TÊNIS DE MESA: AMIZADE/INCLUSÃO SOCIAL

Desde 1975 ensinando a modalidade, realizando clínicas, palestras e demonstrações em todo o Brasil e mais de 12 países, o tênis de mesa me abriu portas para o mundo. As oportunidades foram surgindo, várias marcas, empresas, federações me procurando e graças ao esporte tenho uma vida muito diferenciada da tradicional engenharia, na qual trabalhei apenas dois anos após ter me graduado em elétrica.

 

A partir da esquerda: Rosario, Marcos, Abe-san e Minako. Foto: divulgação

 

Acredito que a grande diferença quando a gente trabalha naquilo que realmente gosta faz com que o “dia a dia” seja bem melhor. Não temos “estresse”, a hora no trabalho passa mais rápido e nos aprofundamos no tema, nos tornando “experts” no segmento escolhido.

Me considero um privilegiado por viver do esporte e ter ensinado a mais de 20 mil atletas um pouco sobre o tênis de mesa, além de ter presenciado 21 campeonatos mundiais da federação internacional.

Visitei os 27 estados para dar aulas e acompanhar os torneios regionais fazendo muita amizade e sempre digo: com uma raquete embaixo do braço, podemos fazer amigos em qualquer parte do mundo, deixando de lado a palavra “solidão”.

Por que tênis de mesa e não futebol? O futebol, por ser um esporte violento, de muito contato físico, você pode sim fazer inimigos em vez de ter um ambiente saudável e alegre.

Há 31 anos ensinando no Clube Profissional Itaim Keiko, agradeço a oportunidade que a presidente, dona Minako Takahashi e o chairman Kyozo Abe, da Itaim Iluminação, me proporcionaram sendo diretor técnico de uma das escolas mais renomadas no país.

A ADR Itaim Keiko conquistou por 25 vezes o título máximo da Federação Paulista de Tênis de Mesa como o melhor clube do ano e temos entre os 250 praticantes, vários atletas bolsistas que chegaram à seleção brasileira pelo nosso trabalho de inclusão social: o próprio técnico da elite da entidade, Eric Mancini, ex-atleta profissional da Liga Croata, é um exemplo para todos os demais, provando que o esporte deu um rumo especial em sua vida, longe das drogas e das más companhias.

Portanto, fica o convite: pratiquem tênis de mesa, façam novos amigos, tenham saúde e ajudem a criar um mundo melhor através do esporte.

 

MARCOS YAMADA

MARCOS YAMADA

Engenheiro e Consultor Especialista em Tenis de Mesa
MARCOS YAMADA

Últimos posts por MARCOS YAMADA (exibir todos)

     

     

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Pesca Trade Show & Mariner Boat...   Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi Data: 26 a 29 de agosto de 2015 Mais de 100 expositores apresentando as últimas tendência...
    GOLFE: Federação Paulista de Golfe abre calendário... Evento realizado nos dias 12 e 13 de janeiro no Broa Golf Resort abre série de disputas nos 40 anos da FPG Campeonato Paulista de Match Play...
    SOFTBOL: Nikkei Curitiba conquista título do Campe... Debaixo de chuva fina, foram realizados, de forma emocionante e empolgante, os jogos das semifinais e finais do 25º Campeonato Brasileiro de Softbol F...
    KOKUDO: Massao Vilela conquista título geral pelo ... Instituto Cultural Niten realizou no último dia 5, nas dependências da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), no bairro de Santana (zona ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *