TÊNIS DE MESA: A força do tênis de mesa paralímpico

Campeonato Paulista Paraolímpico Jacarei 2014 (foto: divulgação)

Campeonato Paulista Paraolímpico Jacarei 2014 (foto: divulgação)

 

A única medalha Olímpica do tênis de mesa brasileiro foi conquistada na Para Olimpíada de Pequim 2008, pelos atletas cadeirantes Welder Knaf (PR) e Luis Algacir (SC), classe 3.

Um dos motivos deste sucesso se deve ao governo Lula, onde foi implantado o programa Bolsa Atleta, que apóia jogadores de todas as modalidades esportivas, atitude esta que foi o divisor de águas para os atletas com deficiência.

 

As classes são dividas em 11:

1 a 5 de cadeirantes, 6 a 10 andantes e 11 Deficiente Intelectual.

Na classe 1, encontram se os atletas com o maior nível de lesão, assim como a Classe 6 na de andantes.

Para todos os eventos existem uma banca de classificadores funcionais que avaliam a deficiência de cada atleta, colocando-os nas classes corretas.

O Brasil atualmente domina esta modalidade nas Américas.

 

Campeonato Paulista Paraolímpico Jacarei 2014 (foto: divulgação)

Campeonato Paulista Paraolímpico Jacarei 2014 (foto: divulgação)

 

Carlos Koyama é o dirigente da melhor equipe de mesa-tenistas paralimpicos, tetracampeã Paulista e tetracampeã Brasileira, com seus 23 atletas.

Muitos destes atletas tem a deficiência congênita, ou seja, já nascem com ela, outros são resultados de acidentes geralmente de transito e alguns com arma de fogo.

Imagino que o tênis de mesa, seja primordial para a vida dos mesmos, pois sem este objetivo no esporte, não teriam a força para manter a motivação e a vontade de ser independente.

Dia 28 de setembro ocorreu a mais importante competição do Estado de SP, que serviu para formação da Seleção Paulista Olímpica e Paralímpica.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MAJAN: Lúcia Ikawa é campeã do 12º Torneio Interno... A Associação Naguisa realizou no dia 22 de junho, o seu 12º Torneio Interno de Majan com a participação de 28 jogadores daquela associação. A vencedor...
POLÍTICA: JAMIL ONO OFICIALIZA INGRESSO NO PEN O Partido Ecológico Nacional (PEN) realizou, no último dia 4, evento de filiação partidária de diversas lideranças políticas da região de Andradina, i...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: CONSELHO DELIBERATIVO SE REÚNE... Acontece neste sábado, 29, a 152ª Reunião do Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), sendo...
LAZER: ‘Primavera Dançante’ reinaugura piso do Gin...   “Venham deslizar no novo piso do Ginásio do Bunkyo ao som da Banda Issamu Music Show”. O convite é da promoter Beth Yajima, co-promotora do ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *