TEATRO: Espetáculo apresenta peças focadas exclusivamente no Teatro Kyoguen

Gênero artístico reconhecido pela Unesco em 2001 como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, o Kyoguen – ao lado do Nô – é considerada a manifestação mais clássica do teatro japonês. E apesar de ter sido desenvolvido em conjunto com o teatro Nô durante o período Muromachi (1337-1573) –  em conjunto, são denominados Nôgaku – o Kyoguen representa justamente o oposto da seriedade do Nô. Kyo significa loucura. Guen são palavras. Ou seja, loucas palavras. Na verdade, não se trata de loucura.

 

Foto: Kobo En

 

Com mais de sete séculos de história, o Kyoguen reúne técnicas de canto, dança, poesia e música em narrativas que, de um lado abrigam o ideal de beleza simbólica, e de outro retratam em tons burlescos a verdadeira essência da natureza humana.

O Kyoguen revela os defeitos do ser humano com comicidade. Conflitos entre patrões e empregados, intrigas entre marido e mulher, um esperto querendo passar a perna em um ingênuo são temas constantes no universo kyoguen. Através de uma expressão realista do humor, o Kyoguen revela o universo do sentimento humano com comicidade e explora temas do cotidiano das pessoas comuns ou contos populares. Seu personagem principal é um serviçal chamado Taro Kaja e evoca um humor delicado e divertido. Geralmente é apresentado nos intervalos de peças Nô.

Nos próximos dias 15 e 16, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, o público brasileiro terá uma oportunidade rara de assistir um espetáculo dedicado exclusivamente ao Kyoguen.

Trata-se da apresentação do espetáculo “Kyoguen: Teatro Cômico do Japão, que traz ao Brasil os atores Tadashi Ogasawara e Hiroaki Ogasawara. No programa, serão apresentados duas peças do repertório clássico: “Bonsan – Bonsai” e “Kobuuri – O vendedor de algas”.

 

Com mais de sete séculos de história, Kyoguen revela os defeitos do ser humano com comicidade. Foto: Yoshihiro Maejima

 

Pré-evento dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e comemorativo dos 61 anos da Aliança Cultura Brasil-Japão, o espetáculo conta com o patrocínio da H.I.S Brasil Turismo. Segundo o produtor Jo Takahashi, curador do Centro Cultural da ACBJ, “há dois anos, realizamos o Teatro Nô e Kyoguen, que lotou o Sesc Pinheiros em duas apresentações”. Segundo ele, na ocasião, o público foi composto em sua grande maioria por brasileiros não descendentes.

“Agora focamos mais na comunidade nipo-brasileira, realizando o evento no Bunkyo. Esperamos que a comunidade possa responder tão forte quanto os brasileiros, em interesse, por esta tradição do Teatro Clássico Japonês”, disse Jo Takahashi.

 

Workshop – No dia 16 será ministrado um workshop no Centro Cultural da ACBJ, no bairro de Pinheiros,, especialmente dirigido a profissionais que atuam em dança e teatro, e estudantes de áreas afins.  No workshop serão mostradas técnicas de expressão em Kyoguen, postura e movimentos.

 

 

 

KYOGUEN: Teatro Cômico do Japão

Data: dias 15 de Novembro (quarta-feira) às 15hs e 16 de Novembro (quinta-feira) às 20hs

Local: Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Rua São Joaquim, 381 Liberdade, São Paulo)
Acesso: estação São Joaquim metrô, estacionamento nas imediações

Ingressos: R$ 80,00/R$ 40,00 à venda nos escritórios da H.I.S. Brasil Turismo (Praça da Liberdade, 190 2° andar | Av. Paulista, 854 – Piso Paulista Loja 25-B, Bela Vista) e caso haja disponibilidade, no próprio dia da apresentação diretamente no Auditório.

 

Workshop

Local: Centro Cultural Aliança Cultural Brasil-Japão (Rua Deputado Lacerda Franco, 328 Pinheiros)

Data: 16 de Novembro, das 13h às 14h30.

Gratuito, com interpretação consecutiva.

Inscrições antecipadas e informações: (11)3031-5550

Related Post

ESPETÁCULO: DRAMATURGIA DE TOSHIKI OKADA, ‘NÓS, OS... Depois de apresentações em Cubatão e Santos, Nós, os outros ilesos, primeira montagem de um texto de Toshiki Okada (1973) no Brasil, fica em cartaz na...
COMUNIDADE: Missa budista de um ano de falecimento... MISSA – Foi celebrada no último dia 9, no salão social da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, missa budista ...
ITSUKI HIROSHI NO BRASIL: Com casa cheia, cantor p... Cantor também participará do Jantar Beneficente no Bunkyo (Foto: divulgação) Considerado o principal nome da música tradicional japonesa, o cantor...
TURISMO/IMIGRAÇÃO JAPONESA: ‘Circuito Japonês será...   No ano em que se comemoram os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 107 Anos da Imigração Japonesa no Brasi...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *