TÊNIS DE CAMPO: 66ª edição do Campeonato Intercolonial acontece neste final de semana

O Coopercotia Atlético Clube promove de07 a14 de julho, a 66ª edição do Intercolonial de Tênis de Campo, na sede do clube, no Km 19,5 da Rapouso Tavares, em São Paulo. A abertura oficial será no dia 07 de julho, a partir das 07 horas. A grande sensação do campeonato será a participação do tenista Kenichi Sakakibara, japonês de 20 anos de idade, que tem como técnico Larri Passos (ex-técnico do Guga). Na categoria especial mais dois atletas vieram especialmente do Japão para jogar no campeonato.

 

Intercolonial do Coopercotia é a única competição em solo brasileiro... (foto: divulgação)

 

Para o diretor geral do clube, Milton Nishimaki o campeonato vai reunir 250 atletas de todo o pais e do exterior. “Qualquer pessoa pode participar desde que seja nikkei ou descendente”, explica. “O campeonato é reconhecido pela Federação Paulista de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis, com a participação de vários atletas nas categorias individuais, em duplas, de 14, 20, 30, 40 e 93 anos, das cidades de Brasília, Curitiba, Suzano, São José dos Campos, Vargem Grande Paulista, Cuiabá e São Paulo”, confirma Milton.

O diretor do Departamento de Marketing, Nelson Miyahara, destaca a participação do tenista Tikara Tanaami, de 93 anos, o pioneiro e recordista das edições. “Desde o primeiro campeonato, com o objetivo de reunir as classes para acabar com a rivalidade entre os vitoristas e os derrotistas. Hoje, temos o tenista pioneiro Tikara Tanaami, aos 93 anos de idade, que nos transmite a dar seqüência ao espírito de confraternização e esportivo”, enfatiza Nelson Miyahara.

 

...que contempla todas as categorias (foto: divulgação)

 

 

História – Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os japoneses e descendentes residentes no Brasil viram-se diante de outro conflito – dessa vez interno. A comunidade nipo-brasileira dividiu-se entre os que encararam de forma pacífica essa realidade e aqueles que resistiram em aceitar os desdobramentos históricos. Foi pensando em pôr fim a essa divisão que Takeo Nishikawa, respeitado comerciante de Marília, interior paulista, teve a idéia de usar o esporte como forma de integrar novamente a comunidade. Em1947, a colônia japonesa realiza seu primeiro campeonato de tênis no Brasil 1946, ele apresentou a proposta a Kenkiti Simomoto, tenista e fundador da Cooperativa Agrícola de Cotia (Coopercotia).

O sonho começou a se tornar realidade nesse momento, com a realização de um torneio que reuniu 15 tenistas do estado de São Paulo. A iniciativa ganhou força em 1947, dando origem ao 1º Campeonato Intercolonial de Tênis. Desde então, o torneio passou a ser realizado anualmente no Coopercotia Atlético Clube, sem uma única interrupção.

Reconhecido pela Federação Paulista de Tênis e pela Confederação Brasileira de Tênis, o Campeonato Intercolonial de Tênis é motivo de orgulho para toda a comunidade nipo-brasileira. Considerado o mais antigo torneio do gênero, o Intercolonial conta com a participação de mais de 500 tenistas de São Paulo, de outros estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Japão e Peru.

É também o único campeonato em solo brasileiro que contempla todas as categorias de tenistas – masculino e feminino, de infantil a veteranos, em disputas simples e de duplas.  O Intercolonial tem um significado especial para o Coopercotia, que tem o tênis como o esporte mais praticado entre seus associados. Mais de 100 tenistas do clube disputam atualmente o Intercolonial.

Em sua 66ª edição ininterrupta, o Campeonato Intercolonial de Tênis espera reunir mais de 2 mil pessoas nas dependências do Coopercotia. Prova de que continua cumprindo a missão de integrar a sociedade nipo-brasileira.

(Luci Judice Yizima)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NIPPAK PESCA: SOBRE A REPRODUÇÃO EM PEIXES Por: Sergio Luiz dos Santos Tutui e Marcelo Ricardo de Souza   Uma espécie é um conjunto de indivíduos que apresentam características semel...
NIPPAK PESCA: SOBRE A SUSTENTABILIDADE PESQUEIRA Nos ultimos anos temos, cada vez mais, utilizado ou escutado o termo Sustentabilidade, mas realmente o que significa isso? *Por:Sergio Luiz Tutui, In...
61º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘É importante ver... A noite de gala do esporte nikkei já tem data marcada. A cerimônia de outorga do 61º Prêmio Paulista de Esportes será no dia 18 de abril, na Câmara Mu...
TÊNIS DE MESA: Final da hegemonia chinesa? Após a segunda guerra, em 1945, Mao Tse Tung e Zhou En Lai, criaram um ousado projeto para massificar o tênis de mesa na China e assim formarem um pri...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *