TRADIÇÃO: 46ª edição do Hanamatsuri deve atrair multidão ao bairro da Liberdade

A Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, a Aliança Feminina Budista do Brasil e a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) realizam nesta semana, a 46ª edição do Hanamatsuri – Festa das Flores – e a comemoração aos 2636 anos de nascimento do Buda “Xaquiamuni”, na Praça da Liberdade.

O ponto alto da festa acontece no sábado (14), com a realização da Cerimônia Budista celebrada na Praça da Liberdade, onde será montado um palco a partir das 10 horas. Em seguida ocorre o cortejo solene do “elefante branco” carregando a imagem do Buda Criança, com a participação de diversas escolas infantis e acompanhamento de grupo musical, outro destaque do festival.

Cortejo solene do "elefante branco" (Foto: Luci Júdice Yizima)

Nesta data as crianças estarão vestidas tipicamente a caráter conforme a ocasião, representando através de seus trajes, as deusas do céu e da terra, pois segundo a lenda, o nascimento do Buda estas deidades vieram cortejá-lo, e o “elefante branco” que leva o Buda representa uma preciosidade única. O cortejo solene partirá da Praça da Liberdade, percorrendo a Rua Galvão Bueno, Rua Américo de Campos até a Avenida Liberdade nº. 365, sede da Acal.

 Ritual – Em São Paulo, o Hanamatsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade e um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu que abriga em seu interior a imagem de Buda. Homenageia-se o Buda, espargindo sobre sua imagem chá adocicado (amá-chá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu umasuave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.

Conforme a crença popular, as pessoas que assim homenageiam são abençoadas e podem ter seus pedidos atendidos. Durante a semana de comemorações, não apenas fiéis budistas, mas o público em geral sobe ao palanque na Praça da Liberdade, saudando o Buda pelo seu nascimento. (Luci Júdice Yizima)

 

Serviço: 46ª Edição Hana Matsuri – Festa das flores (Aniversário de Buda Xaquiamuni)

Onde: Praça da Liberdade.

Datas: 09, 10, 11, 12, 13 e 14 de Abril

Horas: Das10h as 16h (Oferenda de chá adocicado (Amá-chá), abençoando os participantes com sabedoria do Buda, na Praça da Liberdade)

Sábado (14), às 10h Cerimônia de Encerramento do 46º Hana Matsuri; 11h

Cortejo Solene do Elefante Branco

Informações: (11) 3208-5090

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CULTURA: Oficinas de arte japonesa no Espaço Crian...   A Fundação Japão colabora com oficinas de arte japonesa no Espaço Criança Esperança de São Paulo. Dentre os países homenageados na semana de...
MIMIPARTY: 4ª edição do Festival da Cultura ‘Fofa’... Considerado o principal evento da cultura kawaii no Brasil, o MimiParty chega a sua quarta edição neste fim de semana (2 e 3), em novo endereço. Este ...
RECIFE-PE: Recife recebe exposição internacional s...   A mostra é aberta ao público e acontece na Fundação Joaquim Nabuco, na Casa Forte   Depois de percorrer São Paulo e Curitiba, c...
ARTES: Artistas nikkeis participam da ‘1ª Exposiçã... Com a era digital todos acreditavam que o papel iria sumir da face da terra. Para mostrar que ele está mais vivo do que nunca, um grupo de sete artist...

One Comment

  1. Bom dia senhores,excelente trabalho.
    Muitas bençãos para todos!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *