TÊNIS DE MESA: Intercolonial deve reunir cerca de 750 atletas em Suzano

Considerado o maior e mais antigo torneio de tênis de mesa da América Latina, o Campeonato Brasileiro Intercolonial chega a sua 68ª edição neste fim de semana (dias 19, 20 e 21), na Aceas Nikkey (Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano), na Chácara Reunida Guaió, em Suzano (SP). É a primeira vez que a cidade sediará o evento. Com apoio do Cenibras (Centro Educacional Nipo-Brasileiro de Suzano), Prefeitura de Suzano, Butterfly, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Murc – Editora Gráfica, a competição deve reunir cerca de 750 atletas, entre homens e mulheres, em 28 categorias – desde a Pré-Pré-Mirim (até 9 anos de idade) a Mega Veterano (acima de 80 anos).

 

Intercolonial de Tênis de Mesa deve reunir cerca de 750 atletas em Suzano a partir desta sexta-feira . Foto: divulgação

 

Única competição que dois meses antes já tem as tabelas definidas, o Intercolonial também se orgulha de ser o único evento com um livro de programação contendo todos os campeões, desde a primeira edição, além das tabelas dos jogos.

As disputas – tanto no individual como em duplas e por equipes – têm início já na sexta-feira, quando será realizado também o Congresso Técnico. No sábado, acontecem o desfile de todas as delegações e o jantar de confraternização no Clube Suzaninho. As finais acontecem no domingo.

 

Um dos diferenciais da competição é o desfile de todos os atletas inscritos. Foto: divulgação

 

Destaques – Torneio idealizado por Haruo Mitida (in memorian) em 1951 com o objetivo de popularizar o tênis de mesa entre os clubes nikkeis, o Intercolonial cresceu tanto que atualmente as regiões montam a seleção de clubes, limitando-se assim o número de participantes.

Atuando na coordenação do Intercolonial desde 1984, Marcos Yamada explica que até hoje o torneio mantém seu “romantismo”. “Muitos atletas se preparam durante o ano inteiro apenas para este torneio”, diz Yamada, lembrando que “muitos ainda são do interior e trabalham em lavouras”. “Eles esperam, ansiosamente esta data para rever os amigos e também se divertirem”, explica, acrescentando que os grandes nomes da modalidade também passaram pelo Intercolonial.

 

A atleta olímpica Carol Kumahara é uma das destaques. Foto: divulgação

 

Este ano, um dos destaques será o campeão latino-americano individual e tetracampeão sul-americano individual, Eduardo Tomoike, o Dudu, que vem de uma temporada na Polônia. Outro destaque será a atleta olímpica Caroline Kumahara, a Carol, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Carina Murashigue, Monica Dotti, Katia Kawai, Maria Vitória Laplaza – todas com passagens pela seleção brasileira – também devem participar, além de Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka, considerados duas revelações da atualidade.

 

O jovem Eduardo Tomoike. Foto: divulgação

 

Galeria – Na Galeria de Campeões do Intercolonial estão alguns dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro como Claudio Kano, Silnei Yuta, Ricardo Inokushi, Fumihiro Takahashi, Hugo Hoyama, Issamu Kawai, Fãbio Okano, Hugo Hanashiro, Cazuo Matsumoto, Hideo Yamamoto e mais recentamente Gustavo Tsuboi, Vitor Ishiy e Eric Jouti. No feminino, tiveram destaque Mônica Dotti, Lyanne Kosaka, Aily Murashigue, Eugênia Taira, Kelly Nagaoka, Claudia Ikeizumi , Mariany Nonaka, Karin Sako, Jessica Yamada e Caroline Murashigue, entre outras.

 

Cerimônia de abertura do Intercolonial de 1974. Foto: divulgação

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    68º Campeonato Brasileiro Intercolonial De Tênis De Mesa

    Quando: Dias 19, 20 e 21 (sexta, sábado e domingo)

    Onde: Aceas Nikkey (Rua Dibe Tanus, 535 – Chácaras Reunidas Guaió – Suzano)

    Informações pelo telefone: 11/4746-1214

     

    68° Campeonato Intercolonial Brasileiro – Suzano (SP)

    Programação

    Sexta-feira (19)

    08H30 – Equipes: Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil

    13H – Equipes: Hiper Veterano, Hiper Lady, SSVeterano e SSLady

    16H: – Duplas: Masculina/Feminina e Mista + Duplas da Categoria Livre

    17H – Congresso Técnico II

    19H – Individual: Adulto e Juventude Masculino

     

    SÁBADO (20)

    08H – Desfile de Abertura, Equipes: Juventude, Adulto, …. até Super-Veterano

    13H – Individual: Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim;Mirim, Infantil, Juvenil

    20H – Jantar de Confraternização

     

    DOMINGO (21)

    08H – Individual: Adulto Fem, …até Mega-Veterano

    Torneio de Consolação nas categorias Pré-Pré-Mirim, Pré-Mirim e Mirim

    Torneio Aberto Livre

    08H – Finais Individuais das categorias INICIANDO pelo Pré-Pré-mirim a Juventude

    09H30 – Final da categoria Adulto Masculino e início da Categoria Especial

    Related Post

    ESPECIAL: Em ano olímpico, 60ª edição do Prêmio Pa... A edição de número 60 do Prêmio Paulista de Esportes não poderia acontecer em momento mais propício: às vésperas da competição mais importante do plan...
    NIPPAK PESCA: Cachaça – um produto genuinamente na... Quando se fala em pescador o imaginário popular remete ao homem pescando na beira do rio, com uma garrafa de pinga e uma varinha na outra mão. Até hoj...
    ARTES MARCIAIS: Niten realiza treinamento intensiv... “Lapidar as técnicas antigas dos samurais, o Kenjutsu, em meio à fértil terra cultivada pelos imigrantes japoneses, foi uma singela homenagem que pude...
    SOFTBOL: Nikkey de Marília é campeã do Brasileiro ... A equipe do Nikkey de Marília/Sasazaki/Marilan faturou o título do 36º Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes Adulto 2016, competição r...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *