TOKI NO KODAMA > ECOS DO HORIZONTE: Depois do sucesso no Bunkyo, show será apresentado no Festival do Japão

Duas belíssimas apresentações marcaram os 15 anos do Grupo Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taiko e os 20 anos da Escola de Dança Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo, comandados pela professora Hatsue Omine. O público lotou as duas sessões realizadas no domingo, 2 de julho, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, totalizando 2.400 espectadores.

 

15 anos do Grupo Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taiko e os 20 anos da Escola de Dança Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Artistas e organizadores do espetáculo Toki no Kodama, que será apresentado no Festival do Japão. Foto: Aldo Shiguti

 

A Companhia de Dança Sosaku Gueidan Requios e o cantor Hidekatsu Kamei, que vieram especialmente de Okinawa para o evento, abrilhantaram ainda mais o espetáculo, que contou ainda com a participação da cantora Karen Ito.

 

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

A primeira sessão, às 11 horas – a outra teve início às 16 horas – contou com a presença do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e de sua esposa, Edneia, e do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, entre outros. No final, o público participou do tradicional katchashi.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Espírito uchinanchu – Presidente da Comissão Organizadora, Tério Uehara agradeceu as autoridades, patrocinadores, membros da comissão organizadora, pais, monitores, alunos, amigos, convidados internacionais,  associações, entidades e a plateia – a quem se referiu como “a cereja do bolo”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

“Que as batidas dos taikos lhes permitam compreender o espírito uchinanchu. Que o sentimento de gratidão aflore e fortaleça os vínculos familiares, de amizade e de solidariedade”, destacou Uehara.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, lembrou que, “na ocasião das Paralímpiadas Rio 2016, a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 escolheu a apresentação do Grupo Requios e as alunas do Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo para representar o Japão na Japan House”. “Pela perfeição das apresentações, foram ovacionadas pelo público, recebendo calorosos elogios dos organizadores. Foram momentos de grande alegria e orgulho para nós ‘uchinanchus’”, disse Shimabukuro, acrescentando que “tudo isso é fruto do intenso trabalho da professora Hatsue Omine, que teve a percepção da verdadeira essência da arte e da cultura okinawana e as tem transmitido fielmente aos seus discípulos”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o deputado Hélio Nishimoto observou que não é descendente de okinawanos, “mas admiro a união, dedicação, perseverança e, principalmente, a convivência em família, sempre muito importante na nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Festival do Japão – Depois do Bunkyo, Toki no Kodama foi apresentado nesta terça, 4, em Santos. Nesta sexta, 7, às 16h55 e 19h35, o mesmo espetáculo será apresentado no palco principal do 20º Festival do Japão, no São Paulo Expo, (zona Sul de São Paulo). No sábado, 8, será a vez de Marília receber o espetáculo.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    MARILIA: Ihoshi destaca os valores da comunidade j... O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) ressaltou na abertura da 14ª edição da Japan Fest, realizada em 8 de abril, a solidificação dos valores traz...
    COMUNIDADE: Hospital Santa Cruz recebe doação de E... A Fundação Toyota do Brasil fez a entrega de um Etios, doado por sua mantenedora, Toyota do Brasil, para o Hospital Santa Cruz, no dia 26 de novembro,...
    SILVIA IN TOKYO: CASCATAS DE FLORES DE AMEIXEIRAS ... SÃO MAIS DE 200 PÉS DE AMEIXEIRAS DE 30 VARIEDADES EM UM ESPAÇO DE 20 MIL METROS QUADRADOS     Ameixeiras do Jardim Suzuka no Mori T...
    BRASIL-JAPÃO: ‘Passo o bastão confiante’, diz Sato... Já era de “conhecimento” que o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, retornaria ao Japão no domingo, 9. A “novidade”, que pegou muita ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.