TOKI NO KODAMA > ECOS DO HORIZONTE: Depois do sucesso no Bunkyo, show será apresentado no Festival do Japão

Duas belíssimas apresentações marcaram os 15 anos do Grupo Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taiko e os 20 anos da Escola de Dança Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo, comandados pela professora Hatsue Omine. O público lotou as duas sessões realizadas no domingo, 2 de julho, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, totalizando 2.400 espectadores.

 

15 anos do Grupo Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taiko e os 20 anos da Escola de Dança Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Artistas e organizadores do espetáculo Toki no Kodama, que será apresentado no Festival do Japão. Foto: Aldo Shiguti

 

A Companhia de Dança Sosaku Gueidan Requios e o cantor Hidekatsu Kamei, que vieram especialmente de Okinawa para o evento, abrilhantaram ainda mais o espetáculo, que contou ainda com a participação da cantora Karen Ito.

 

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

A primeira sessão, às 11 horas – a outra teve início às 16 horas – contou com a presença do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e de sua esposa, Edneia, e do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, entre outros. No final, o público participou do tradicional katchashi.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Espírito uchinanchu – Presidente da Comissão Organizadora, Tério Uehara agradeceu as autoridades, patrocinadores, membros da comissão organizadora, pais, monitores, alunos, amigos, convidados internacionais,  associações, entidades e a plateia – a quem se referiu como “a cereja do bolo”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

“Que as batidas dos taikos lhes permitam compreender o espírito uchinanchu. Que o sentimento de gratidão aflore e fortaleça os vínculos familiares, de amizade e de solidariedade”, destacou Uehara.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, lembrou que, “na ocasião das Paralímpiadas Rio 2016, a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 escolheu a apresentação do Grupo Requios e as alunas do Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo para representar o Japão na Japan House”. “Pela perfeição das apresentações, foram ovacionadas pelo público, recebendo calorosos elogios dos organizadores. Foram momentos de grande alegria e orgulho para nós ‘uchinanchus’”, disse Shimabukuro, acrescentando que “tudo isso é fruto do intenso trabalho da professora Hatsue Omine, que teve a percepção da verdadeira essência da arte e da cultura okinawana e as tem transmitido fielmente aos seus discípulos”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o deputado Hélio Nishimoto observou que não é descendente de okinawanos, “mas admiro a união, dedicação, perseverança e, principalmente, a convivência em família, sempre muito importante na nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

Festival do Japão – Depois do Bunkyo, Toki no Kodama foi apresentado nesta terça, 4, em Santos. Nesta sexta, 7, às 16h55 e 19h35, o mesmo espetáculo será apresentado no palco principal do 20º Festival do Japão, no São Paulo Expo, (zona Sul de São Paulo). No sábado, 8, será a vez de Marília receber o espetáculo.

 

Foto: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    VARGEM BONITA: Japoneses trazem flores comestíveis... Por Renato Alves - Correio Brasiliense   O produto, comercializado na Ceasa e em feiras, não tem agrotóxicos e pode ser usado em saladas, arr...
    FESTIVAL AGRÍCOLA: 25º Furusato Matsuri acontece n... A Associação dos Agricultores de Cocuera realiza neste fim de semana (7 e 8), a 25ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes,...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    MARINGÁ: Parque do Japão recebe Akiko Sakurai em c... No último dia 23 foi realizado no salão de eventos do Parque do Japão, um jantar beneficente com a apresentação da cantora e instrumentista de “Satsum...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *