concluiu Elisa, acrescentando que este ano o evento prestou uma homenagem ao ex-vice-presidente da ABT, Takashi Oishi, que faleceu em março detse ano.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

Confira o resultado do 12º Festival Brasileiro

 

Categoria Júnior: 1) Hisho Daiko (Colônia Pinhal), 2) Genryu Daiko (Capão Bonito), 3) Kotobuki Taiko (Paranavaí), 4) Seishin Daiko (Dracena), 5) Seiryu Daiko (São Miguel Arcanjo)

Categoria Mirim: 1) Seishin Daiko (Dracena), 2) Genryu Daiko (Capão Bonito), 3) Zenshin Daiko (Cascavel)

Categoria Master: 1) Kouran Daiko (Suzano)

Categoria Livre: 1) Ishin Daiko “A” (Londrina), 2) Osasco Todorokidaiko (Osasco), 3) Ryubu Daiko (Ibiúna), 4) Wakaba Taiko (Curitiba), 5) Hatsumi Taiko (São José do Rio Preto)

Categoria Odaiko: 1) Guilherme de Oliveira Tomishima (Dantai Fênix, de Presidente Prudente), 2) Robson Takao Mori Ichikawa (Hisho Daiko, de Colônia Pinhal), 3) Fernando Hisato Ohara (Ryubu Daiko (Ibiúna)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    PARANÁ: BETO RICHA RECEBE VICE-GOVERNADOR DE HYOGO... O governador do Paraná, Beto Richa recebeu no último dia 12, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a visita da comitiva japonesa liderada pelo vice-governad...
    COOKIN’ NANTA : Espetáculo sul-coreano combina rit...   A inusitada combinação entre ritmo, acrobacias e culinária transformou o espetáculo Cookin’ Nanta no maior sucesso da história do entretenim...
    CAMPO GRANDE: Mostra de Cinema Japonês do MIS cele... A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), abre no dia 11 junho (segunda-feira) a Mostra de C...
    PIEDADE: 16ª Festa e Exposição do Kaki Fuyu espera... A Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep) realiza de 19 a 22 deste mês, em seu kaikan, a 16ª edição da Festa e Exposição do Kaki Fuyu. Reali...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *