TRADIÇÃO: 49ª edição do Hanamatsuri deve atrair multidão ao Bairro Oriental

Em comemoração aos 2639 anos do nascimento do Buda Xaquiamuni, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), em conjunto com a Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni e a Aliança Feminina Budista do Brasil realizam até esta sexta-feira (10), na Praça da Liberdade, em São Paulo, o 49º Hanamatsuri – Festival das Flores.

 

Embaixador Kunio Umeda e a embaixatriz Keiko Umeda prestigiaram o evento em 2014 (Foto: Jiro Mochizuki)

Embaixador Kunio Umeda e a embaixatriz Keiko Umeda prestigiaram o evento em 2014 (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Em São Paulo, o Hanamatsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade e um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu, que abriga em seu interior a imagem de buda. Homenageia-se o buda, derramando sobre sua imagem chá adocicado (amachá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem-aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu uma suave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.

 

 Cerimônia no sábado terá apresentação de corais (Foto: Jiro Mochizuki)


Cerimônia no sábado terá apresentação de corais (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Conforme a crença popular, as pessoas que assim homenageiam são abençoadas e podem ter seus pedidos atendidos. É por isso que durante a semana de comemorações, não apenas fiéis budistas, mas o público em geral sobe ao palanque na Praça da Liberdade, saudando o buda pelo seu nascimento.

O ponto alto da festa acontece no sábado, a partir das 10 horas, com a presença de autoridades. Haverá apresentação de corais e distribuição de ramalhetes de flores aos convidados.

 

Evento conta com a participação de escolas de educação infantil (Foto: Jiro Mochizuki)

Evento conta com a participação de escolas de educação infantil (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Uma das atrações mais aguardadas pelo público é o cortejo solene do elefante branco, que sairá da Praça da Liberdade – acompanhado por fanfarra e por crianças de diversas escolas participantes. O desfile seguirá pelas Ruas Galvão Bueno e Américo de Campos, até o número 365 da avenida Liberdade, sede da Acal.

 

Cerimônia Budista, no sábado, reúne autoridades e políticos (Foto: Jiro Mochizuki)

Cerimônia Budista, no sábado, reúne autoridades e políticos (Foto: Jiro Mochizuki)

 

História – Existem várias denominações para o buda: Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “pessoa venerável da família Sakya. O nascimento do buda ocorreu há aproximadamente 2638 anos, no nordeste da Índia e quando criança era chamado de Siddharta Gautama.

 

Evento comemora os 2639 anos do nascimento do Buda Xaquiamuni (Foto: Jiro Mochizuki)

Evento comemora os 2639 anos do nascimento do Buda Xaquiamuni (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Siddharta era filho do rei Suddhodana e da rainha Maya, o seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante.

Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho, um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho.

Em sua biografia, no momento de seu nascimento, o buda deu 7 passos e levantou uma mão para o alto, apontando o céu e a outra para baixo, apontando a terra e em seguida proferiu as seguintes palavras “ Assim na terra como no céu, sou um ser digno ”, significa que em sua essência a existência de todos a vida e digna e que todas as pessoas são iguais. ( Utilizada o ano de 560 a.C com nome de Siddharta Gautama – isto é 560 anos a..C).

Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.

 

 

SERVIÇO

49º Hanamatsuri – Festa das Flores

Quando: Até sexta (10), das 10 às 16 horas. Sábado (11), a partir das 10 horas

Onde: Praça da Liberdade

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FESTIVAL DO BAMBU: Takenoko Matsuri da Associação ... No último dia 6, a sede da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), recebeu grande número de associados e amigos...
COMUNIDADE: 17ª edição já tem data e local definid...   Uma boa notícia não só para a comunidade nipo-brasileira mas também para os aficionados pela cultura japonesa. Considerado o maior evento da...
SUMÔ: Governo japonês reconhece trabalho e dedicaç... Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do sumô nacional acaba de ser condecorado pelo governo japonês. Trata-se de Masatoshi Akagi, que c...
SÃO PAULO-OSAKA: Câmara Municipal celebra 45 anos ...   Por iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB), a Câmara Municipal promoveu solenidade no dia 19 de agosto, no Salão Nobre do Palácio Anchie...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *