TRADIÇÃO: 58° Tooro Nagashi de Registro espera cerca de 10 mil visitantes

 

O Bunkyo de Registro (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro), em parceria com a Nichirenshu Emyoji, Registro Base Ball Club (RBBC) e Prefeitura Municipal de Registro realizam nos dias 01 e 02 de novembro, a 58ª edição do Tooro Nagashi. Neste ano, segundo presidente do Bunkyo de Registro, Kuniei Kaneko, estão previstos a soltura de cerca de 2500 barquinhos (tooros) confeccionados pelas crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da AME (Apoio ao Menor Esperança). Os interessados podem adquirir seus tooros ao preço de R$ 15,00 (cada).

 

58ª edição do Tooro Nagashi (foto: divulgação)

 

Além das celebrações religiosas, a Comissão Organizadora preparou também uma programação eclética, com demonstração de sumô, apresentações de danças de minyo, bon odori, matsuri dance e wadaiko. “Além de atrair mais público, também é uma forma de dar oportunidades para os jovens do Seinen se apresentarem, já que eles treinam o ano inteiro”, conta Kaneko, acrescentando que, “como este ano o Finados cai numa sexta-feira, a expectativa é receber um número maior de visitantes”. “Muita gente deve aproveitar o sábado e domingo e fazer turismo na região”, explica Kaneko, acrescentando que alguns hotéis tinham reservas desde outubro.

“Estamos felizes, pois estão confirmadas caravanas de São Paulo, Maringá, Itajaí e Camboriú, entre outras localidades”, diz Kaneko, destacando que a expectativa é receber um público estimado em 10 mil visitantes. Entre as autoridades, destaque para a presença do novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, que confirmou presença.

“E  caso chova, o público pode ficar tranqüilo  porque parte da programação é realizada em local coberto. Sai caro, mas não tem jeito”, observa o presidente do Bunkyo, acrescentando que a soltura dos tooros, deve ocorrer por volta das 19 horas de sexta-feira.

 

Programação eclética, com demonstração de sumô, apresentações de danças de minyo, bon odori, matsuri dance e wadaiko (foto: divulgação)

 

 

Manjuba – O encerramento acontece com uma queima de fogos de artifícios, por volta das 22h30 de sexta. “O Tooro Nagashi de Registro é um dos mais tradicionais do país e faz parte dos calendários de eventos turísticos do município de Registro e do Estado de São Paulo”, explica Kaneko, acrescentando que o Bunkyo, o RBBC e a Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira) se encarregam de preparar os pratos típicos, como yakissoba, sushi, tempurá, sukiyaki, gyoza, pastel e udon, além do sashimi de manjuba e manjuba frita, especialidades de Registro.

Os toros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo pelo tel. (13) 3822-4144 e 3822-2865, e-mail acnbrgt@uol.com.br. Cada barquinho custa R$ 15,00.

(Aldo Shiguti)

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 01/11 (QUINTA-FEIRA)

Local: Cemitério da Saudade

9h – Culto Ecumênico no Monumento das Almas

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

18h30 – Wadaiko do Bunkyo de Registro

19h – Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai

19h30– Bon Odori

22h30– Matsuri Dance

 

DIA 02/11 (SEXTA-FEIRA)

Local: Próximo à ponte

9h – Culto da Seicho-No-Ie às Vítimas de Acidentes na BR 116

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

10h – Torneio de Sumô

16h30– Wadaiko do Bunkyo

17h -Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape

18h -Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados

19h – Tooro Nagashi (soltura dos barcos)

20h – Bon Odori

21h – Apresentação de Danças de Minyo Yamato-kai

21h20 – Matsuri Dance

21h30-Bon Odori

22h30– Encerramento com queima de fogos

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BENEFICENTE: Hibiki Family fará apresentação em pr... O grupo de artistas Hibiki Family, reconhecido no Japão pelas apresentações que mesclam os fundamentos da dança tradicional (ninhon buyo) com moviment...
HISTÓRIA: Diário de bordo é destaque da exposição ... Um diário de bordo de 1908 é a peça chave da exposição Ryo Mizuno, o homem que iniciou a imigração japonesa no Brasil e o seu diário de bordo do Kasat...
LITERATURA: Takayasu Taniguchi lança o livro “A Lu...   Chega ao Brasil no dia 1º de dezembro, o neto do fundador da Seicho-No-Ie, Takayasu Taniguchi para o lançamento do livro “A Luz Me Aguardava...
110 ANOS DA IMIGRAÇÃO: MAURÍCIO DE SOUSA VAI FAZER... O cartunista Mauricio de Sousa e o deputado federal Luiz Nishimori. Foto: facebook/nishimori O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da M...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *