TÊNIS DE MESA: Para Yamada, ‘é o pior Mundial’ que já presenciou em termos de organização; equipe masculina briga por título da 2ª

Em meu 20º Campeonato Mundial, muita decepção e tristeza, pois foi a pior organização de todos Mundiais que presenciei. Os voluntários não estão comprometidos, não há rigor na fiscalização das entradas, banheiros, salas VIP, ou seja, nossos eventos Latino-Americanos estão melhores que este Campeonato, que é o mais impotante da modalidade.

 

A equipe masculina com Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi (Foto: arquivo pessoal)

A equipe masculina com Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi (Foto: arquivo pessoal)

 

A Malásia é dividida em 60% de muçulmanos, 25% de chineses, 10% indianos e 5% de nativos + outras nacionalidades.

Não sei quem está encarregado desta organização, mas creio que faltou comprometimento com os atletas, dirigentes, países, ou talvez eles estejam dando o máximo, do que realmente poderiam fazer. O tênis de mesa aqui não tem tanta popularidade como nos demais países asiáticos e não tem atletas profissionais. Assim mesmo, é a segunda vez que a Malásia organisz um Mundial.

Acho que por isso os próximos três campeonatos mundiais serão todos na Europa, onde o esporte tem muito mais tradição e profissionalismo: 2017 em Dusseldorf, na Alemanha; 2018, em Halmstad, na Suécia e 2019 em Budapest, na Hungria.

 

Marcos Yamada

Marcos Yamada

 

Nunca um paás das Américas organizou um Mundial desde sua criação, em 1926. O Brasil foi candidato para sediar em 2003, porém, acabou perdendo as eleições para a França que fez um belo campeonato.

Os países são divididos em 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Divisões, mas até o ano passado existia a 5ª Divisão (rest of the world), mas resolveram limitar o número de países, já que alguns nem tinham nível para justificar sua presença nesta competição.

Cada divisão tem 24 países, sendo que o campeão e o vice sobem de divisão e o outro critério é pelo ranking dos atletas de cada país.

O Brasil no masculino participa na 2ª Divisão, pelo critério inédito de convidar o país sede para jogar na 1ª Divisão. A própria Malásia não queria jogar na divisão de elite, pois sabe que não tem nível para tal, mas por decisão da Federação Internacional eles tiveram que jogar e o Brasil desceu. No ano passado, na 1ª Divisão perdemos várias partidas por 3 a 2 e ainda vencemos a Rússia no grupo, por isso nível temos.

 

A equipe feminina comandada pelo técnico Hugo Hoyama (Foto: arquivo pessoal)

A equipe feminina comandada pelo técnico Hugo Hoyama (Foto: arquivo pessoal)

 

Já no feminino, como vencemos a 2ª Divisão, garantimos a vaga na divisão de elite, pois, pelo critério de ranking dos atletas não conseguíriamos índice.

O Brasil, de Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro, venceu todas as 5 partidas no grupo (Holanda 3 x 1, Canadá 3 x 0, Bélgica 3 x 0, Tailândia 3 x 0 e Irã 3 x 2) e busca o título da 2ª Divisão para garantir o acesso no próximo Mundial, em 2018.

Já o feminino, de Gui Lin, Caroline Kumahara, Ligia Silva e Bruna Takahashi perderam as 5 partidas (Japão 0 x 3, Coréia do Norte 0 x 3, Alemanha 2 x 3, República Tcheca 0 x 3 e Tailândia 1 x 3), portanto, vai disputar as últimas colocações, ou seja, do 21º ao 24º lugar.

 

 

MARCOS YAMADA

MARCOS YAMADA

Engenheiro e Consultor Especialista em Tenis de Mesa
MARCOS YAMADA

Últimos posts por MARCOS YAMADA (exibir todos)

    Related Post

    TOKYO 2020: Novamente olímpicos, beisebol e softbo... Com a inclusão do beisebol e do softbol no programa olímpico dos Jogos de 2020, que serão realizados em Tóquio, no Japão, a Confederação Brasileira de...
    NIPPAK PESCA: Dia de sol!!! É aproveitar a oportun...   Os moradores da cidade paulistana enfrentam as costumeiras tempestades ou períodos longos de chuva nesta temporada e, quando a previsão sinali...
    NIPPAK PESCA: Bóias   Diferentes modelos podem facilitar e muito as pescarias, um fator a mais para considerar para o sucesso ou não. Diferentes modalidades e...
    WORLD BASEBALL CLASSIC QUALIFIER: Brasil vence o P... A seleção brasileira de beisebol, considerada a melhor seleção de todos os tempos com uma mescla muito interessante contando em seu elenco jogadores q...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *