TÊNIS DE MESA: Campeonato Paulista da FPTM

O tênis de mesa no país, tem evoluído muito nos últimos anos, principalmente depois das Olimpíadas, onde temos academias lotadas e algumas até com lista de espera.
Na Capital, mais de 40 clubes, kaikans e associações desenvolvem a modalidade e para motivar os iniciantes, começamos com a participação nas Ligas independentes de não federados para dar o “start” nos atletas, criando o gostinho de competir no tênis de mesa.

 

A partir da esquerda: Thaina, Maysa, Lia Ohira e Larissa. Foto: divulgação

A partir da esquerda: Thaina, Maysa, Lia Ohira e Larissa. Foto: divulgação

 

Liga Vale Paraibana, Liga Nipo, Liga do Interior, Liga Paulista, Liga Oeste, Liga Metropolitana, Circuitos e Liga Escolar, etc. são os responsáveis por este “boom”na modalidade.

O maior problema é que as Ligas estão muito organizadas e inchadas, por isso os atletas não querem federar, ou seja entrar na FPTM – Federação Paulista de Tenis de Mesa.

Federação que é o órgão máximo do TM de São Paulo e representa o estado na Confederacao Brasileira, tem hoje poucos atletas participando em seus eventos. Ligas com 683 atletas e federação nem com a metade.

Para ter uma ideia, na categoria Pré-Mirim Feminino, temos na FPTM apenas 2 atletas participando na FPTM, sendo que nas Ligas temos mais de 30 nas categorias Pré-Pré-Mirim Feminino e Pré-Mirim Feminino.

 

A partir da esquerda: Eric, Jeff Yamada, Isaac e Rafael. Foto: Divulgação

A partir da esquerda: Eric, Jeff Yamada, Isaac e Rafael. Foto: Divulgação

 

Isso gera um problema para o esporte de alto rendimento, já que o nível da FPTM é o melhor do pais. As Ligas chegam a organizar 14 etapas por ano, enquanto a FPTM apenas 8 etapas completas, sendo 5 rankings, 1 Paulista individual, 1 de duplas (cancelada em 2016) e 1 de equipes. A falta de recursos financeiros na entidade, esta sendo o grande problema para criar novos eventos e mais planejamento e divulgação. As informações tardam a chegar por falta de pessoal, já que a sede se mudou para Santos-SP. Os resultados atualmente não são online, não há divulgação de tabelas antes da competição, como era no passado, nem divulgam os resultados logo após os torneios. Mas acredito que va melhorar, pois estão tentando criar uma nova federação com o mesmo pessoal, em busca de apoio do governo do Estado, já que o atual CNPJ da FPTM esta com problema e impedido de receber ajuda.

No último final de semana, na cidade de Santos, foi realizada a competição mais importante do ano em nível técnico, onde os 16 melhores atletas masculino do estado e as 12 melhores no feminino se encontraram na 1a divisão, mas se procurarem na Internet ou no site oficial não vao encontrar agora, talvez daqui uma ou duas semanas, sem as fotos.

 

Feminino

Campeã: Lia Ohira (Palmeiras SBC), Vice: Larissa Kurotaki (Liga Vale), 3º) Maisa Mota (Palmeiras SBC) e Thaina Gava (Liga Paulista).

 

Masculino

Campeão: Jeff Yamada (Itaim Keiko SJC), Vice: Eric Mancini (Itaim Keiko SJC), 3º) Isaac Zauli (Liga Santista SC/SG) e Rafael Rocha (Liga Vale)

 

 

MARCOS YAMADA

MARCOS YAMADA

Engenheiro e Consultor Especialista em Tenis de Mesa
MARCOS YAMADA

Últimos posts por MARCOS YAMADA (exibir todos)

    Related Post

    NIPPAK PESCA: COLUNINHA   A Cachaça Coluninha é destilada artesanalmente em alambiques de cobre desde 1986. O nome vem da localização do engenho: Coluna-MG, 360km...
    SUMÔ: Masatoshi Akagi agradece homenagem do govern... Em agradecimento à homenagem recebida pelo governo japonês, que o agraciou com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, o presiden...
    TÊNIS DE MESA: APOSENTADORIA??? ONDE BUSCAR SAÚDE ... Biriba, que ficou em quinto lugar no Mundial de Veteranos. Foto: divulgação Os grandes problemas da terceira idade, isto é, “a melhor idade”, como...
    TÊNIS DE MESA: Uruma estreia na organização da Lig... Pela primeira vez em mais de 10 anos de Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, a Uruma Tênis de Mesa estreou na organização de uma etapa. Foi no Compl...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *