TÊNIS DE MESA: Mesa-tenistas nikkeis nas Olimpíadas

Claudio Kano participou de duas Olimpíadas (88 e 92)

Claudio Kano participou de
duas Olimpíadas (88 e 92)

O tênis de mesa participou pela primeira vez nas Olimpíadas de 1984 – Los Angeles (EUA) como esporte de exibição, não valendo pontos para a competição.

 

Oficialmente, em 1988 – Seul (Coreia do Sul), o esporte se tornou Olímpico, quando tivemos a participação de dois brasileiros: Claudio Kano e Carlos Kawai, daí em 1992 – Barcelona (Espanha), a equipe foi completa com Claudio Kano, Hugo Hoyama, Lyanne Kosaka e Mônica Doti.

 

Mônica Doti disputou os Jogos de 1992 e 1996

Mônica Doti disputou os Jogos de 1992 e 1996

Em 1996, Atlanta (EUA), a equipe seria a mesma de Barcelona, mas com o acidente fatal de Kano nas vésperas dos Jogos Olímpicos, os três nikkeis foram participar e representaram muito bem o país.

 

Em 2000, Sidney (Austrália), retorna Carlos Kawai na equipe, totalmente desacreditado pela Comissão Técnica da Confederação, pois ele pagou sua própria passagem e despesas pra participar da seletiva, conquistando a vaga para sua 2ª Olimpíada, juntamente com Hugo Hoyama.

 

Cazuo Matsumoto estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Cazuo Matsumoto estará nos
Jogos Olímpicos Rio 2016

Em 2004, Atenas (Grécia) Hugo Hoyama e Hugo Hanashiro fizeram a dupla, com a primeira participação de Mariany Nonaka, mas já em 2008 – Pequim (China) começa a era Gustavo Tsuboi, Hugo Hoyama e Mariany.

 

2012, Londres (Inglaterra), Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara com a despedida do maior recordista em participações, Hugo Hoyama que jogou 6 Olimpíadas.

 

Bruna Takahashi fará sua estréia em Jogos Olímpicos

Bruna Takahashi fará sua
estréia em Jogos Olímpicos

 

Em 2016, Rio de Janeiro (Brasil), equipe participará completa com Gustavo Tsuboi em sua 3ª Olimpíada, junto com Cazuo Matsumoto, Caroline Kumahara e Bruna Takahashi.

 

 

 

MARCOS YAMADA

MARCOS YAMADA

Engenheiro e Consultor Especialista em Tenis de Mesa
MARCOS YAMADA

Últimos posts por MARCOS YAMADA (exibir todos)

     

    Related Post

    TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira encerra ano co... O ano de 2015 para a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa foi recheado de recordes, não só em termos de quantidade de etapas, quantidade de mesas uti...
    TÊNIS DE MESA: Eduardo Tomoike, nasce um fenômeno ...   Os grandes campeões são aqueles atletas que marcam a história de suas respectivas modalidades. “Hoyama”, recordista de medalhas em Pan-am...
    DE SUMÔ A KUNG FU: Bairro da Liberdade recebe Vira... A Prefeitura Regional da Sé informou que, em função da Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade - mais conhecida como "Feirinha da Liberdade"...
    DOCUMENTÁRIO: O programa Esporte Fantástico da Rec...   O programa Esporte Fantástico da Rede Record apresenta uma série de reportagens nomeado "Memória do Esporte Olímpico", e neste sábado (20) a...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *