Entra ano, sai ano e algumas tradições permanecem intactas. O Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade – que este ano chega a sua 45ª edição, é uma delas. Realizado pela Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) com apoio das principais entidades nipo-brasileiras, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) e Aliança Cultural Brasil-Japão), o evento acontece sempre no último dia do ano, na Praça da Liberdade, não por acaso um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo.

Autoridades e convidados participam da demonstração do Moti Tsuki (Foto: Jiro Mochizuki)
Segundo o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, além de comemorar a passagem do ano, a festa tem como objetivo agradecer aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano 2015, desejando muita saúde, paz e harmonia.
As atividades deste festival terão início na quinta-feira, dia 31, às 8h com a distribuição de cerca de 20 mil saquinhos do bolinho da prosperidade contendo dois motis cada um, sendo um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade. Às 9h30 está programada a abertura oficial e em seguida apresentação de taiko com o grupo Tenryuu Wadaiko, de São Miguel Pauista, e uma cerimônia xintoísta com o reverendo Kazuo Osaka.

Ministro Kazuo Osaka celebra cerimônia xintoísta na praça (Foto> Jiro Mochizuki)
Por volta das 10h30 haverá demonstração da fabricação e confecção de motis com a participação de autoridades e convidados e simultaneamente a distribuição de motis gratuitamente a todos os participantes e ao público em geral até às 13h. Segundo Ikesaki, serão utilizados 2 mil quilos de motigome. “Todos os anos forma-se uma fila enorme para ganhar os saquinhos”, lembra.

Serão distribuídos cerca de 20 mil saquinhos de bolinho (Foto: Jiro Mochizuki)
Ozooni – Os visitantes também são convidados a participar de uma festa de confraternização nas tendas instaladas na Praça da Liberdade, com capacidade para 3 mil pessoas, que receberão o saboroso ozooni (sopa de moti), um prato imprescindível na celebração do Oshogatsu (o Ano Novo japonês).
De acordo com a tradição, quem come a iguaria no oshogatsu terá vida longa e felicidade pois o ozooni afasta todos males e traz prosperidade para dentro, transformando-os em melhores acontecimentos para o Novo Ano.
O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá.

Grupo de taiko Tenryuu Wadaiko estará se apresentando no evento (Foto: Jiro Mochizuki)
Crise – Depois da cerimônia na Praça da Liberdade, as autoridades se dirigem até a sede da Acal (na Avenida Liberdade, 365), onde participam de uma confraternização com direito a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão.
Segundo Ikesaki, “apesar do ano ruim para o comércio em geral, sempre esperamos que o ano seguinte seja melhor”. “A crise que o país está enfrentando afetou muito o comércio de um modo geral e o Bairro Oriental também sentiu os reflexos. Mas com o Moti Tsuki qaueremos agradecer a todos pela preferência e prestigío em 2015 e que possamos contar com eles também em 2016”, disse Ikesaki, acrescentando que “acho que este ano ninguém conseguiu atingir a meta”. “Esperamos que no próximo ano haja mudanças de atitudes”, disse o empresário.
ALDO SHIGUTI
ashiguti@uol.com.brÚltimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)
PROGRAMAÇÃO
PRAÇA DA LIBERDADE
7h30: Preparativos
8h: Início da distribuição de 20 mil saquinhos do bolinho da prosperidade (moti)
9h: Recepção de Autoridades e Convidados
9h30: Abertura Oficial – Apresentação de Taikô – Acal – Taikô / Tenryu Wadaiko / Cerimônia Religiosa Xintoísta / Saudação das autoridades
10h30: Moti Tsuki – Autoridades – Socar motigome para confecção de bolinho de arroz
10h30 às 13h: Oferecimento de 3 mil ozoonis (tigelas de sopa com bolinhos da prosperidade – moti
11h30: Autoridades e Convidados serão recepcionados na sede da Acal para solenidades
NA SEDE DA ACAL
12h: Autoridades e convidados cantam os hinos nacionais do Brasil e do Japão e após os discursos, saboreiam o ozooni
Encantada de ver a força e beleza do Mochitsuki Matsuri em São Paulo!!!
PARABÉNS aos Realizadores: que os bolinhos de arroz e os ozooni deem vida longa e felicidade, com muita prosperidade, a todos!!!
Gostaria de fazer uma crítica a organização do evento.
O moti entregue estava com mofo. Não notei na hora. Tive que jogar fora.
Em vários anos que vou a esse evento, isso nunca tinha acontecido.
Lamentável.
Aconteceu com o meu moti, estava mofado. Mofo bem grande já 🙁
Meu moti estava mofado. Não notei na hora. Vi quando cheguei em casa. A pessoa que me entregou me disse que era um por pessoa. Estou vendo o motivo…
Bom dia no mês de janeiro tem algum dia que terá o bolinho de arroz me informe