TRADIÇÃO: Associação Inoshishi realiza 32º Encontro Anual

Uma tradição que já dura mais de três décadas foi mantida no último dia 28 com a realização do 32º Encontro dos Inoshishis (nascidos sob o signo do Javali). O evento aconteceu no salão social da Associação Miyagui Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e reuniu cerca de 60 pessoas. Antes dos discursos foi prestado um minuto de silêncio em homenagem aos inoshishis já falecidos. Estiveram presentes, entre outros, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto que, em seu discurso, afirmou sua felicidade de ter nascido sob o signo do Javali.

 

32º Encontro dos Inoshishis (nascidos sob o signo do Javali).. Foto: Jiro Mochizuki

 

Evento foi realizado no salão social da Associação Miyagui e reuniu cerca de 60 pessoas. Foto: Aldo Shiguti

 

Segundo ele, “pessoas que nascem sob o mesmo signo parecem ter a mesma personalidade” “E os nascidos sob o signo do Javali têm como características caminhar sempre em direção ao futuro e não desistir tão fácil de seus objetivos”, disse Shimomoto, que “conclamou os presentes a pensarem grande”.

 

Issao Nakamura comandou o brinde. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Quem pensa grande, faz grande; quem pensa pequeno, faz pequeno e quem não pensa nada não faz nada”, comentou o ex-deputado, que citou como exemplos de “pessoas ilustres” do signo do Javali o presidente da Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil, Akira Kawai – a quem Hatiro se referiu como “meu consultor para assuntos do Japão” – e o assessor parlamentar Oridio Shimizu – com quem o ex-deputado afirmou ter uma “ligação horinzontal”.

 

Convidados saboreiam o bufê. Foto: Aldo Shiguti

 

Apresentação da Diretoria com Muneki Tikasawa à frente. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Somos do mesmo kenjinkai, Wakayama, e também atuamos no Bunkyo. Então me sinto bem ser um Javali. Não fui eu que escolhi, mas meu destino já estava selado”, afirmou.

 

Fotógrafo Jiro Mochizuki também prestigiou o encontro. Foto: Aldo Shiguti

 

O comitê de recepção. Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o presidente da associação, Muneki Tikasawa destacou em seu discurso – feito em japonês – sua alegria e satisfação em realizar mais um encontro. Ele lembrou que, desde que a associação foi fundada, em 1983 pelo saudoso presidente do Banco América do Sul, Fujio Tachibana, o encontro só não foi realizado em duas ocasiões – em 1989, ano do falecimento do imperador da Era Showa, e em 1996, quando os guerrilheiros do grupo Sendero Luminoso invadiram a Embaixada Japonesa no Peru.

 

Apresentação dos novos inoshishis Felipe e Yoshiaki Umezaki. Foto: Jiro Mochizuki

 

Galo – Tikasawa lembrou ainda que 2016 não deixará saudades mas afirmou ter esperanças que este ano será mehor. “No ano passado o desentendimento nos campos político e econômico causou uma diminuição da produção por parte das empresas, que foram obrigadas a demitir e fechamos o ano com cerca de 12 milhões de desempregados. Este novo governo está tentando reaquecer o mercado e melhorias devem surgir. Aliado ao ano do Galo, que tem como características a determinação e a agilidade no raciocínio, esperamos que em 2017 todos tenham saúde para que possamos mudar essa situação”, explicou Tikawasa.

 

Entrega de mimos aos inoshishis mais idosos. Foto: Jiro Mochizuki

 

Durante a cerimônia houve entrega de mimos para os Inoshishis mais idosos (Yoshiaki Umezaki, Haruo Takano e Issao Nakamura). Também foram apresesentados os novos Inoshishis, Felipe, de Rio Claro e Yoshiaki Umezaki, além dos membros da diretoria.

 

Tikasawa e Orídio com Katsuichi e Mieko Morimoto. Foto: Jiro Mochizuki

 

A festa terminou com animadas rodadas de bingo.

 

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *