TÊNIS DE MESA: Nasce um ‘novo Gustavo Kuerten’ no tênis de mesa?

No Brasil não temos estrutura para manter um padrão de excelência em vários esportes de menor expressão.

Vivemos de resultados esporádicos de alguns talentos que surgem, num pequenos número de participantes, tal qual no tênis; após Guga, não tivemos mais campeões em Roland Garros, idem na ginástica com Arthur Zanetti. Quem sabe agora no tênis de mesa, após o fenômeno Biriba, quem sabe não teremos um novo ídolo?

Pela primeira vez a mídia brasileira deu tanta importância ao esporte tênis de mesa em todos os canais, pelo excelente resultado do carioca Hugo Calderano.

 

Calderano fez história no Aberto do Catar ao ficar em 2º no torneio. Foto: divulgação

 

Feito histórico, realizou o mesa-tenista brasileiro Calderano (21) no Aberto do Catar, no último final de semana. Hugo (15º no Ranking Mundial) venceu Timo Boll (37) atual número1 do Ranking Mundial, sendo que o detalhe foi ter sido pela segunda vez que ele derrotou o alemão, a primeira foi na “Bundesliga” quebrando a invencibilidade de Boll na competição mais valorizada na Europa.

Na sequência venceu Tomokazu Harimoto (14), o fenômeno japonês que surpreendeu o mundo pela precocidade, atual número 12 do Ranking, que recentemente conquistou o título nacional individual do campeonato japonês, tornando-se o mais jovem a vencer este desafio, onde participam mais de 30 mil atletas. Harimoto é filho de chineses radicados no Japão e havia vencido Calderano nos dois últimos confrontos.

Na semifinal, Calderano eliminou o número 4 do mundo, o chinês Lin Gaoyuan (22), um dos grandes favoritos da competição, chegando na final de uma etapa da Federação Internacional ITTF “Platinum”, que distribui prêmios de US$ 235mil. Na final enfrentou de igual o chinês Fan Zendhong, que na minha opinião, é o melhor mesa-tenista do planeta, o número 2 do Ranking Mundial, perdendo mas marcando sua performance no cenário mundial.

Hugo Calderano 4×1 Lim Jong Hoom (COR), 4X1 Timo Boll (ALE), 4X0 Tomokazu Harimoto (JAP), 4X0 Lin Gaoyuan (CHI) e 0x4 Fan Zendhong (CHI).

 

MARCOS YAMADA

MARCOS YAMADA

Engenheiro e Consultor Especialista em Tenis de Mesa
MARCOS YAMADA

Últimos posts por MARCOS YAMADA (exibir todos)

     

    Related Post

    KARATÊ: IKGA-Brasil realiza Shinnenkai na ACM-Osa... Aconteceu no dia 18 fevereiro, nas dependências da ACM-Osasco o tradicional Shinnenkai da International Karate-do Goju-kai Association – Brasil (IKGA-...
    BEISEBOL: Atibaia, Mogi e GECEBS garantem vaga nas... Nippon Blue Jays se classifica se vencer seu jogo na última rodada da fase de classificação Faltando uma rodada para o encerramento da fase de classi...
    SUMÔ/ESPECIAL: Seletiva define seleção brasileira ... Já estão definidas as equipes brasileiras que disputarão o 20º Campeonato Mundial, 11º Campeonato Mundial Feminino, 13º Campenato Mundial Junior e 5º ...
    SILVIA IN TOKYO: GIANTS ASSINA CONTRATO COM BRASIL... PARANAENSE HUGO KANABUSHI VAI PARA A EQUIPE DE FORMAÇÃO DE ATLETAS   Hugo Kanabushi. Foto: Sports Hochi   O time de beisebol Yomiur...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *